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O CONTEXTO DE IMPLANTAÇÃO – RELAÇÃO COM O ENTORNO

Por:   •  20/12/2022  •  Resenha  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

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INTRODUÇÃO

Basílica de Santa Maria Maior ou Santa Maria Maggiore é uma basílica maior localizada em Roma na Itália, foi erguida pelo epíscopo Libério (352-66) atribuindo-se a ela o nome de Sancta Maria ad Nives, pelo fato de estar nevando no início das obras, restando a Sixto III (432 e 440), bispo de Roma, apenas a decoração interna e a inauguração da edificação. Construída após o Primeiro Concilio de Éfeso que proclamou Maria como ‘’Mãe de Deus’’, a igreja foi uma das primeiras dedicadas à Virgem Maria e atualmente a mais antiga. O edifício segue o estilo Paleo-cristão e apresenta a nave central originaria desde sua estruturação, mas apenas diversas reformas e reconstruções depois que fizeram a obra chegar ao que é hoje, sendo a última modificação no século XVIII.

CONTEXTO DE IMPLANTAÇÃO – RELAÇÃO COM O ENTORNO

Em relação a seu entorno o edifício religioso está inserida em uma área com outras igrejas importantes de Roma, na época recebendo muito prestigio e procura pelos fiéis.  Localizada em duas praças unidas e únicas chamadas de “Piazza dell’Esquilino” e “Piazza di Santa Maria Maggiore, apresentam um terreno plano por seu seu prolongamento com exceção da área da basílica onde há uma elevação para ressalta-lo como local sagrado. Outros elementos que se inserem próximos são a “Collonna della Pace” e o Obelisco Esquilino que apresentam um foco mais escultural, sendo a igreja o elemento que mais se destaca nesse contexto, devido principalmente ao campanário de 75m em sua fachada principal, considerado como o mais alto de Roma.

ESTRUTURA, MATERIAIS E ORGANIZAÇÃO

Analisando os aspectos arquitetônicos da obra, se observa que do mesmo período se resta a planta basílica de proporções nobres no estilo cristão primitivo, os antigos mosaicos paleo-cristãos presentes na nave e datados também do século V, além da presença de 27 pequenos painéis sobre as janelas da nave central. Fora desse período foram adicionados mosaicos da abside e fachada no período medieval (século XIII), colunas atenienses de mármore e granito com capiteis folheados em bronze, o piso da igreja do átrio, em estilo cosmatesco, chegando ao altar que é encontrado sob o dossel e a relíquia do Berço, isso tudo banhado pelo teto de caixotões em talha dourada.

Na estrutura atual do edifício, no seu exterior há as fachadas com cortina de lógias inseridas na ala à esquerda (sacristia) e outra à direita, além do já comentado campanário de estilo românico com revestimento policromado. Na parte interior do santuário está dividido em três naves e um átrio principal, apresentando um aspecto harmonioso. A nave direita divide-se em: capela paulina, altar em honra de Maria e capela de cesi. A nave esquerda é dividida em: Batistério, Capela do Relicário, Capela Sistina, Tabernáculo, Monumento ao Bispo Sisto V e Monumento ao Bispo Pio V. A nave central por sua vez é composta por: Alpendre, Nave Central, Arco do Triunfo, Túmulo do Cardeal
Gonzalo Rodríguez, abside, altar coberto, confessionário, monumento a Clemente Merlini e monumento ao Cardeal Favoritti.        

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