TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DO ARMAZÉM DA CENTRAL DO BRASIL

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

        HISTORICO DO ARMAZEM DA CENTRAL DO  BRASIL

       

Por volta de 1889 organizou se uma sociedade anônima com sede no rio

De janeiro para construir uma estrada de ferro ligando Montes Claros á Extrema, nas margens do rio São Francisco. A estrada de Ferro de Montes Claros.

       O concessionário de serviço, Tte. Cel. Cipriano de Medeiros lima , o ,ais importante fazendeiro do Norte de Minas, o Barão de Jequitaí, passou seus direitos  á referida sociedade.

        Imediatamente foram contratados os engenheiros para trabalhos de locação da estrada. A 09 de dezembro de 1890 a equipe de exploração , que havia começado os trabalhos em Extrema chega a Montes Claros e localiza a estação de Várzea, onde hoje fica Montes Claros Tênis( Praça de Esportes). Os engenheiros foram recebidos com festa. Com direito a fogos , banda de música , banquete e baile. No entanto a obra não teve prosseguimento. E tudo ficou perdido.

         Os trilhos da Central do Brasil vinham se  aproximando , mas a passo mais do que lento. Aconteceu em 1922 o ministério da viação foi ocupado por um norte-americano, o Dr. Francisco Sá, que sabia do nosso abandono e das nossas necessidades econômicas. Decidiu, então, trazer os trilhos até nós.

         Desde  a aproximação dos serviços de terre a cidade foi invadidas pelos “tarefeiros” e seus auxiliares regateando os Montesclarenses os bons tratos a esses possíveis benfeitores, para os quais improvisaram várias festas.

        A estação de  Bocaiúva ia ser inaugurada em 07 de julho de 1924 com a presença  do Ministério Francisco Sá e este prometeu visitar Montes Claros. A cidade se alvoroçou. Os jardins foram replantados, as ruas capinadas, as casas reformadas e repintadas. Enfim, a cidade inteira passou por um processo de embelezamento geral. Se  fez bonita para receber o seu grande benemérito.

        “E o ministro não faltou com sua palavra, no dia 08 de julho de 1924 entrava na cidade uma caravana de automóveis, guiados pelo belíssimo Packard Ministerial”(PAUL 1957).

       Nessa visita, ficou marcada para 1926 a chegada dos tão sonhados trilhos que, com toda a certeza, trariam o progresso para a região. E, de fato, a 1º de setembro de 1926 o Ministro estava  novamente na cidade . Só que, dessa vez, para inaugurar solenemente a estada de ferro e a estação  de passageiros e de cargas.

       O fato é que  a Estrada de ferro Central do brasil foi suma importância para a região , principalmente quando seus trilhos foram estendidos até Monte Azul onde, em conexão  com a Leste Brasileira , ia até Salvador. Ficou assim, o Norte de Minas ligado a ferrovia a grandes centros com Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

       Atualmente a centro Atlântica, que adquiriu a central de brasil, acabou com o transporte de passageiros, ficando apenas os trens cargueiros. O que foi uma pena pois, prestava um grande serviço a região.

                       

                        DESCRIÇÃO E ANALISE ARQUITETÔNICA

A edificação consiste em galpão de partido retangular alongado implantado entre o leito de trilhos e via pública de acesso. Apresenta sistema construtivo tem tijolos e interessante jogo de cobertura deita de telhas francesas. Esta, em ponto elevado, possui largo beiral e em acordo com o jogo das águas, três empenas emergem definindo  modulação da fachada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com