TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO - MODELO FILME

Por:   •  13/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  7.592 Visualizações

Página 1 de 10

Aluno:

Disciplina: Estética e História da arte

Data: 03/04/2017

TÍTULO DO FILME

 

Os Grandes Artistas - Pós-impressionismo - Episódio 07 - Toulouse-lautrec (2006)

RESUMO DO FILME

 

         É um vídeo que fala sobre a vida de Lautrec o que ocorreu na sua infância sua deficiência em ambas pernas sua vida de alcool e mulheres.Começou a sua vida artistica cedo. Se tornou artistas reconhecido e famoso quando se mudou para Paris,reconhecido por fazer poster. Ao longo do vídeo ele faz análise de algumas pinturas.S tornou aluno de Bonapart.Teve inflencias de Van gogh e DEgas que se tornou um influenciador e exemplo maior

PRINCIPAIS ACHADOS E CONSTATAÇÕES

(Aspectos importantes apresentados no filme, inclusive citações diretas e indiretas)

Tempo

Informação

0:44

1:09

1:38

1:51

2:11

2:38

3:52

4:04

4:26

4:28

4:37

5:10

5:34

6:17

6:30

7:08

7:19

7:29

8:00

8:16

8:41

9:00

9:22

9:59

10:13

10:23

11:28

11:39

12:54

13:17

13:33

13:51

15:47

16:15

17:01

17:22

17:43

18:49

18:57

19:29

19:49

20:13

20:34

23:16

25:09

25:26

26:05

28:39

28:52

29:39

34:06

34:41

40:28

40:51

42:03

42:47

43:47

44:43

No final do Século XIX, o bairro de Montmartres, em Paris era um redominho de diversão e boa vida. Estava repleto de cafés, bares e cabarés como o lendário Moulin Rouge. Foi este mundo que inspirou um grande artista da época Henri Toulouse-Lautrec.

Toulouse-Lautrec adorava o estilo de vida hedonista de Montmartre. Toda noite, ele era visto bebendo nos bares. Mas este estilo de vida decadente encurtou uma vida. Já devastada pela tragédia. Quando  criança, suas pernas ficaram aleijadas, qaundo adulto, seu gosto pelo álcool levou ao vício, contribuindo para sua morte aos 36 anos.

Mas seus grandes feitos artísticos sobreviveram. Seus quadros e trabalhos gráficos hoje são reconhecidos, como obras de um mestre do Pós-impressionismo.

Toulouse-Lautrec foi o ilustrador da "Belle Époque". Suas litografias e gravuras registram um período em curso em Montmartre, no subúrbio de Paris o "demimonde" e a vida noturna de lá.

Ele foi importante na popularização do processo litográfico de gravuras portanto, a produção de pôsteres pelo processo litográfico que dava mais liberdade do que a disponível em métodos antigos e que, sob muitos aspectos permaneceu intacta até o presente.

Henri Toulouse-Lautrec nasceu na véspera do Natal de 1864 em Albi, no sudoeste da França. Os Toulouse-Lautrecs eram aristocratas antigos e Henri passou a juventude em uma das casas da família. Seu pai era o Conde Alphonse Toulouse-Lautrec um tipo excêntrico que adorava sair para cavalgar e caçar. O filho poderia ter desenvolvido gostos semelhantes mas quando Henri tinha 14 anos, sofreu um acidente que afetaria sua vida profundamente. Na casa de Albi, ele caiu no chão escorregadio e quebrou a perna direita. Um ano depois, fraturou gravemente a perna esquerda. Eram acidentes pequenos em si, mas o adolescente tinha ossos pouco desenvolvidos. As fraturas não curaram adequadamente e as consequências foram sérias.

Como tinha grandes problemas nas pernas um estilo de vida ao ar livre estava fora de questão, mas Lautrec havia mostrado sinais de sua verdadeira paixão antes do seu infortúnio.

Na família havia uma tradição artística. O pai e o avô eram desenhistas habilidosos e o jovem Henri havia aprendido a desenhar.

Lautrec cada vez mais se dedicava à sua arte.

Seu pai nomeou um amigo como seu tutor um homem que pintava temas equestres, René Princeteau.

