TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO E SEUS ASPECTOS SUSTENTÁVEIS

Por:   •  24/9/2020  •  Resenha  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

O PROJETO E SEUS ASPECTOS SUSTENTÁVEIS

Melbourne, em busca de emissões zero, decidiu construir um edifício que seja exemplo para o mercado local. Exigiu-se então um prédio que dependesse apenas de sistemas de energia passiva, ou seja, sem recurso a sistemas elétricos ou mecânicos, isso tudo sem perder a qualidade construtiva de alto padrão.

Council House é um edifício administrativo, foi o primeiro do país a alcançara classificação mais alta possível, seis estrelas, no credenciamento ambiental Green Star da Austrália. Sua inovação tecnológica possibilita uma redução de consumo de eletricidade de 85% e de gás em 87%, sendo assim, em cerca de 5 a 10 anos os custos de construção já seriam supridos.

Foi pensado em ser um sistema holístico com os usuários, ou seja, compreender o prédio como um todo, em que suas partes dependem uma das outras.

A fachada oeste utiliza-se de elementos naturais e brises de madeira reciclada automáticos que se movem em relação ao percurso do sol durante o dia para que assim a eficiência da capitação da energia solar por células fotovoltaicas seja maior. Assim como o edifício possui janelas automáticas que mantém todos os andares e ambientes com 100% de ar fresco, fazendo a troca do ar a cada meia hora, sendo que algumas destas janelas se abrem a noite para fazer a chamada “limpeza noturna”, onde, por cerca de 4 horas durante a noite no verão, usa-se o ar frio para resfriar o concreto do teto, o que proporciona uma economia de energia de 20%.

É interessante também dar destaque as conhecidas “torres de chuveiro” localizadas em seu exterior, que puxa o ar a 17 metros acima do nível da rua fazendo com que gotículas de água evaporem e sejam armazenadas em tanques no subsolo. Dentro deste tanque equipamentos congelam esta água, e quando necessitam resfriar o ar do prédio, a descongelam e mandam para um sistema de painéis no teto de cada andar para que assim deixe o ar em uma temperatura adequada.

Todo esgoto gerado pelo prédio é tratado por um sistema também no subsolo e esta água reutilizada nos banheiros e nos sistemas de irrigação das paredes verdes.

Toda a cobertura do edifício é composta por placas solares que geram energia e aquecem a água utilizada por seus usuários, em conjunto com estes sistemas passivos, temos sistemas de cogeração, ou seja, eletricidade gerada a partir de gás natural, tal energia é limpa e fornece cerca de 10% da eletricidade do prédio. Juntamente com estes elementos, turbinas localizadas na fachada norte ajudam a evacuar o ar do prédio assim como geram parte da eletricidade.

ABORDAGEM TÉCNICA

[pic 1]

Na carta solar acima de Melbourne, percebe-se que a fachada de maior incidência solar seria a fachada Norte, durante o ano todo. Nesta fachada do prédio podemos perceber a criação de um jardim vertical que ajuda a diminuir a temperatura e traz conforto a parte interna do edifício. Parte desta fachada também é coberta pelos brises de madeira reciclada que se estendem por toda a fachada oeste, como dito anteriormente estes possuem células fotovoltaicas que permitem, a partir de um sistema automatizado, mover os brises de acordo com o percurso do sol, portanto, nesta fachada os raios de sol nunca atravessarão diretamente para a parte interna dos escritórios do prédio.

[pic 2]CASASOLARE

CURIOSIDADE PROJETUAL

- O CONFORTO DOS OCUPANTES EM PRIMEIRO LUGAR

Algo que sempre é esquecido na maioria dos prédios, é o conforto de seus usuários/ocupantes, devido a isso o CH2 possui dutos escondidos nas paredes da fachada norte que puxam o ar da cobertura e, sob o chão existem registros que expelem este ar puro a cerca de 21°C. O corpo do ocupante aquece este ar que sai através de ranhuras nos tetos de concreto que possui uma forma ondulada, por fim, as turbinas expelem o ar quente. Tal medida atinge diretamente a produtividade daqueles que ali trabalham já que exercem sua atividade em um ambiente agradável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (566 Kb)   docx (624.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com