TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JOGO TEATRAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  24/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

NOME DO CURSO

                   

Disciplina:  

 Teatro para Educadores

Tutor:            

 Inah Durao Cunha

RA:

1137539

Aluno(a):

 Vanessa Sampaio de Almeida Cabral

Turma:

Unidade:

Santa Cecilia

PROJETO DE PRATICA

 

O JOGO TEATRAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Os jogos teatrais são brincadeiras , jogos lúdicos e também a construção de cenas improvisadas de ação, narrativa e etc.,  porém com um foco ou objetivo dentro do universo escolar, com regras, orientações, instruções  e avaliação.

Os jogos teatrais tem uma metodologia fácil de ser ensinada e de ser aprendida, pode ser praticada em qualquer espaço, não possui exigências técnicas e não precisa ter talento, basta querer e ter dedicação.

A diretora norte-americana Viola Spolin é considerada uma das responsáveis pelo teatro improvisacional, na década de 30, trabalhando com Teatro Comunitário em Chicago trabalhava com crianças e desenvolveu um guia de atuação para quem quisesse se expressar no teatro.

Alem desse livro ela elaborou um material possuindo diversos jogos teatrais para professores sem experiência em teatro incluírem os jogos teatrais nas escolas, que focam na individualidade , criatividade, adaptando e focando o conceito de jogo para destravar a capacidade e auto-expressão criativa dos alunos.

A maioria dos jogos e' altamente social e propõe um problema que deve ser solucionado -um ponto objetivo com o qual cada individuo se envolve e interage na busca de atingi-lo. Muitas habilidades aprendidas por meio do jogo são sociais. (SPOLIN,2010).

Os jogos possibilitam aos alunos obterem um desenvolvimento total de linguagem corporal, escrita , fala, pensamentos, sentimentos , ter uma imaginação dramática, estabelecer relações entre suas idéias , se reconhecer, ser critico ,criativo, se capacitar alem de ajudar  na convivência com outros indivíduos e com o mundo.

O jogos teatrais ampliam o modo de pensar, sentir e agir do individuo auxiliando também  no desenvolvimento e na formação escolar por trabalharem regras, acordos e sociabilizarão, o trabalho em grupo e da construção de um imaginário que subverte a ordem das coisas e que abre espaço para a realidade ficcional, em que os participantes agem e reagem ao tempo presente e diante de suas ações.

Os jogos e o teatro são ferramentas educativa necessária para processo de formação e desenvolvimento integral do aluno, essa pratica pedagógica pode ser subjetiva e terapêutica do fracasso escolar.

Para trabalhar o desenvolvimento de raciocínio, rapidez habilidade oratória, sugeria para que cada aluno trouxesse um objeto de casa que não seja muito

grande e colocaria em um saco grande e pediria para que os alunos colocassem os objetos no saco.

Em seguida pediria para que os alunos fizessem uma roda em volta do saco e assim iniciar uma narrativa que todos deverão ouvir atentos, em um certo momento irei parar a narrativa e escolher um aluno, que terá que ir ate o meio da roda e sem olhar para dentro do saco ira retirar um objeto de dentro e dar continuidade na minha narrativa introduzindo o nome daquele objeto, assim que der a ordem para outro aluno ele devera retirar outro objeto da mesma forma que o primeiro aluno fez e dar continuidade a narrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (888.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com