TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO LABORAL

Por:   •  18/10/2015  •  Monografia  •  3.404 Palavras (14 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 14

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 REVESTIMENTO CERÂMICO

        O revestimento cerâmico é um dos elementos que compõem o edifício, juntamente com a estrutura, as vedações verticais, demais revestimentos e os sistemas prediais da estrutura, da alvenaria, das instalações hidráulicas e elétricas, e outros subsistemas (Campante e Baía, 2003, p.15).

Para Medeiros e Sabbatini, (1999), trata-se de um conjunto monolítico de camadas aderidas à base (alvenaria ou estrutura), cuja camada exterior é constituída de placas cerâmicas, assentadas e rejuntadas com argamassa ou material adesivo. Conforme as condições de exposição, os revestimentos cerâmicos podem ser divididos basicamente em Revestimentos de uso externo ou interno e Revestimentos de uso em piso ou parede.

QUERO UMA BREVE DEFINIÇÃO OU CARACTERIZ\AÇÃO DESSES DOIS TIPOS DE REVESTIMENTO!

O REVESTIMENTO CERÂMICO POSSUI DIFRENTES FUNÇÕES COMO: proteger os elementos de vedação, regularizar a superfície dos elementos de vedação, proporcionar acabamento final aos revestimentos de pisos e paredes, auxiliar as vedações no cumprimento das suas funções de isolamento térmico e acústico, estanqueidade à água e aos gases, segurança contra o fogo, dentre outras (Campante e Baía, 2003, p.15).

Os revestimentos cerâmicos proporcionam o acabamento final de pisos e paredes, e estão associados com a aparência estética de uma obra. Por tanto, alguns itens assumem importância fundamental, tais como: harmonia entre materiais e suas características, qualidade da execução do revestimento, partido arquitetônico adotado e capacidade de manutenção da aparência original ao longo de sua vida útil (Campante e Baía, 2003, p.15).

EM APENAS DUAS FOLHAS OS MESMOS AUTORES FORAM CITADOS 4 VEZES!!! ISSO NÃO É PERMITIDO DENOTA UM crtl c + crtl v DO AUTOR CITADO E POBREZA DO REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO. COM CERTEZA EXISTEM OUTROS AUTORES QUE ESCREVERAM SOBRE PROPRIEDADES DO REVESTIMENTO CERÂMICO! OU MODIFIQUE OS PARÁGRAFOS ANTERIORES.

No que diz respeito às propriedades do revestimento cerâmico, Campante e Baía (2003) expõem que, para cumprir as funções e apresentar um desempenho adequado em face as condições de uso, são necessárias as seguintes propriedades:

a) aderência: capacidade de permanecer aderido à base;

b) resistência mecânica: capacidade do material em resistir às solicitações devidas ao uso, do ambiente e de outros subsistemas que compõem a edificação;

c) capacidade de absorver deformações: conseguir absorver as deformações causadas pelas tensões aplicadas nos outros subsistemas a que está aderido (alvenaria, estrutura, etc.);

d) isolamento térmico e acústico, estanqueidade à água e aos gases e segurança contra o fogo: apresentar características que proporcionem o isolamento, a estanqueidade e segurança contra o fogo.

e) características superficiais e de permeabilidade compatíveis com as condições de uso: tornar a superfície do piso antiderrapante ou impermeável, por exemplo;

f) durabilidade e eficiência: permanecer inalterado durante a vida útil do ambiente.

A conquista destas propriedades está ligada às características da placa cerâmica, o tipo de material utilizado na fixação da placa à base de aplicação, aos detalhes de projeto e ao procedimento de execução, desta forma, se faz necessário considerar todos esses aspectos na escolha e aplicação do revestimento cerâmico (Campante e Baía, 2003, p.15).

2.2 CARACTERIZAÇÃO DOS REVESTIMENTOS CERÂMICOS

(Caracterização são os procedimentos ou métodos utilizados que dão as características comuns a um determinado material, nesse caso, revestimentos cerâmicos) QUAIS SÃO ESSES PROCEDIMENTOS OU AS CARACTERÍSTICAS QUE ESSE, MATERIAL DEVE TER PARA SER CONSIDERADO UM REVESTIMENTO?

        A NBR 13.755/96 caracteriza este sistema de revestimento como: 

Conjunto de camadas superpostas e intimamente ligadas, constituído pela estrutura-suporte, alvenarias, camadas sucessivas de argamassas e revestimento final, cuja função é proteger a edificação da ação da chuva, umidade, agentes atmosféricos, desgaste mecânico oriundo da ação conjunta do vento e partículas sólidas, bem como dar acabamento estético.

Para Medeiros e Sabatini (1999), os revestimentos cerâmicos são constituídos em um subsistema da edificação que se apresenta em camadas. A camada mais externa é formada pelas placas cerâmicas e juntas. Sob as placas tem-se a camada de fixação, o substrato ou emboço, a camada de preparação da base, quando houver, e a base. A figura 1 mostra a posição dessas camadas e a base de alvenaria, a qual compõe um outro subsistema, constituindo a vedação nas edificações. A ESCRITA DO TEXTO NÃO ESTÁ EM CONCORDÂNCIA COM A IMAGEM COLOQUE-A NO PAINT E FAÇA INDICAÇÕES COMO: DAS CAMADAS QUE COMPOEM O SUBSISTEMA DO REVESTIMENTO CERÂMICO E OS DEMAIS TERMOS GRIFADOS ACIMA!!! 

Figura 1: Camadas do revestimento cerâmico de parede (Retirado de FIORITO, 1994, p.23) VER FORMATAÇÃO! 

QUANDO FIZER AS ADEQUAÇÕES COLOQUE “(Adaptado de FIORITO, 1994, p.23)”

[pic 1]

Falar sobre a camada de regularização!?pq?

Campante e Baía (2003), ressaltam que estas (QUAIS!??todas??) camadas devem comportar-se solidariamente, tal qual uma corrente, ou seja, se um dos componentes falhar (elo mais fraco da corrente), todo o conjunto pode ficar comprometido. As camadas base (estrutura de concreto/alvenaria) e substrato (emboço) não constituem o revestimento cerâmico, mas tem importância fundamental no desempenho deste subsistema. Desta forma é necessário que também sejam especificadas corretamente e executadas seguindo técnicas construtivas adequadas Campante e Baía (2003).

AS CAMADAS QUE CONSTITUEM O SUBSISTEMA DO REVESTIMENTO CERÂMICO SÃO a camada de fixação, as placas cerâmicas e as juntas, dentre as camadas (DENTRE OUTROS!?? NÃO! TODOS QUE FOREM CITADOS DEVEM SER APRESENTADOS. POR ISSO, SE CITOU MAIS ALGUM NAS PÁGINAS QUE SE SEGUEM CITE AQUI. E SE ESTÁ FALTANDO ALGUM, COLOQUE.) que constituem os revestimentos cerâmicos.

2.2.1 Camada de fixação

        É a camada (argamassa colante) responsável por unir e manter a fixação das placas cerâmicas ao emboço, devendo resistir as tensões de tração e cisalhamento que ocorrem nas interfaces emboço/argamassa colante e argamassa colante/ cerâmica. CADÊ A CITAÇÃO!?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (230.1 Kb)   docx (185.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com