TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

Por:   •  14/2/2017  •  Artigo  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

POLO: POLO: CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

2ª SÉRIE

NOME COMPLETO: JÔNATAS ALVES GUIMARÃES

RA: 2701103553

PROINTER II – RELÁTORIO FINAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

TUTOR(A) A DISTANCIA: AMADO LEITE

GOIÂNIA / GO

2016.2

JÔNATAS ALVES GUIMARÃES

PROINTER II – RELÁTORIO FINAL

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) NA EMPRESA SUPERMERCADO COUTO

Trabalho desenvolvido para o curso de GESTÃO FINANCEIRA disciplinas norteadoras: Direito Empresarial, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Relatório Final - Pointer II.

Orientador (a): Tutor(a) a distância AMADO LEITE.

GOIÂNIA - GO

2016.2

RESUMO


Esse projeto tem por objetivo implantar um sistema de gestão ambiental (SGA) criando uma proposta de melhoria no Supermercado Couto. Temos o objetivo de demonstrar que as empresas que implantaram um SGA obtiveram redução de consumo de água e energia elétrica; minimização de perdas de matéria prima; encaminharam menores volumes de efluentes líquidos para tratamento; baixaram seus custos financeiros e ambientais; substituíram ou eliminaram o uso de substâncias tóxicas e substituíram as tecnologias fim de tubo por medidas preventivas. Diante deste cenário escolhemos para a implantação e elaboração do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) no Supermercado Couto, retratando o serviço prestado.  Demonstraremos que as empresas que implantaram um SGA obtiveram minimização de perdas de matéria prima; encaminharam menores volumes de efluentes líquidos para tratamento; baixaram seus custos financeiros e ambientais; substituíram ou eliminaram o uso de substâncias tóxicas e substituíram as tecnologias fim de tubo por medidas preventivas.

Palavras Chave: Implantação, Gestão ambiental, Supermercado Couto.

  1. INTRODUÇÃO

Esse projeto tem por objetivo implantar um sistema de gestão ambiental (SGA) na empresa de ramo alimenticio, Supermercado Couto, visando obter informações a respeito do consumo de energia elétrica, insumos e atividades comumente realizadas dentro e fora da empresa, entre outras atividades que possam afetar diretamente o meio ambiente, a fimde criar uma proposta de melhoria.

Sabendo-se que leva algum tempo para agilizar esse processo, pois a empresa terá que disponibilizar de verbas, adequar seus funcionários, e até mesmo seus clientes neste novo processo.

O meio ambiente da empresa é constituído por diversas formas de relacionamento, considerando as disciplinas gerenciais, as técnicas e o processo de produção junto às instalações e ao meio interno e externo, incluindo-se também a relação entre mercado, cliente, fornecedores, comunidade e consumidor.

Neste sentido, o gerenciamento ambiental não pode separar e nem ignorar o conceito de ambiente empresarial em seus objetivos, pois o desenvolvimento deste conceito possibilita melhores resultados nas relações internas e externas, com melhorias na produtividade, na qualidade e nos negócios.

Nesta segunda etapa do Prointer II, será para aplicar o Sistema Gestão Ambiental nos principais setores e serviços da empresa.

  1. REFERÊNCIAL TEÒRICO

Após o levantamento dos dados realizado no Relatório Parcial do Prointer II, chegamos a seguintes informações.

2.1 APRESENTAÇÃO DO ALVO DO PROJETO

2.1.2 – Descrição do cliente:


        A população estão à procura de preços baixo e um bom abiente saudavel de aprendizagem, alem de exigirem que os responsavel  estejam enquadrados dentro da ISO. Isso exige que nós responsavel tomemos medidas imediatas para enquadrarmos nos novos padrões requeridos.


2.1.2 – Serviço e produto:


Oferecimento de produtos alimenticos e produtos de limpeza


2.1.3 - Alvo do projeto:

Principais alvos para implantação do projeto:


[pic 3]

3. CONTEXTUALIZAÇÃO

3.1 – Ameaças:


        O principal fator é a desmotivação de seus funcionários, salários baixos, desprovidos de benefícios, faltam de incentivo financeiro para capacitação e aprimoramento dos mesmos.

O que ajudaria ainda mais o supermercado, e investir em seus funcionários que já possui conhecimento na empresa, dar oportunidade de crescimento aos mesmos, ao invés de tentar novas contratações frustrantes gerando rotatividade de empregados dentro da empresa.

Para atender os objetivos e metas estabelecidas pelo SGA do empreendimento foram realizados programas de gerenciamento Ambiental.


3.2- Oportunidades: 


        Com o nome ja e consolidado na região, o
Supermercado Couto tem como expandir em novos estados, adquirindo qualidade no mercado;

A empresa está dentro das conformidades do ISO 9001, seus materiais e gandulas tem  selo de qualidade. Alem de suas marcas conhecidaa.


4. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Um dos maiores problemas detectados é a falta de informação do consumidor. Por muitas vezes a compra de produtos ecológicos não é realizada por não haver conhecimento quanto aos diferenciais dos impactos de certos itens na natureza. A campanha passa por dois estágios: a conscientização por parte do consumidor e a valorização da marca que está em uma causa da maior importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (245.6 Kb)   docx (91.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com