TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobilidade Urbana Sustentável

Por:   •  5/4/2019  •  Artigo  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

UCS – UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL | ARQUITETURA E URBANISMO | SEMINÁRIO DE PESQUISA | ANDRÉ DE FARIAS | LEILANA FERREIRA

MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

RESUMO

Leilana Ferreira dos Santos[1]

     

O projeto em questão faz uma crítica ao modelo atual de Mobilidade Urbana, mostrando sua importância e suas falhas que prejudicam os cidadãos. Reflete a necessidade de conhecimentos específicos e adequados para solucionar o problema de Mobilidade Urbana, através de um modelo sustentável por meio de ajustes, alocação de recursos específicos e mudanças necessárias no Plano Diretor Municipal de modo a promover aos cidadãos acesso seguro e eficiente, aos espaços urbanos, o que como consequência direta terá melhoria da qualidade de vida da população.

Palavras-chave: Mobilidade Urbana.

PROBLEMA

De que maneira, podemos afirmar que o desenvolvimento de uma nova urbanização que apresente menos dependência ao transporte individual e contemple o transporte coletivo e os modos suaves contribuam para uma melhor qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente?

OBJETIVO

Compreender a necessidade de Mobilidade Urbana Sustentável, com o intuito de proporcionar melhorias na qualidade de vida dos cidadãos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Conceituar Mobilidade Urbana;
  2. Caracterizar o público alvo;
  3. Compreender o plano diretor;
  4. Sustentar por meio de dados a prioridade do transporte coletivo;
  5. Enfatizar a importância de ciclovias como modelo;
  6. Compreender a importância do planejamento urbano;
  7. Analisar a importância da implantação de serviços e equipamentos urbanos.

JUSTIFICATIVA

As questões relacionadas à Mobilidade Urbana têm efeitos na vida cotidiana da população implicando diretamente no desenvolvimento econômico e na garantia de igualdade para os cidadãos. O trânsito nos últimos anos vem causando maiores problemas para a população, o que pode apresentar pioras ainda maiores, caso não seja adotada alguma política eficiente para o planejamento urbano.

São perceptíveis as necessidades de mobilidade urbana sustentável, garantindo aos cidadãos acesso seguro, eficiente e confortável, o que como consequência direta terá melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Também é necessário lembrar os impactos negativos gerados pelo transporte urbano individual, tais como, poluição atmosférica, congestionamentos, acidentes, entre outros.

É fundamental termos uma visão de que é essencial à realização de um bom planejamento, com base nas necessidades do público alvo, tendo como objetivo evitar os tradicionais problemas de congestionamento, aquecimento global, degradação da qualidade do ar e comprometimento da qualidade de vida nas cidades.

Em um cenário de desenvolvimento social e econômico do país, com altas taxas de urbanização em locais sem uma infraestrutura adequada, escolas e emprego, e a retomada do crescimento econômico geram impacto no aumento expressivo da motorização individual (automóveis), isso ocorre devido à má qualidade do transporte público.                  

Quando não há um planejamento urbano e as cidades crescem, não existe uma preocupação de distribuição de infraestrutura básica, apresentando ausência de serviços e equipamentos públicos, assim, muitas vezes as pessoas precisam atravessar a cidade para, por exemplo, ir ao posto de saúde. Com isso se cria uma demanda muito alta de usuários do transporte público, que por não apresentar qualidade e tarifas caras, faz com que as pessoas optem pelo transporte individual.

Diante disso, o projeto justificasse por discutir e propor alterativas sustentáveis, pensando em melhorias na qualidade de vida das pessoas, dando prioridade ao transporte coletivo e aos modos suaves de transporte.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A mobilidade urbana é o modo criado para que as pessoas possam se locomover de um local para outro, atualmente em maior parte de nosso país os meios mais utilizados são os automóveis e o transporte público, ela deve se trabalhada em diferentes níveis, de acordo com as prioridades de cada região, para assim ter um melhor aproveitamento do uso do solo.

A mobilidade urbana sustentável deve ser uma das estratégias para o século XXI para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Tendo como premissa a adaptação do transporte público de modo a adequar o sistema de transportes à procura dos seus usuários, a fim de suprir suas reais necessidades com conforto e segurança.

A mobilidade urbana é algo essencial para o desenvolvimento de uma cidade, é de extrema importância que as cidades sejam planejadas de modo a pensar nos espaços para os pedestres e outros modos leves de deslocamento e não somente nos carros, para assim, as pessoas usufruírem da mobilidade urbana sustentável e não ficarem dependentes do veículo particular. Também é importante que seja oferecido um transporte público de qualidade, com conforto e segurança aos usuários.

De modo geral, as pessoas acabam consumindo muito de seu tempo no deslocamento de casa até o trabalho, isso ocorre pelo fato que próximo de suas residências não serem oferecidas facilidades básicas urbanas, devido ao mau planejamento urbano, ou até mesmo pelas ocupações irregulares, onde o planejamento urbano é inexistente. Com isso, essa parte da população fica dependente de algum meio de locomoção, muitos acabam optando pela utilização do automóvel particular, devido aos modos de descolamento público muitas vezes não estarem em condições favoráveis aos usuários, como por exemplo, ônibus superlotados ou em números insuficientes, calçadas em péssimas condições, inexistência de ciclovias, entre outros problemas.

A lei é o principal instrumento no planejamento da gestão pública, porém não será ela que efetivara o planejamento, fica a cargo de a lei estabelecer diretrizes. As diretrizes são normas norteadoras, que indicam o tipo de desenvolvimento para determinado projeto, buscando concretizar as políticas públicas.

A lei sempre precisa ser analisada sob os aspectos jurídicos de sua efetividade[2] e sob os aspectos práticos de sua concretização.

A União, mais uma vez, quer resolver a falta de políticas públicas e privadas adequadas à construção de uma mobilidade urbana sustentável, com uma simples lei, sem fazer o “dever de casa”. A denominada Lei Federal de Mobilidade Urbana tem como finalidade estabelecer normas gerais com vistas ao cumprimento do que dispõem o inciso XX, do art. 21, e o art. 182 da Constituição Federal de 1988.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (181.4 Kb)   docx (240.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com