TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marcas e sinalização - Resumo até subtítulo "Marcas"

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 11

Livro: Marcas e sinalização

Práticas em design corporativo

Introdução

Práticas em design corporativo

O livro foi lançado com um propósito de ser referência para estudantes e jovens ainda em formação ou início da carreira. Os autores analisam de maneira breve e objetiva as dificuldades mais comuns dos iniciantes no mercado de trabalho.

O sonho do escritório próprio


O autor relata para quem inicia na profissão como é o começo da carreira, o sonho do próprio escritório, o dia-a-dia de um escritório de design e todos os processos e problemas que envolvem uma empresa desse gênero.

Para ele é necessário ter cautela quando os planos se iniciam e a certeza de que o profissional que vive por própria conta e risco, à custa de seu próprio talento, depende de muito empenho pessoal em pesquisa, estudos e observação de seus próprios erros e acertos para ter algum êxito.

Ele relata como cresceu esse ramo, a competitividade, a burocracia para se manter e a importância dos programas de softwares para apresentações aos clientes, que geram custos como reposições de computadores e atualização de programas originais.

Aprendendo a comer o boi aos bifes

Nesse trecho o autor relata que é necessário ter cautela, que as coisas são conquistadas aos poucos, que ninguém começa grande ou sabendo. Primeiro é necessário conhecer a dinâmica de um escritório, desde a relação com o cliente aos mais diversos trâmites de documentos fiscais, legais e de administração. Para ele é de grande valia ter trabalhado para terceiros, isso valerá como referência profissional.

Propostas bem feitas é a chave para um projeto bem sucedido. A questão dos honorários é complexa, o que você cobrou no primeiro trabalho certamente estabelecerá seu parâmetro de preços. É importante consolidar as relações com seus clientes, baseando- se no respeito mútuo e isso não inclui preços abaixo da média.

A administração do escritório no dia a dia

O dia a dia de um escritório de design não chega a ser monótono, mas está longe de ser encantador. Para o autor o uso da tecnologia agilizou o desempenho dos projetos, mas por outro lado as exigências das papeladas fiscais e operacionais aumentaram desmedidamente.

É de uma boa administração que depende o sucesso financeiro de um escritório de design nos dias de hoje. Isso dependerá de conhecimentos específicos de gestão empresarial, nem que precise contratar quem sabe fazer para uma assessoria.

A matéria prima mais cara e principal, é a hora do trabalho. O bom é que saibamos remunerar o máximo possível de horas trabalhadas, isto é, o valor de cada projeto deve ser estipulado com base nas horas de trabalhos que vai exigir para ser elaborado.

Além dos designers, o escritório tem despesas com pessoal de apoio à sua atividade principal, que são os administradores, contadores, secretárias, recepcionistas, office boys, copeiras entre outros auxiliares. Existem três outras categorias de despesas administrativas: custos operacionais, de infraestrutura e tributos.

Respeito profissional: o principal segredo administrativo

Nesse contexto o autor explica a importância de estabelecer uma política de absoluta transparência com os profissionais internos do seu escritório, que certamente serão pessoas sensíveis e talentosas, que precisam ser estimuladas a dar o seu melhor.

O melhor é que sejamos justos e imparciais nas decisões, e se necessário, justifique- se com toda a equipe, que saibamos reconhecer quando erramos.

Administrando egos: ou como fazer sua equipe vestir a camisa

O primeiro passo é fazer seus colaboradores se sentirem respeitados e valorizados, considerando-os parte da família. Uma equipe que trabalha durante muito tempo apoiada em uma relação de confiança e respeito mútuo alcança elevados índices de eficiência e produtividade.

O que fazer quando projetos escasseiam

A primeira providência é permanecer no mercado. Se necessário aceite projetos que antes da crise rejeitaria. Reavalie suas comunicações; atualize ou refaça seu portfólio ou desenvolva aquele site sempre adiado.

Princípios, compromissos e procedimentos

A Und Corporate Design foi fundada em 1978, e seus princípios e compromissos com seus clientes são mantidos conceitualmente inalterados até hoje. É necessário se preocupar em apresentar claramente ao público seus princípios de funcionamento, procedimentos ou condutas profissionais e compromissos com os clientes.

Todo escritório deve ter um conjunto de regras de pensamento e conduta profissional, que vai desempenhar a função de eixo central da empresa, e todos, especialmente os novatos é fundamental que não deixem de respeitá-la.

Para Lelé a onipotência empobrece as relações com os colegas, clientes e fornecedores e nos expõe ao risco de perder as referências e a humildade, é importante que quem apareça seja o produto do trabalho, não seus autores.

Uma consignação de humildade que Lelé transformou em lema permanente e recomenda aos jovens designers foi extraída da antiga inscrição latina: “sic transit gloria mundi” (as glórias terrenas são efêmeras).

Os princípios essenciais que podem identificar sua posição no mercado

  • Um escritório de design deve ter profissionais qualificados e motivados para desenvolver com liberdade seu potencial criativo individual.

Este princípio é básico para o exercício de nosso trabalho. Nesse princípio      fica claro a importância da participação ativa de todos profissionais, debate respeitoso, livre e inteligente para que surja um processo de avaliação e seleção das melhores idéias e propostas no desenvolvimento de um projeto, e não imposições que valorizam apenas as concepções da direção.

  • Respeitar a cultura das instituições, seu público e mercado e procurar atende- los com o máximo de eficiência, economia e, principalmente qualidade dos serviços, justificando os esforços de todos os profissionais envolvidos.

O projeto de identidade é um empreendimento que tem começo e meio, mas pode não ter fim, isso dependerá muito da postura do designer e de sua interação com a cultura do cliente, gerando uma maior fidelização de seus clientes.

  • Cada caso é único. Todo projeto deve envolver um processo de captação, análise e síntese das informações até a conceituação precisa dos seus objetivos.

Esse princípio tem como fundamento o respeito ás diferentes empresas e sua cultura. Cada empresa necessita de soluções únicas e exclusivas.

Os compromissos que podem fortalecer sua relação com clientes e fornecedores

  • Usar a inteligência, a criatividade e a técnica como instrumentos para atender as necessidades do cliente e não como um fim em si mesmo.

Parece óbvio, mas muitos profissionais cultivam a política de afirmar em primeiro lugar seus próprios valores e objetivos, deixando de considerar, em princípio, as necessidades e interesses do cliente. Isso pode ser drástico como solução tão esperados pelo cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (253.1 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com