TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimônio Cultural em Crato (CE)

Por:   •  9/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

PATRIMÔNIO CULTURAL EM CRATO (CE) 

Haziel Pereira Lobo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

haziel--@hotmail.com

RESUMO

O presente trabalho tem como objeto de estudo as matérias-primas utilizadas no artesanato da cidade do Crato (CE), e que se enquadra como Patrimônio Cultural. A investigação faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso do autor, que se utilizou de fontes primárias (fotografias) e secundárias (acervo bibliográfico) para tratar da falta de incentivo das produções artísticas no município relatadas em entrevistas feitas com os artesãos.

PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio; Artesanato; Matérias-Primas;

1 INTRODUÇÃO

O Crato é uma cidade de aproximadamente 130 mil habitantes, segundo dados do IBGE/2017, e se encontra inserido na Região do Cariri, no sul do estado do Ceará, possui uma forte tradição de produções artísticas que vem passando por um processo de desvalorização, Figura 1. Neste trabalho foram levantadas matérias-primas que compõe a produção artesanal da cidade, por meio de visitas aos locais de trabalho de artesãos que residem na localidade para conhecer mais sobre as vivências e dificuldades da profissão.

                                                   

Figura 1: Localização do Crato

[pic 2][pic 3]

Fonte: LOBO, 2018

O Patrimônio Cultural representa os bens materiais e imateriais que traduzem a vivência e a produção de uma sociedade, assim como os ecossistemas que compõe o ambiente natural (LOBO apud GHIRARDELLO; SPISSO, 2008).

O artesanato enquadra-se como um patrimônio cultural imaterial e constitui a produção de objetos feitos por meio de matéria-prima natural de forma manual. Em geral, a produção artesanal é feita em pequenas oficinas, no ambiente residencial do artesão, e são tradições que podem ser passadas de forma geracional.

A finalidade desse trabalho é divulgar as atividades realizadas pelos artesãos na cidade e mostrar as dificuldades que esses profissionais têm em se manter na Região do Cariri.

2 METODOLOGIA

Para alcançar o objetivo proposto, partiu-se de uma metodologia composta pelas seguintes etapas:

Etapa 01: levantamento em campo

 Esta etapa consistiu em visitas feitas ao ambiente de trabalho dos artesãos da cidade, e à Associação Cratense de Artesãos, onde foram aplicados questionários para que se pudesse conhecer melhor as dificuldades da profissão, o artesanato produzido, assim como as matérias-primas citadas por esses profissionais.

Etapa 02: sistematização das informações

Esta etapa consiste nas análises das informações coletadas e avaliação dos relatos citados pelos entrevistados.

3 DESCRIÇÕES, RESULTADOS PARCIAS OU ESPERADOS, INTERPRETAÇÕES...

A partir da visita feita aos artesãos no Crato/CE, os entrevistados destacaram que é importante a implementação de um espaço destinado a realização de trabalhos artísticos como forma de incentivo às atividades realizadas. A Associação relatou que as matérias-primas mais usadas na cidade para a confecção dos produtos são: Têxtil e o Couro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (474.1 Kb)   docx (462.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com