TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECONHECIMENTO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS.

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo relatar sobre o impacto ambiental e suas mudanças, pois trata-se de mudanças causadas pela atividade do ser humano, podendo trazer sérios prejuízos com a quebra no equilíbrio ecológico.

INTRODUÇÃO

Devido a ação humana ocorre essas alterações ao meio ambiente, em outras palavras o impacto ambiental pode ser definido como o efeito que o homem causa sobre o meio natural. Temos que entender que esses impactos se dividem em positivos e negativos, eles podem ser positivos, quando resultam em melhorias para o ambiente, ou negativos, quando essas alterações causam algum risco para o ser humano o termo impacto ambiental é mais utilizado em referência aos aspectos negativos das atividades humanas sobre a natureza. Isso ocorre em virtude do modelo de desenvolvimento da sociedade moderna, que se baseou na exploração intensiva dos recursos naturais do mundo, que são vistos como uma fonte inesgotável de matéria-prima e de energia para a produção dos mais diversos produtos.

Entre os principais pontos, destacam-se:

• Contaminação do ar, água, fauna e flora: As atividades humanas geram muitos resíduos, que se acumulam na natureza e causam a poluição e contaminação do ar, água, solo, fauna, flora e até mesmo do próprio homem.

• Redução da biodiversidade de plantas e animais: Com o desenvolvimento das atividades humanas, tem se tornado mais comum a substituição da vegetação nativa por construções humanas, sendo que as principais vegetações acabam substituídas por estradas, fazendas, indústrias e cidades, reduzindo, assim, o habitat de muitas espécies de animais e plantas. Com isso, muitas espécies já desapareceram ou correm risco de extinção caso sejam mantidas as formas atuais de apropriação da natureza.

• Alterações climáticas: O desenvolvimento da sociedade capitalista tem causado grandes alterações no clima mundial. Acredita-se que ele tenha contribuído para a intensificação do efeito estufa e aquecimento global do mundo, uma vez que os gases emitidos pelas indústrias e automóveis contribuem para a conservação do calor na atmosfera, aumentando assim, o efeito estufa, e, consequentemente, a temperatura no planeta Terra.

• Destruição da camada de ozônio: Os gases lançados na atmosfera, principalmente os CFCs, contribuem para a destruição da camada de ozônio, já que, como o gás ozônio é muito instável, a acumulação dos gases na atmosfera favorece a degradação de suas moléculas, que se ligam às moléculas dos gases poluidores, formando outras substâncias.

O impacto ambiental é uma consequência das nossas atitudes, e por esse motivo é necessário educar a sociedade para que possam ter atitudes responsáveis que causem menos

Impactos negativos no meio ambiente, resultando em uma melhora para todos.

RECONHECIMENTO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS.

A base de nossa conscientização tem que partir do ponto mais trabalhoso que é a etapa de identificação, pois as principais atividades em evidência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com