Análise e Hitória de Alphonse Toulouse-Lautrec: Com este passado não surpreende que cavalos  apareçam neste quadro de Lautrec criado quando ele tinha 16 anos. Uma carruagem sendo conduzida. Embora falho tecnicamente, é um trabalho significativo, pois revela a paixão do jovem por um traço de composição que iria caracterizar suas obras-primas um forte sentido de movimento.

A maior parte das sas obras dedica-se à figura humana em movimento ou em repouso, mas figura humana.

É certo que ele conseguia mostrar seres humanos em repouso ou movimento de modo brilhante. Com certeza ele sabia captar o movimento

com suas dançarinas, e em seus quadros de cavalos, os jóqueis e cavaleiros.E ele fez isso principalmente com suas habilidades lineares muito energéticas.

1882: Foi para Paris para seu treinamento formal. Já era um retratista mais do que capaz.

Os artistas do final do Século XIX época dos pós-impressionistas como Toulouse-Lautrec se afastavam do treinamento formal da Academia. As obras dele se baseiam num conhecimento amplo e na compreensão da forma humana entendida através de um estudo acadêmico, pelo treinamento na arte. Isso é fundamental para ele. Dá força à sua obra, qualquer medida que ele use não fica desproporcional. É impossível.

Março de 1882: Se tornou aluno do pintor Léon Bonnat.

Ele estudou com afinco, primeiro com Bonnat, depois com Fernand Cormon outro pintor de cenas formais históricas.

Embora Lautrec não tivesse o mesmo entusiasmo de seu tutor pelo tema histórico, o tempo que ficou com ele beneficiou sua arte. Aqui ele aprendeu como disciplinar sua abordagem muito vívida a observar com cuidado e colocar isto no papel ao invés de caricaturar tudo.

Ele tinha tendência para a caricatura e isso mudou com seu treinamento em Paris e também no Atelier Cormon ele conheceu Van Gogh e Bernard.

No início de sua temporada em Paris e continuamente depois disso ele ficou muito impressionado com Degas e aprendeu muito com ele. Degas se tornou importante para Lautrec, pois o admirava ,sempre buscava aprovação de seu trabalho

Ele aprendeu de Degas técnicas advindas da pintura japonesa onde se usa muito a diagonal e espaços vazios e cor sólida cercada de contornos rigorosos.Também tomou isto de Bernard e Gaugin.

1886 retrato do jovem artista Émile Bernard: Este retrato também revela a influência de outro mestre impressionista pintado por Lautrec à maneira de Auguste Renoir.

Metade do século XIX: Para qualquer artista em Paris a margem esquerda do Sena era um imã para artistas de toda parte. Era um turbilhão de idéias criativas de compreensão visual, exposições específicas, completa, falta de formalidade, entusiasmo e acima de tudo liberdade de cor, forma e linha.

Em 1886: Lautrec foi apresentado a um dos Impressionistas um pintor holandês de 33 anos, no estúdio de Fernand Cormon. Seu nome era Vincent Van Gogh.

Em 1887: Mostra claramente como toulouse-Lautrec reagia ao pensamento artístico do colega pintor.

O que Toulouse-Lautrec gostava em Van Gogh era sua honestidade sua franqueza e seu tema do Café, basicamente. Talvez tenha tirado de Van Gogh o sombreamento que Van Gogh usava. Toulouse-Lautrec usou isto nas gravuras e nos quadros. E sua cor, até certo nível. A cor de Toulouse-Lautrec era bastante incomum. Amarelos ácidos e rosas, combinações estranhas que podem ter tido inspiração em Van Gogh. Mas a influência de Van Gogh sobre Lautrec foi fugaz. Os dois tinham personalidades diferentes eram artistas diferentes.

Em Paris ele descidiu viver e trabalhar e foi de onde ele tirou o tema principal: Montmartre.

Final do Século XIX: Montmartre era o local de um grande número de cabarés, boates, cafés e bares. Era a chamada "Belle Époque", a bela época tempo de prosperidade, diversão e tolerância. Esta sociedade inspirou a grande obra de Toulouse-Lautrec.

