TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sobre os Sentimentos da Iniciação

Por:   •  19/9/2022  •  Seminário  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE APRENDIZ MAÇOM

AUTOR: Ir∴ A∴ M∴ Douglas Augusto Lança – CIM26443 

TEMA: Sobre os Sentimentos da Iniciação.

De Profano, Candidato, Neófito a Irmão

Chegou o tão esperado dia a minha iniciação. Uma mistura de sentimentos inexplicáveis que na noite após a iniciação foi difícil encostar a cabeça no travesseiro diante das informações e situações por mim presenciadas (mesmo estando vendado). Dada a hora em que meu padrinho foi me buscar em minha casa, até a chegada no templo parecia bem distante; mesmo sabendo sua localização. Irei concentrar este relato nas principais situações que mais me chamaram a atenção. ou até mesmo me impressionaram.

Chegando ao templo fui levado a uma sala onde foi me retirado os metais, fui deixado nem nu nem vestido e pela primeira vez fui vendado; sei que a partir dali a privação de uns dos sentidos aguçaria os demais. Após descer alguns degraus uma espécie de subterrâneo onde foi me retirada venda pela primeira vez e me deparei com várias imagens e frases em um lugar a meia luz onde forçosamente entrei em uma espécie de autorreflexão sem que ninguém o pedisse. E as frases escritas nas paredes, as imagens, objetos, simbolismo quem compunham o ambiente que pra mim era incompreensível; que talvez mais a frente durante todo processo ou durante minha caminhada como maçom seria de alguma forma entendida.

Depois de cumprido a tarefa na Câmara das Reflexões novamente fui privado da visão. Retornei subindo as escadas onde ao final me puseram a esperar. Aquele que me conduzia levou-me a um ponto onde escutei batidas fortes em uma porta e depois de um breve diálogo entre pessoas e com aquele quem me levava senti que tinha transpassado pela porta. A partir dai vieram uma serie de situações descritas abaixo.

Lembro das palavras que foram ditas durante todo processo. Neste primeiro momento disseram me o que é a maçonaria, as indagações a mim, o porquê, o motivo, e se eu aceitava tais condições e se eu estava ciente de tudo aquilo que me foi explicado para ser recebido IRMÃO, bem como as provas a qual seria submetido, e o mais importante na crença de um ente maior o Grande Arquiteto Do Universo. Percebi que foram vozes diferentes de dois ou de três pessoas, não fazia sentido pra mim ter três pessoas dizendo coisas de um mesmo espectro: HUMILDADE, VIRTUDE, MORALIDADE, DISCRIÇÃO, FILANTROPIA e HONESTIDADE essa eram as bases de tudo que foi me dito neste primeiro momento. Disseram-me que aquelas escadas que desci eram na verdade a primeira viagem; a da TERRA, ou seja, a primeira delas, onde diante deste fato já me abre uma consciência de que ali era o princípio de tudo. Como no mito da caverna de Platão onde as pessoas estavam presas em uma caverna vendo sombras refletidas na parede aquelas primeiras viagem representava o eu homem, ser humano preso numa caverna não sabendo a existência de algo maior lá fora e que estava prestes a sair da caverna. Ou seja, um grande passo foi dado, pois mesmo vendado já não estava mais em Escuridão.

Sempre guiado por um IRMAO que me trouxe incólume das demais viagens. Caminhos tortuosos e difíceis, o barulho de tinir de espadas e trovoadas e sons de ventos fortes compunham os caminhos percorridos. Fui purificado pela água e pelo fogo elementos universais de fluidez, limpeza e aceitação!

Foi retirada a venda pela segunda vez para mim a visão mais chocante até agora, quando vi uma situação fúnebre, onde a lamúria fazia-se presente, uma voz poderosa dizia palavras que advertia sobre os riscos de fugir dos preceitos maçônicos, mas também dizendo que e encontraria refugio ao pedir para um IRMÃO. Sem duvida, acredito que pessoas chegando a tal ato podem sentir vontade de desistir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com