TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Mobilidade Urbana

Por:   •  25/8/2017  •  Artigo  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

  1. INTRODUÇÃO

À medida que a sociedade se desenvolve, aumenta o número de indivíduos dentro desta, que por sua vez, precisam de meios eficazes para se deslocar de um lugar para o outro. Este instituto é chamado de mobilidade urbana, que é, dentro dos grandes centros, tido como um importante desafio, que esbarram nas mais diversas problemáticas em âmbito nacional.

Entender a mobilidade urbana significa conhecer em quais condições a população se desloca em um determinado espaço geográfico, ou seja, saber como estes indivíduos se locomovem dentro dos limites de uma cidade. A terminologia mobilidade urbana é empregado para definir a forma com que tanto os veículos como os pedestres se locomovem, abrangendo assim, os transportes individuais e coletivos.

A pertinência de se debater a cerca da mobilidade urbana se justifica nas dificuldades encontradas, principalmente, pelas grandes cidades, as quais encontram, cada vez mais, dificuldades para desenvolver meios eficazes para evitar congestionamentos de meios de transportes e aglomerados de pedestres nas areias centrais dos espaços urbanos, além de se tratar de uma questão de cunho ambiental, tendo em vista que o excesso de veículos gera poluição.  

Assim, o presente estudo tem o objetivo de realizar um diagnóstico da mobilidade urbana coletiva no município de, com a finalidade de entender sua atual conjuntura. Para tanto é necessário identificar quais os meios utilizados para viabilizar a mobilidade urbana neste município, mostrar qual a contribuição do poder público para a eficácia da mobilidade urbana e verificar quais as maiores problemáticas para que haja sua efetividade.  

 Mesmo tendo características tão marcantes, o município de, até pouco tempo, não contava, apesar de uma tentativa frustrada de implantação, com um sistema de transporte coletivo. Dessa forma, seus munícipes tinham que realizar seus deslocamentos por meio de transportes particulares utilitários, táxi ou moto táxi, o que causava, além de onerosidade, a aglomeração e o congestionamento de veículos, principalmente no centro da cidade.

Atualmente, isso se dá de forma diversa, pois, o município conta com um sistema municipal de transporte coletivo, a qual, por meio de uma concessão, a empresa tal... viabiliza transporte para as mais diversas áreas geográficas municipais, o que facilita e muito a vida, quando se fala em mobilidade urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com