TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Museu da Arte Contemporânea

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.336 Palavras (10 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 10

ARQUITETOS

Ryue Nishizawa

Kazuyo Sejima

ENGENHEIRO ESTRUTURAL

Guy Nordenson Associates, Simpson Gumperts & Heger Inc.

ANO DE CONSTRUÇÃO

2002 – 2007  (01.12.2007) Inauguração

ALTURA

54 m

LARGURA

21.64m

COMPRIMENTO

34,33m

PISOS

8

ÁREA CONSTRUÍDA

5.450 m2

INTRODUÇÃO

O Novo Museu da Arte Contemporânea (New Museum of Contemporary Art), em Nova Iorque, foi reaberto em um edifício original de cubos retangulares projetados por arquitetos japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa , do escritório SANAA (Sejima and Nishizawa and Associates), em Manhattan. O museu, que é a única exposição de Nova Iorque dedicado exclusivamente à arte contemporânea, foi fundado em West Village em 1977 por Marcia Tucker com a missão de promover a nova arte e novas ideias. A inauguração do edifício coincidiu com o 30º aniversário da instituição. Reabriu as suas portas no bairro Bowery, a fim de permanecer um lugar de experimentação contínua, que é a pergunta do que é arte e o que é o papel dos museus no Século XXI.
Como uma
sobreposição de caixas de sapatos, o novo museu se junta a um setor da cidade de Nova Iorque que parece florescer novamente. O bairro Bowery foi recentemente um tanto isolado do crescimento e modernização, mas a abertura do novo museu tem concentrado a atenção. Os autores descreveram o edifício como “uma resposta à história e à personalidade forte tanto do Novo Museu como do lugar onde está instalado”, “ficamos um pouco chocados quando visitamos o lugar pela primeira vez, mas também impressionados pelo fato de um museu de arte contemporânea querer estar ali”. O custo de 50 milhões de dólares foi relativamente modesto para o novo prédio - de 60.000m² - que foi acomodado num terreno de 22m de frente por 34m de profundidade. A solução utilizada pelos arquitetos - 7 caixas distintas - proporcionou uma variedade de espaços internos abertos e fluidos, com diferentes alturas em cada andar e diferentes características, porém todos sem colunas. A primeira exposição, intitulada 'Unmonumental', estava formada por obras internacionais distribuídas nos três andares principais de galerias, iniciando com esculturas de 30 artistas diferentes de todo o mundo, em Dezembro de 2007 e aumentando durante cinco meses, com a adição de obras de colagens, som e arte também em espaço virtual na web. Esta exposição permaneceu no museu até Março de 2008.


SITUAÇÃO

O Novo Museu foi reaberto na rua Bowery nº 235, entre Stanton e Rivington, Lower Manhattan, Nova Iorque , Estados Unidos . Descuidado por muito tempo, o bairro Bowery sofreu uma remodelação recente. A equipe do museu decidiu mudar a obra de arte a partir de um espaço temporário em SOHO para o espaço de um antigo estacionamento neste bairro, já que a chegada do museu ajudaria a revitalizar a economia da região. Além disso, o novo museu tem agora duas vezes mais espaço do que antes.


CONCEITO

A arquiteta Sejima refere-se que o seu estudo quer conseguir estabelecer uma relação entre o edifício, o museu, o Bowery e New York City. A ideia é tornar-se tanto um espaço para abrigar a arte de hoje, que também serve como uma incubadora para novas idéias para artistas que são projetadas para o futuro. SANAA projetou o interior para ser chamativo, mas discreto, de modo que a arquitetura não sobrecarregasse, mas sim, completasse a arte. Além disso, os arquitetos optaram por expor as entranhas do edifício para se encaixar com o negócio do trabalho diário no Bowery.


PROJETO

A decisão de design serve, em parte, como uma resposta ao desenvolvimento corrigida da área. O lugar mede 21,64 metros de largura por 34,33 de comprimento e colocação das caixas para o norte, leste, sul e oeste do eixo central do edifício, SANAA pode preencher mais espaço sem estender a estrutura de perímetro. O deslocamento também permite a entrada de luz solar em cada nível. Painéis delicados e ajustáveis ​​evitam que a luz solar danifique as obras ou crie flashes. Estas entradas luz criam uma atmosfera diferente dos outros ambientes monolíticos, escuro e sem ventilação de muitos museus.


DESCRIÇÃO

A construção do Novo Museu é “elegante e urbano”, com 54 metros de altura, de grande simplicidade de formas, procura integrar-se no bairro tentando refletir a natureza comercial da Bowery, de acordo com os arquitetos Sejima e Nishizawa. Ao construir este edifício de sete andares, composto por sete cubos retangulares desconexos, os arquitetos quiseram brincar com a luz do dia, de modo que a estrutura, que parece monolítica do lado de fora, torna o interior dinamico. O edifício se assemelha a uma pilha de sete caixas, umas sobre as outras, equilibradas instavelmente. A decisão de projeto serve como uma resposta ao o desenvolvimento ajustado da área, uma vez que desta forma o prédio projetado por SANAA poderia ocupar mais espaço sem estender a estrutura de perímetro. Arquitetos Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa , desenharam os sete níveis deste edifício como um arranjo deslocado de caixas, cada uma movida para fora do centro desde o nível do solo. As caixas não se movem para trás em uma base consistente, como a construção Empire State , mas que faz isso mais como uma escultura irregular.


JANELAS

Ele tem janelas do chão ao teto no leste e sul, bem como terraços cobertos que cercam esses dois lados, e que também oferecem vistas panorâmicas sobre a cidade. As janelas do quinto andar emitem um poderoso faixo de luz, especialmente à noite, levando a vista da arquitetura. Mesmo sem essa banda, o olho pode gravitar para este edifício, que se destaca de seus arredores, devido aos edifícios de pequeno e médio porte que o rodeiam.


ESPAÇOS

Os visitantes entram no museu por um hall de entrada ao nível da rua, a 5 metros de altura, totalmente envidraçado. Esta membrana de vidro permite ver a totalidade das funções do Museu, criando um espaço de transição virtual entre a rua e as galerias. O vidro encerra parcialmente uma escada interior do lobby para o nível de porão. Uma tela de serpentina de metal separar a loja do museu do lobby. O museu contém 4 galerias públicas, num total de 1096 m2, um teatro de 182 lugares, uma loja, um café, uma sala de aula e um centro educacional. O edifício também contém um espaço para diferentes eventos no piso superior (186 metros quadrados).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com