TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM EDIFICAÇÃO SITUADA À RUA BARROSO Nº 664 EM TERESINA – PI

Por:   •  17/8/2017  •  Artigo  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO CAMILLO FILHO – ICF

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA: TÉCNICAS RETROSPECTIVAS II

Prof.ª: CLAUDIANA CRUS DOS ANJOS

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM EDIFICAÇÃO SITUADA À RUA BARROSO Nº 664 EM TERESINA – PI

ANGELA TAYNARA

JOSÉ LUCAS

RAYANNE COSTA

Teresina

2015

ANGELA TAYNARA

JOSÉ LUCAS

RAYANNE COSTA

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM EDIFICAÇÃO SITUADA À RUA BARROSO Nº 664 EM TERESINA – PI

Trabalho realizado como requisito para obtenção de nota da disciplina Técnicas Retrospectivas II do Curso de Arquitetura e Urbanismo no Instituto Camillo Filho.

Profª: Claudiana Cruz dos Anjos

Teresina

2015

ANÁLISE DO PREDIO

As paredes da edificação são maciças, de alvenaria de adobe e consideradas estruturais e além de compor a vedação, suportando as cargas da construção. Todas as paredes internas e externas, são revestidas por argamassa, emassadas e pintadas, com ressalto que nas paredes externas possuem uma textura. As extremidades inferiores das paredes não possuem rodapé.

O piso, foi informado, que houve a substituição do mesmo em parte. No pavimento térreo a entrada, algumas salas permaneceram o piso original cerâmico retangular na cor vinho. Já na sala de reunião, na circulação, no escritório e no bainheiro do piso térreo o piso original cerâmico na cor vinho foram substituídos pelo piso cerâmico 40cm x 40cm na cor branca.

O piso do prédio é em sua maioria cerâmico, entretanto a casa possui o piso intertravado hexagonal na cozinha e os espelhos da escada é de mármore. No pavimento superior todos os ambientes – exceto o banheiro e a varanda – possuem o piso taco de madeira. A varanda possui o mesmo piso cerâmico retangular na cor vinho com as medidas de ____x ___ cm.

Os ambientes não possuem forro apenas a laje com vigas invertidas expostas. A cobertura todo com sistema de madeiramento e telhas cerâmicas colônias, possuindo ainda um beiral, de aproximadamente 0,50m. Em relação às esquadrias são todas originais, sendo assim, as janelas de madeira (com venezianas) e vidro, e as portas de madeira na cor branca. Todas as esquadrias se encontram em bom estado de conservação, exceto algumas janelas que possuem fungos e sujeiras no vidro e a porta da cozinha que está danificada (com fissuras). Os peitoris são preenchidos pela madeira das próprias janelas.

        No banheiro do pavimento superior colocaram gesso acartonado para fazer a sua divisão. A bancada do mesmo é de granito. Diferentemente da bancada da cozinha que é de aço inox e as prateleiras de concreto.

  1. - MAPA DE DANOS

Na edificação pode-se observar que, apesar de ser antiga, possui alguns  danos e patologias. Onde esses poucos danos foram causados por umidade ou por uso de material não apropriado. Em suas fachadas percebem-se manchas por umidade, pequenas fissuras, reboco no muro com cimento, paredes externas pichadas e a implantação de caixas de ar-condicionado. As manchas de umidade é devido ao rompimento de um cano que recebe água da calha do telhadoo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com