TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias e Recursos da Aula

Por:   •  1/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégias e Recursos da Aula

Professor, antes de iniciar as aulas sobre o tema, é necessária a leitura da obra para a realização das atividades.

ATIVIDADE 1

Antes de dar início à atividade, o professor, previamente, solicitará a alguns alunos que mostrem o “desenho número 1” que aparece na história. Eles deverão perguntar aos colegas da escola durante o intervalo/recreio/lanche: “O que é esse desenho?” e anotar as sugestões das pessoas. É importante anotar a idade dos entrevistados e também entrevistar pessoas adultas. O desenho número 1 é:

[pic 1]

O professor solicitará aos alunos, que fizeram a entrevista, que organizem os dados coletados para que se tenha um resultado a respeito das respostas dos alunos. Em seguida, com essas informações em mãos, o professor as apresentará aos alunos e promoverá uma discussão baseada no que o personagem da história fala sobre o desenho:

"Mostrei minha obra-prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo. Responderam-me: "Por que é que um chapéu faria medo?" Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jiboia digerindo um elefante. (...) Desenhei então o interior da jiboia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações".

O professor deverá comentar com os alunos a respeito dos resultados obtidos e a fala dos adultos. Para isso, ele poderá seguir as perguntas:

  1. De acordo com a  história lida, por que os adultos não conseguiam perceber que o desenho mostrava uma jiboia engolindo um elefante?
  2. Por que algumas das pessoas entrevistadas conseguiram compreender o desenho e outras não?
  3. Por que o desenho do garoto fez com que ele abandonasse seu sonho?
  4. Em sua opinião, mesmo abandonando seu sonho, o garoto que se tornou piloto deixou de sonhar?

ATIVIDADE 2

Para a realização desta atividade, o professor deverá ler para os alunos a biografia de Saint Exupery no seguinte enderço:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_de_Saint-Exup%C3%A9ry 

Eles deverão observar se existe algo da biografia do autor que se relaciona com a história do pequeno Príncipe. No caderno, eles deverão anotar fatos importantes da vida do autor. Depois disso, o professor sorteará alguns alunos para lerem o que escreveram sobre a vida de Saint Exupery.

ATIVIDADE 3

Para a realização dessa atividade, o professor deverá dividir a turma em 6 grupos:

o rei;

o contador;

o geógrafo;

a rosa;

o adulto solitário;  

a serpente

Cada grupo ficará responsável por fazer uma apresentação sobre um personagem e sua relação no texto com o pequeno Príncipe. Eles deverão utilizar trechos do texto e vão se apresentar por meio de teatro. Depois das apresentações dos alunos, o professor deverá fazer intervenções para enriquecer ainda mais a apresentação.

ATIVIDADE 4

Esta atividade trata da lição da raposa, que é uma das personagens mais importantes do livro. O professor deverá apresentar aos alunos o trecho do vídeo do filme:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com