TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desafio ecológico das cidades

Por:   •  11/11/2016  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE AVANTIS, ARQUITETURA E URBANISMO

ACADEMICO: FELIPE FELIX BRESSIANI

PROFESSOR: LUDMILA CABIZUCA E VINICIUS PEREIRA

DISCIPLINA: PROJETO DE ARQUITETURA I

MEMORIAL CONCEITUAL

Este projeto trata de uma residência unifamiliar, situada em um terreno de 13x20 metros. Entre as normas de edificação encontramos uma taxa de ocupação máxima de 60% , índice de ocupação entre 0,2 e 1,5 e altura máxima de 10m. Sendo assim, optamos por elevar a construção, ocupando entorno de metade do terreno, criando espaço para receber amigos e também para o cachorro de grande porte dos proprietários.

A casa será feita predominantemente de madeira, contendo no primeiro andar uma sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavabo e garagem, enquanto, no segundo teremos um ateliê, estúdio, suíte (com rouparia e wc), e duas demi suítes.

Um dos principais conceitos foi aquele de aproveitar a localização do terreno, criando conexões com ambas as ruas. Deste modo, foram criados eixos de acesso, primeiramente passando pela garagem, e também outro interno que une vários espaços da casa.

Relacionando esta edificação com aquelas já existentes na redondeza, seguimos o padrão da altura, conseguindo assim reduzir ao mínimo a influência no skyline da região.

Com o decorrer do processo evolutivo, tivemos uma obra sempre mais limpa, com fachadas mais abertas, e integrações sempre maiores, melhorando o aproveitamento dos espaços.  Conseguimos deste modo situar todos os espaços em 2 pisos, diversamente de como tinha sido feito precedentemente. Podemos notar a valorização da cozinha, com a criação de uma louçaria, a relação com a horta, a colocação da churrasqueira internamente e a possibilidade de interagir com o espaço externo. Outra característica que agrega valor ao edifício esta na suíte do segundo pavimento, onde foi criado um espaço optimal para o casal.

Foi pré-determinado que a edificação deveria ser feita de madeira, material ecológico, resistente e particularmente belo. Todas as paredes estão obviamente alinhadas com o andar superior, conseguindo distribuir os pesos. Em várias fachadas encontramos grandes paredes vidradas, que reduzem o peso e garantem maior iluminação e ventilação.

Todos os vidros das fachadas serão lisos e transparentes, exceto nos banheiros onde serão opacos. Para desfrutar o máximo possível da madeira, teremos uma cor mais clara para o invólucro volumétrico, e invés nas fachadas, criaremos elementos decorativos de uma tonalidade mais escura, criando contemporaneamente contrastes e harmonia. Todas as esquadrias serão de alumínio branco, cor capaz de valorizar ainda mais a madeira.
Nossa escada terá degraus em balanço, usando o mesmo estilo do projeto “Malbaie VIII” do grupo de arquitetos MU Architecture.

Nas fachadas vidradas encontraremos venezianas de madeira, que combinam com a estrutura e fornecem maior conforto no uso quotidiano.

Caso seja aceito pelos clientes, diferenciaríamos a cozinha, ambiente que será muito utilizado em futuro, colocando em vez de uma bancada tradicional, uma sobreposição de lastros de madeira, como feito na obra de “Shoku louge”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (72.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com