TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Texto Analítico

Por:   •  21/11/2023  •  Resenha  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 4

Os olhos do observador talvez possa ser, aqui, nessa discussão, um artificio importante na tentativa de solucionar o processo de urbanização, reurbanização e ocupação das cidades. Esse observador que tratamos aqui e durante as aulas – baseados na leitura e em vídeos documentais – diz respeito sobre o morador, comerciante, usuário e ocupante da cidade. Trazendo, então, esse ícone para a discussão em torno da realidade urbana de Palmas, conseguimos notar o quanto a cidade deixa de adentrar à arquitetura e, também, sobrepõe todo o seu “planejamento” sobre as necessidades sociais dos civis.

Adentrar nas superquadras da nossa cidade é como viver diferentes experiências – já que várias foram entregues a diferentes arquitetos para planejá-las – que nos levam, quase sempre, ao mesmo resultado: passeios indiferentes à necessidade do usuário, casas fechadas e tomadas pela insegurança aumentando, também, o medo de quem transeunte pelas suas calçadas, comércio pouco abundante e, quase nunca, atendendo a necessidade dos moradores (já que, aqui, as superquadras miram pequenos distritos dentro de uma grande cidade), áreas públicas não usuais. Esse último, nos traz a tona o assunto tratado por Jane Jacobs em seu livro “Morte e Vida das grandes cidades” quando notamos que o processo de urbanização, planejamento urbano e reurbanização vivem à espreita de teorias impregnadas nos profissionais através de estudos absolutamente nada pragmáticos. Por que temos que ter um corredor em formato praça no meio de uma quadra – como conseguimos ver na quadra em que moramos (106 Norte) – sendo escuro, destratado e esquecido pelos governantes e que a população acerca não a utiliza, acha perigosa e “feia”? Por que não nos atentarmos para as necessidades dos moradores dessa quadra e reutilizar, revitalizar e reurbanizar esse espaço?

Mas não podemos parar por aqui. Uma quadra é apenas reflexo da cidade. E em Palmas, os arredores também são reflexo do seu formato urbano. Trata-se da periferizar nossa cidade e tratar os bairros afastados como o “subúrbio” ainda citado por Jacobs. Carregamos a falsa impressão de que lá é o modelo ideal do que NÃO se deve fazer na cidade e aprovamos os cuidados governamentais apenas como grande centro da cidade. Assim, como em outros países, o centro se desmantela em olhos assustadoramente focados em arquitetura de cabresto enquanto, o Aureny, por exemplo, esmiúça o convívio social da sua população trazendo para dentro do bairro aquilo que realmente importa para eles. Portanto, enxergamos que, algumas vezes, a socioespalicização das cidades, é um problema menor que tudo que a envolve em questões urbanas.

Com base nisso, trazendo a tona todo o viés que está ligando a criação desses bairros periféricos que se dá principalmente pela forma como a valorização do plano diretor encareceu para a compra de um terreno nesse plano, sendo assim, a única forma de se viver na cidade, muitos habitantes de mais vulneráveis, foram obrigados a residir nessas nova área. Então por conta política primeiramente governamental - Siqueira Campos o então governador - expulsa esses menos favorecidos do plano diretor, criando uma segregação, sendo assim, têm-se aquela região pensada para centros comercias e habitável apenas para aqueles que possuem posses.

Isso, por que como no documentário dos Irmãos Roberto e Ballet das Ruas, é refletido na nossa cidade. Tanto foi planejada que esqueceram-se que aqui habitariam vida, pessoas e diferentes culturas. A paisagem urbana de Palmas como um todo, não é mais capaz de adentrar as quadras e ruas internas de forma que sua urbanização leve seus moradores a vivencia-la. Grandes avenidas tecem a cidade de Norte a Sul e Leste a Oeste, mas atrás delas a população vive atrás de grandes muros em ruas pacatas das superquadras tendo pouco ou quase nenhum contato uns com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com