TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por:   •  3/5/2017  •  Monografia  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nome

 Junior Domingues de Castro

RA

 8483184924

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Pessoal e Profissional apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 4]

Para cada resposta elabore um texto de, no máximo, 15 linhas. Caso utilize alguma citação, lembre-se de especificar as fontes e de formatá-las segundo a ABNT.

  1. O que é escuta ativa?

É a habilidade do ouvinte em entender e absorver da melhor forma o que seu interlocutor está dizendo.

Para isso é necessário um modo de captar com mais sensibilidade e responsabilidade aquilo que o interlocutor tem a dizer.

Ser capaz de discernir os sentimentos, angústias etc.… de quem fala.

  1. Liste e explique quatro atitudes que devem ser empregadas para realizar uma escuta ativa.

1 – O foco no interlocutor: Ter atenção ao relato do interlocutor, mostrando interesse naquilo que ele tem a dizer.

2 – O estímulo ao interlocutor seguir com sua fala: Ao ouvir o que o interlocutor está a dizer, fazer perguntas breves para que o mesmo sinta-se estimulado, tais como: “Como foi?”, “Qual foi a reação?”, “Qual foi a resposta?”.

3 – Atenção as expressões corporais do interlocutor: Manter a atenção em seus gestos, movimentos faciais como sorriso, movimentos de mãos, pernas movimentando-se. Assim podemos tirar algumas conclusões. Isso trata-se de comunicação não verbal.

4 – Sensibilidade e sentimento ao escutar o interlocutor: Ter a sensibilidade ao ouvir, sendo capaz de se colocar na situação do ouvinte. Sempre passando um feedback do que está sendo tratado.

Elabore uma reflexão sobre essa situação-problema retirando dela três aspectos que mostram se houve a aplicação da escuta ativa. Justifique, usando os três aspectos escolhidos, porque houve ou porque não houve a escuta ativa, por meio de um texto de, no máximo, 30 linhas.

Esse texto mostra uma assunto que de tal forma se torna até recorrente em alguns ambientes de trabalho. Joana estava ansiosa para resolver o conflito que a incomodava, confito esse relacionado a seu colega de trabalho.

Paula, a coodernadora, mostra alguns aspectos de escuta ativa, tais como:

Deixar o interlocutor confortável no momento em que oferece uma poltrona para Júlia.

Está pronta a ouvir no momento em que Júlia começa deséjar palavras sem organização, não interrompeu Júlia em nenhum momento.

Deu feedback a Júlia, no mento em que balança sua cabeça em sinal de afirmação. Também pergunta para Julia se ela se sentia atendida, mostrando assim que estava pronta para resolver aquela situação.

Referências Bibliográficas

Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/biblioteca-virtual/pagina/normalizacao> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 26 set. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (342.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com