TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobilidade Publico x Privado – Cheios x Vazios

Por:   •  18/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Publico x Privado – Cheios x Vazios.

Ponderando os espaços, percebe-se que a área dispõe de poucas e deteriorados  espaços públicos, contendo apenas nas ruas, calçadas e praças - como a XV Novembro, Pereira de Oliveira, Tancredo Neves e na Avenida Hercílio Luz-  o canteiro central.

Como visto no mapa de mobilidade reafirmando que o centro é um espaço de passagem e não de permanência, por não possuir áreas airosas e de apreciação para horários fora do comercial.

São percebidos espaços públicos com caminho controlado como os equipamentos institucionais (escolas, centros médicos, espaços culturais e órgãos administrativos) em boa parte da área em análise.

Já edificações com uso particular, as vezes são fechados para si, com seus muros nos limites dos terrenos, deixando somente passeios públicos, cuja prevalência é de péssima condição e estreitos.

Nas relações de espaços privados com usos públicos encontramos porém em menor quantidade. Esta zona concentra centraliza grande parte da área comercial da cidade, apresentando ampla concentração de pessoas em horários comercial.

MAPA PUBLICO X PRIVADO                                 MAPA CHEIOS X VAZIOS

Uso do solo/Gabarito

Nota-se que com o mapa de cheios e vazios percebemos que o centro da cidade é densamente ocupado, onde os lotes em sua maioria são preenchidos até suas extremidade.

Podemos destacar que devido a ventilação existem questões de salubridade no local, onde seus ventos são canalizados pelas ruas, e insolação que não ocorre na maioria dos períodos do dia.

O formato das quadras se deu devido a forma de ocupação do local, consolidando-se rapidamente e deixando clara a falta de um plano diretor para a região.

O gabarito da área é  muito variável, na mesma quadra existem edifícios com um pavimento e com seis ou mais. (COLOCAR IMAGEM DE EDIFICIO COM SEIS OU MAIS PAVIMENTOS).

No geral, é composta com edifícios de dois e três pavimentos, em sua maioria históricos.

O paredão de edifícios altos na Avenida Hercilio Luz aparece em destaque em meio a esse skyline mais baixo onde o centro se consolidou.

A falta de um plano diretor vigente ocasionou  essa irregularidade que persiste até os dias de hoje.

COLOCAR MAPA USO DO SOLO                                         MAPA DO GABARITO

Vias e Fluxos

De acordo com o plano diretor as ruas são classificadas como coletoras e subcoletoras.

Os notáveis eixos  existentes seriam a Av. Mauro Ramos e Av. Paulo Fontes, as quais concentram maiores volumes de veículos.  A AV. Hercilio Luz  também é muito significativa para o fluxo da cidade e em uma questão histórica, porém  não exerce função a qual ela é classificada (Via coletora).

O que gera conflito na área é a sua forma de consolidação. Pois antigamente as ruas eram limitadas a determinados tipos de transporte, os quais foram evoluindo, e como consequência as ruas não se adequaram as necessidades atuais.

Causador de conflitos: grande número de sinaleiras e o fato de não existir recuo para parada dos ônibus nos pontos, e os polos de tráfegos parados por muito tempo nos horários de pico.

Como não existe uma priorização do pedestre esta fica clara nas travessias, pois o tempo para cruzar as ruas é curto e em alguns lugares não há faixas de pedestres.

MAPA DE VIAS E FLUXOS

Além de que, a capacidade das calçadas está em péssimas condições, não apresentando acessibilidade e dimensões necessárias. A movimentação dos pedestres pela área de intervenção é claramente identificada como área de passagem e não de permanência, pois exerce função de serviço e instituição. A chegada se da através de terminais de integração (CIDADE E TICEN) e então segue o fluxo principalmente pelas ruas Jerônimo Coelho, Conselheiro Mafra e Felipe Schmidt.

Toda a zona demarcada para interferência existe apenas uma ciclovia  -localizada na Av. Hercilio Luz- que no entanto não oferece uma continuidade, proporcionando a dificuldade na mobilidade dos seus usuários.

 O centro ressalta carência de condições que propiciem esse meio de transporte, pois é uma área, quase que exclusiva de pedestres,  e não teria problema em compartilhar calcadas com os dois usos devidamente sinalizados.

Rua Nunes Machado, Saldanha Marinho e também Praça Fernando Machado tem visual direto para o mar, apesar do aterro e de algumas barreiras visuais –como construções- identificam-se como pontos focais.

Outro fator de degradação central, são os grandes terrenos ocupados por estacionamentos, mais uma vez que reforçam a ideia do centro como local de passagem, -a maioria das pessoas chegam com seus automóveis e se locomovem para seus destinos a pé-.  Assim esses espaços se tornam completos vazios aos finais de semana.

Já a praça XV e as ruas Tiradentes e Victor Meirelles nos sábados acontecem eventos gastronômicos o que acaba gerando fluxo intenso de pedestres, e ocasiona o fechamento de muitos trechos para colocação de mesas e cadeiras, - um pequeno começo de contemplação a cidade-.

Existem muitas áreas nobres no centro da cidade, que são utilizadas como estacionamento.

Na Rua Tiradentes, João Pinto entre outras pequenas ruas existente no centro de Florianópolis, o pedestre tem que dividir seu espaço com automóveis, pois as calçadas são estreitas e nelas existem postes ou orelhões, onde tem que desviar seu percurso.

MOBILIDADE

Mapa de mobilidade

Nota-se nas praças e principais vias, -R. Felipe Schimdt, Av. Hercilio Luz e Av. Mauro Ramos- existe um maior número de postes de iluminação e elétrica/telefonia, lixeiras e bancos.

Equipamentos Urbanos os quais compõem a área:

  • Terminal Rodoviário Rita Maria
  • Terminal de Integração do Centro
  • Terminal Cidade
  • Instituto Estadual de Educação e Instituto Federal de Educação.

Rua Felipe Schimdt:  Por ser uma rua exclusiva para pedestres, apresenta um grande número de postes de iluminação –que muitas vezes atrapalham o percurso por estarem em locais impróprios e não seguirem uma continuidade-.  Ainda assim, nem todos estão em funcionamento, o que torna a rua menos atrativa para a passagem e mais perigosa.

Bancos de concreto no local, não exercem função efetiva,  estando em péssimo estado, oferecem ainda riscos para a população, pois a armadura já está aparente. Da mesma forma, os bancos de madeira e ombrelone, porém este local é utilizado pelos nativos senhores para jogos de xadrez e de cartas, no horário da manhã é possível passar por ali e avistá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (717.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com