Em 1886: Toulouse-Lautrec se estabeleceu em Montmartre. Ele alugou um apartamento e estúdio no bairro e mergulhou na vida boêmia. Toda noite, ele frequentava os cabarés. Um deles era "Le Mirliton" cujo proprietário era o cantor Aristide Bruant.

 Nos anos de 1890: Bruant posou para grandes obras de Lautrec. Antes disso, ele ajudou o artista dando-lhe espaço no Mirliton para exibir seus primeiros quadros como profissional.

Na metade de 1880: o mais famoso desses estabelecimentos era o Moulin de la Galette local que já havia inspirado um grande quadro de Renoir.

Em 1889(análise de um quadro): Lautrec também adotou o tema. Mas é um quadro claramente diferente. A madura identidade artística do pintor estava se revelando. Em Moulin de la Galette temos um senso da objetividade e da leve distância que Toulouse-Lautrec, tinha de seu tema, como Degas. Do lado direito, na frente, há uma diagonal forte de espaço vazio e as pessoas são observadoras olhando as dançarinas do quadro. À esquerda delas, outro espaço vazio assim, somos duplamente afastados da ação. E as figuras que estão mais perto de nós não têm qualquer contato entre si. Elas parecem tristes, isoladas e isso é típico da obra posterior de Toulouse-Lautrec.

Para criar um quadro assim, o artista fazia esboços à noite, enquanto bebia. Depois pintava a tela no estúdio, durante o dia. Neste estágio, o estilo de vida de Lautrec não afetou sua prodigiosa capacidade de trabalho. Além de cenas da vida noturna de Montmartre ele também pintou uma maravilhosa série de retratos.

Em 1889: Pintou Ruiva com blusa branca.É uma imagem tocante um estudo da feminilidade e a beleza da modelo aumenta a qualidade emocional da obra.

Toulouse-Lautrec nunca se casou, e não conseguiu manter uma relação duradoura com ninguém.

Em 1889: Um caso apaixonado ocorreu entre Lautrec e Suzanne e pintou-a e se chama Mulher Bebendo ou A Manhã Seguinte, que mostra o entusiasmo do artista pelos desenhos em linhas. Um elemento linear mais forte caracterizou a obra de Lautrec a ponto de, em muitos quadros ele literalmente desenhar com o pincel.

A dimensão linear na obra de Lautrec é muito importante. É quase sua marca registrada. Ele era um desenhista extraordinário. Seu interesse foi despertado por ilustrações em preto e branco, e cedo ele aprendeu, a importância da linha, e a sua é vivaz e muito evocativa. O uso de contornos, a linha fluida. A fluida linha preta em muitos casos e uma linha sozinha, que não depende de nada. Ou uma área de cor que é quase uma linha ela flutua, é uma abordagem caligráfica mas linear. E é muito importante e se transpôs facilmente a técnicas de gravuras como litografia, que é como uma técnica livre de gravura com a qual é possível fazer essas linhas flutuantes.

Com 25 anos: era uma figura conhecida em Montmartre cliente regular de vários cabarés.

Em Abril de 1889: se tornou o mais famoso de todos o Moinho Vermelho, Moulin Rouge.

Em 1891: Moulin Rouge foi o lugar que também contribuiu para a fama do artista.

Em 1888: ele exibiu com os artistas de vanguarda de Bruxelas conhecidos como "Os Vinte". No ano seguinte, obras de Lautrec apareceram no chamado Salão dos Independentes. Nos círculos artísticos, seus quadros ficavam mais conhecidos mas sua maior fama não veio da pintura.

Em 1891: Foi feito um pôster litográfico  para promover o local que o artista tanto gostava e que o tornou famoso.

Análise: E ele mostra como a técnica dele era revolucionária onde ele simplificava seu tema e o deixava muito decorativo ao mesmo tempo.Na frente da Goulue há a forma de um homem uma silhueta cinza, do companheiro dela e isto, embora não seja o tema principal nos encaminha, porque atrás dele está a própria Goulue em seu vestido creme e calções dançando o cancã e é uma área muito clara em contraste com o cinza. As atitudes deles também contrastam. Ele está fumando um cigarro, ela está dançando o cancã. Atrás dela, silhuetas de pessoas observando-a. Na maioria, homens de cartola e algumas mulheres. Também há as luzes e ainda, os dizeres.A coisa toda são formas simples claramente delineadas em cor sólida.

