TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O jogo teatral no contexto escolar

Por:   •  26/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

Título do Projeto:

O jogo teatral no contexto escolar

Entrega do Projeto:

10° semana

Nome do Aluno:

Priscila Maria Chaves Rabelo

RA:

1170912

O jogo teatral no contexto escolar

    A arte teatral é tão antiga quanto a humanidade (BERTHOLD,2002) e surge da necessidade do ser humano se expressar. Usualmente jogo teatral e um termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático, cenas, esboços, improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras. É um momento de espontaneidade que vai além das necessidades curriculares e que não exige do indivíduo nenhum pré-requisito, nenhum talento específico, basta apenas sua disposição e vontade de se lançar ao desconhecido.

    Jogos teatrais é a designação dos jogos improvisacionais desenvolvidos pela diretora teatral norte americana  Viola Spolin para fins de preparação de atores profissionais ou na utilização do ensino de teatro para iniciantes ou dentro da escola. Toda obra de Viola Spolin está editada no Brasil pela Editora Perspectiva com tradução de Ingrid Koudela. Segundo Viola esta estrutura teatral foi desenvolvida a partir de pressupostos aprendidos em suas experiências com Neva Boyd, no trabalho social com imigrantes na cidade de Chicago.

    Podemos constatar que jogos teatrais não são quaisquer jogos, são estruturas operacionais, que procuram sintetizar as convenções da interpretação teatral e suas técnicas dentro da forma de jogos. Cada jogo é construído a partir de um foco específico desenvolvido a partir de introduções que levam o jogador a desenvolver questões especificas da prática teatral e sua base é a experiência prática de grupo e do ator, onde são fiscalizadas as possíveis experiências que estão relacionados a vários de seus livros com as específicas instruções. Procura-se com os jogos teatrais, desenvolver uma forma de prática teatral que não esteja elaborada na mente do ator ou jogador. Seu método propõe que o teatro seja feito por qualquer pessoa que pode atuar e ter uma experiência criativa pelo teatro, afirmado que o teatro não tem nada a ver com o talento.

    Ao falarmos de jogos teatrais lembramos que esses deveriam ser obrigatórios nos currículos escolar, pois tem uma importância fundamental na educação, objetivando o crescimento pessoal e desenvolvimento cultural dos alunos, por meio do domínio da comunicação e do uso interativo da linguagem teatral numa perspectiva de improvisação ou ludicidade.

    A base dessa prática é a comunicação que emerge da espontaneidade das intenções entre sujeitos engajados na solução cênica de um problema de atuação. Submeter-se a uma experiência concreta de teatro implica disponibilizar-se para vivenciar os processos oferecidos pelas etapas de aprendizado teatral. São eles : a descoberta do próprio corpo; a descoberta e o experimento do seu potencial criativo;  a atuação como vivência de pensamentos, emoções e ações do outro e a exposição espetacular direcionada a uma plateia.    

As escolas que inserem os jogos teatrais em suas atividades faz com que seus alunos construam um crescimento cultural que vai além da sala de aula, por meio do discurso espontâneo da linguagem teatral, motivando e despertando uma aprendizagem prazerosa construindo o desejo de aprender. Os jogos teatrais pode colaborar para que os estudantes possam se relacionar melhor com os colegas e o meio onde vive, construam seu conhecimento brincando e descobrindo seus espaços, se tornem mais participantes e responsáveis nas atividades em sala, projetos e dinâmicas formando cidadãos que valorizem as experiências e saibam lidar com as diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com