TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Descritivo e Quantitativo de Obra

Por:   •  28/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.147 Palavras (13 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 13

Disciplina: Processos Construtivos II (2022.2)

Docente: André Valmir Saugo Ribeiro                                    

Discentes: Álvaro Jaziel Aragão Silva, Fabiana de Jesus Santos, Isla Costa Nunes e Livia Amasis Costa Assis

Data: 15/03/2023

MEMORIAL DESCRITIVO

RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        3

2- DESCRIÇÃO DE SERVIÇO - ALVENARIA ESTRUTURAL        3

3- QUANTITATIVO DE ALVENARIA ESTRUTURAL        6

4- DESCRIÇÃO DE SERVIÇO - INSTALAÇÃO ELÉTRICA        9

5- QUANTITATIVO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDRÁULICAS        12

6- REFERÊNCIAS        15

1- INTRODUÇÃO

O presente documento dedicou-se a realizar o memorial descritivo dos serviços de levantamento de alvenaria e instalações elétricas para o pavimento térreo de uma residência unifamiliar, além dos quantitativos referentes ao sistema de alvenaria estrutural, acabamentos exceto pintura, instalações elétricas e instalações hidráulicas. Trata-se de uma casa em condomínio no município de Feira de Santana-BA, a parte térrea possui 50m² e corresponde às áreas socias da construção, conforme a imagem 1 - sendo eles: sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, home theater e banheiro social.

[pic 1]

Imagem 1: Planta humanizada do pavimento térreo.

Fonte: Divulgação do condomínio Reserva Versatile, 2017.

2- DESCRIÇÃO DE SERVIÇO - ALVENARIA ESTRUTURAL

A premissa do projeto está na associação da alvenaria com o sistema estrutural, de modo que as paredes externas quanto as internas, serão levantadas blocos de concreto. As paredes serão erguidas a uma altura de 3 metros e, por ser alvenaria estrutural, dispensa o uso de pilares e vigas de concreto. Para tal, foram utilizadas as normas brasileiras NBR 16868-1 e 16868-2 de 2020, que estabelecem requisitos para a utilização, execução e controle de obras com a utilização de alvenaria estrutural.

Para este serviço costuma-se utilizar dimensões diferentes de blocos, como demonstra a Imagem 2, uma vez que o ato de quebrar blocos para completar as quinas compromete a função estrutural da alvenaria, faz-se uso dessa variedade de tamanhos pré-fabricados. Já para a argamassa, que no projeto em questão será considerada de 1cm de espessura, será utilizada uma mistura de cimento + cal + areia. Também serão utilizadas canaletas de concreto preenchidas com Graute - que é um microconcreto de alta resistência e, no projeto em em estudo optou-se pelo graute fluido autonivelante, a exemplo do Resigrout - para vergas, contravergas e baldrames, assim como acontece o preenchimento dos blocos estruturais. Antes da execução, deverão ser observados todos os procedimentos para o controle de qualidade dos blocos, devendo seguir integralmente a ABNT NBR 6136, para blocos vazados de concreto simples para alvenaria. É preciso certificar-se de que as faces dos blocos são planas, pois esse tipo de alvenaria dispensa o uso de reboco uma vez que o esquadro das paredes é garantido. As fiadas devem ser individualmente niveladas com a utilização do nível de bolha, prumo e esquadro.

A seguir serão descritos os tipos e dimensões dos blocos necessários, contendo largura x x altura x comprimento, respectivamente:  

[pic 2]

Imagem 2: Família de blocos de concreto.

Fonte: TAUIL, Carlos Alberto, 2010

O serviço deverá ser acompanhado por um mestre de obras, devido às especificidades da utilização de alvenaria estrutural. O mesmo terá que supervisionar a qualidade dos materiais, o andamento da obra e as instruções técnicas do projeto. Os blocos serão assentados por um pedreiro, tendo o auxílio de um servente para a confecção da argamassa, transporte e organização dos materiais.

As ferramentas necessárias para a execução do serviço são:

  • Prumo;
  • Colher de pedreiro;
  • Palheta espátula - 45 cm;
  • Carrinho de mão;
  • Pá;
  • Enxada;
  • Esquadro;
  • Nível de bolha.

A princípio, para o levantamento da alvenaria deve-se verificar se a locação, esquadro e nivelamento da base de assentamento, condiz com as especificadas pelo projeto. Após esse processo, haverá a execução das vigas baldrames, devendo ser semienterrada ao longo de todo perímetro da parede, conforme o projeto. Durante toda execução da parede, os blocos devem ser assentados e alinhados, de maneira a garantir o mínimo possível de ajustes.

Nos locais de aberturas para esquadrias, deve-se utilizar blocos tipo canaleta para verga e contra-verga, preenchidos com argamassa e apoiados até sua cura. Os blocos devem ser assentados com o uso da argamassa produzida no canteiro de obras e iniciada pelos cantos, assentando os blocos em amarração. A argamassa para assentamento deve ser colocada por meio da utilização da palheta espátula para preencher as laterais dos blocos e utilização da colher de pedreiro para preencher o meio dos blocos. Deve-se respeitar a espessura de 1 cm de massa entre cada bloco. Para o posicionamento dos blocos é preciso que a argamassa ainda esteja plástica e, em caso da necessidade de reacomodação do bloco, a argamassa deve ser removida completamente e o bloco deve ser assentado novamente.

Conforme o tipo de bloco escolhido (Tipo 1), existem dois tipos de amarrações a serem utilizadas, a do tipo L e a do tipo T. É importante ressaltar que a escolha do tipo direto de amarração se faz em relação à melhor distribuição das cargas verticais, e o aumento na rigidez.

Para amarração tipo L, deve-se utilizar o bloco Tipo 2, unindo o mesmo a um bloco Tipo 1, repetindo seu uso de forma alternada em cada fiada de bloco, como mostra a Imagem 3:

Amarração tipo L

[pic 3]

Imagem 3: Assentamento de blocos de concreto em amarração tipo L.

(Fonte: Informações e Dicas – Portal Blocos)

Para amarração tipo T deve-se utilizar, na primeira fiada, um bloco Tipo 2 entre dois blocos Tipo 1. Na fiada seguinte, utilizar o bloco Tipo 3 para amarração, repetindo esse padrão a cada fiada, como mostra a Imagem 4:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com