TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SÉTIMO SENTIDO NA SELEÇÃO DE PESSOAS

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO PAULA SOUZA – UNIDADE DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – CETEC

ETEC Dª Escolástica Rosa – ext. E. E. Prof.ª Zulmira Campos

Curso Técnico em Administração

Adriano Oliveira dos Santos

Adelaide Pereira

Alex Abreu dos Santos

Meiry Aparecida Xavier

O SÉTIMO SENTIDO NA SELEÇÃO DE PESSOAS

Santos

2017


Adriano Oliveira dos Santos

Adelaide Pereira

Alex Abreu dos Santos

Meiry Aparecida Xavier

O SÉTIMO SENTIDO NA SELEÇÃO DE PESSOAS

Trabalho apresentado à ETEC Dª Escolástica Rosa – Ext. E.E.Profª Zulmira Campos, como exigência para a complementação de nota do componente curricular: Gestão da Cadeia de Abastecimento do curso de Técnico em Administração.

                                                             Santos

2017

RESUMO

Com a grande procura das pessoas para ingressar no mercado de trabalho e com falta de qualificação dos mesmos, muitas empresas durante a seleção de pessoas priorizam na maioria das vezes, as “competências”, "habilidades" e "valores", onde muitos não valorizam a essência humana.

Em algumas organizações há uma busca em contratar ou buscar somente talentos, o que impedem de visualizar se esse futuro colaborador saberá compartilhar de forma harmoniosa seus conhecimentos e experiências com a equipe.

Os cursos, aprimoramentos, especializações são fundamentais para o desenvolvimento comum de uma empresa, porém o bom gestor deve ver as necessidades do colaborador, sentir a satisfação do colaborador ao exercer sua função, perceber quais são os pontos que deverão ser modificados para aumentar a produtividade, garantindo a sobrevivência da organização e proporcionando a satisfação mútua entre os mesmos.

Entretanto, como se mede ou consegue avaliar a essência humana de um candidato?

Em algumas entrevistas, muitos candidatos revelam somente suas qualidades a fim de não deixar transparecer o seu verdadeiro EU- a sua essência, onde cabe ao entrevistador observar com clareza os candidatos, demonstrando interesse por eles e  suas histórias, colocando em prática sua intuição, percepção, felling, observando a leitura corporal de cada um, não se deixando envolver ou impressionar por preconceitos, mas deixar um clima confiante no processo seletivo e para o futuro da organização e do novo colaborador.

Palavras-Chave: Recursos Humanos, Feeling, Seleção, Gestão de Pessoas, Relacionamento.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        O SÉTIMO SENTIDO, A ESSÊNCIA HUMANA E A LEITURA CORPORAL        6

3.        VER, SENTIR, PERCEBER ∕ EMPATIA        7

4.        RELACIONAMENTO INTERPESSOAL        7

4.1.        Os pontos negativos e positivos no relacionamento interpessoal        8

5.        DE, POR E PARA        9

6.        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, as empresas estão passando por problemas na seleção de pessoal, porque o mercado está cada vez mais competitivo e aumentando o número de demissões por questões interpessoal. Muitos funcionários competentes com currículos invejáveis e grandes formações acadêmicas, não consegue dar seguimentos na organização, devido à dificuldade no relacionamento interpessoal com a hierarquia, colaboradores, fornecedores e clientes, comprometendo a produtividade e também pode afetar até a imagem da empresa.

Por isso, as empresas preocupam-se com a seleção de pessoas. Ao mesmo tempo que a organização necessita de pessoas com competência técnica e uma sólida formação acadêmica, também possuam a indispensável habilidade de interagir com harmonia e produtividade com os demais. Com as alterações sofridas no departamento de recursos humanos, o meio organizacional também passou por transformações, sendo uma delas a comunicação interna.

A comunicação é essencial e fundamental nas relações humanas, bem como para as negociações, as informações, as tomadas de decisões, ou seja, independentemente dos segmentos. Surgiram tipos de comunicação no intuito de aperfeiçoar o fluxo de conhecimentos e utilizar a estrutura organizacional. Esse fluxo é serve para conhecer melhor a relação de poder dentro da organização.

A maneira de se comunicar entre as pessoas em um grupo de trabalho é determinada pela forma como as diferenças são tratadas. Por exemplo: se houver no grupo respeito pela opinião do outro, se a ideia de cada um for ouvida, se os sentimentos puderem ser manifestados, então a comunicação entre as pessoas tende a ser diferente daquela onde não existe troca de informações. Para Chiavenato (2006), a comunicação constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social.

No entanto os profissionais de seleção de pessoal são levados a contratar talentos, sem a preocupação de aferir aqueles aspectos comportamentais para saber se esses profissionais saberão compartilhar pacificamente seus conhecimentos e experiência com a equipe. Nesses processos seletivos falam mais alto, os diplomas do que a essência humana e como consequência, os conflitos começam a aparecer.


         Por isso, pretende-se neste seminário, expor a importância do Sétimo sentido na Seleção de Pessoas.[pic 1]

  1. O SÉTIMO SENTIDO, A ESSÊNCIA HUMANA E A LEITURA CORPORAL

        Na seleção de pessoas, onde a oferta de profissionais supera a quantidade de vagas nas empresas, o entrevistador não deve ficar atento somente às regras e etiquetas utilizadas na entrevista.

        Para não ter um julgamento precipitado e obter a “melhor escolha, ele terá que utilizar alguns os critérios e métodos que poderão auxiliar na identificação do candidato que mais se ajusta às demandas da função que desempenhará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (228.3 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com