No ano seguinte, ele criou esta imagem de William Warrener um amigo inglês do artista, divertindo-se no Moulin Rouge. Vemos de novo o forte manuseio da linha mas também um esquema de cor expandido, e uma técnica nova, cujos efeitos estão no vestido da moça. Espalhando tinta na pedra com uma escova de dente Lautrec conseguia produzir este efeito salpicado apenas um traço de seus revolucionários pôsteres.

No início da década de 1890:  "noite anterior" normalmente seria uma visita ao Moulin Rouge. Mas não pensemos que isto era inteiramente hedonista. Como vimos, os desenhos preparatórios de Lautrec costumavam ser feitos no local. A imagem final era criada durante o dia.

Em 1890: Este quadro Baile No Moulin Rouge é uma típica criação de Lautrec da época. Com uma imagem assim, podemos ver o artista como o documentarista visual da época.

Lautrec buscava captar o imediatismo do momento

No Moulin Rouge foi pintado no meio de um período muito produtivo na vida do artista.

Lautrec também produziu um grande número de quadros retratando os artistas de Montmartre que ele conhecia.

Lautrec viu uma exposição de gravuras japonesas em 1883 e começou a colecioná-las. Portanto, desde cedo elas o fascinavam. O que ele gostava particularmente nelas eram as superfícies de cor delineadas claramente em preto e o efeito decorativo que tinham. Também gostava do sentido de espaço dado pelas diagonais e estava ciente do ponto de vista escolhido cuidadosamente que apresentaria o tema de modo mais claro possível. E isto era algo que ele também usava normalmente, um ponto alto. Por exemplo, no Moulin Rouge onde temos uma visão do alto, olhando para baixo.

 Mudanças drasticas no Século XIX: Os métodos técnicos usados pelos artistas com a introdução de novos materiais. Foi o aparecimento de novas tintas e o fato de que o tubo de tinta foi inventado tornando possível comprar tintas já misturadas. Não era incomum os pintores acadêmicos usarem papelão, usavam essência de terebintina diluída.

Toulouse-Lautrec usava papelão para esboços mas também o usou em algumas obras. Pode haver outra razão para ele ter usado papelão que tem a mesma cor da pedra.

No início de 1899, o artista era uma sombra do que era. Agora, mal podia trabalhar.  Ele havia vivido como um agressivo bêbado sifilítico. Relatos de testemunhas descrevem como ele passava dias sozinho numa loja de vinhos, bebendo até cair.

Em fevereiro de 1899 foi atacado por aquilo que mais temem os alcoólicos: Delirium tremens. Por insistência da mãe foi imediatamente internado num sanatório e foi ali que os famosos desenhos do circo foram criados. Ele regrediu vários anos para um trabalho já feito sobre o circo e criou cerca de 40 quadros. Eram re-interpretações imaginativas de obras anteriores.

Em maio de 1899: Lautrec teve alta do hospital, pareceu estar recuperado.

No verão de 1899: Ele voltou a pintar produziu retrato vívido e alegre de uma inglesa em Le Havre. Infelizmente, não estava.

No verão de 1901:  Lautrec teve um ataque. Foi levado para a casa de sua mãe na costa, perto de Bordeaux. Por um tempo, pareceu se recuperar.

Toulouse-Lautrec morreu em 9 de setembro de 1901 aos 36 anos.

ANÁLISE CRÍTICA DO CONTEÚDO DO FILME

(Faz referência as citações, expondo as ideias do leitor, de forma crítica e objetiva. Podendo fazer referência a outros autores, saberes e citações.)

  Um grande artista,pena que se deixou levar pelas coisas como bebidas e muitas mulheres assim trazendo a sifilis. "porque um artista tão genial teve conscientemente uma vida tão autodestrutiva.Alguns chegaram a descrever sua vida como uma espécie de suicídio prolongado. Acho que ele previu seu fim e decidiu que viveria da maneira mais louca e rica que pudesse.".

  Lautrec teve ideias geniais ,mudanças e inovações de técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com