TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo Mendes Mube

Por:   •  2/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 6

                                                     [pic 1]

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

Paulo Mendes da Rocha

Museu brasileiro de escultura

MuBE

Renan Mazuchelli Fernandes                41226666        

Turma A11

São Paulo

2015

PARTIDO ARQUITETONICO

Paulo Mendes evidencia o papel do museu na importância da divulgação da arte e do conhecimento, um agente de suma importância no caráter cultural e de grande importância para a criatividade humana. E um novo caráter da museologia, como novas formas capazes de promover o conhecimento na organização do espaço habitado e das cidades como eminentemente didáticos. A instituição que promoveu a construção do museu, que seria o museu da escultura e da ecologia, ciou uma importante questão a ser tratada: a integração da ecologia com a escultura. Resolver essa problemática demandou uma ótica da relação da escultura e o espaço urbano na gênese do que seria o jardim no Brasil colonial. Portanto captar a relação da natureza e o espaço urbano foi essencial, pois o espaço deveria aparecer como um belo jardim. Desde o princípio, essas condicionantes resultaram numa forma arquitetônica capaz de adequar essas ideias.  

O recinto fica na esquina da Rua Alemanha com a Rua Europa, importantes eixos na cidade de São Paulo e como vizinho está o Museu do Som. Como parâmetros básicos e primordiais antes de se tomar uma decisão projetual. Com a ideia de manter um jardim nesta área, considerando o desnível de um metro ao longo da Rua Europa e dois metros e meio na Rua Alemanha, que resultam em três metros e meio. O conceito foi que na Rua Europa criara-se uma praça em nível.

Como um museu de escultura exigiria um enorme acervo, a intenção foi que o museu fosse capaz de gerir a escultórica na cidade de São Paulo. Portanto, seria um museu muito mais de exposições. A escultura ao ar livre, assim como destina-se um jardim, apresenta maior caráter urbano. Além de esculturas menores em espaço interno. A esta altura o museu, que encontra-se 70% no subsolo em relação a Rua Europa. A qualidade fundamental é orientar a implantação desse museu, sendo nítido para definir o local do museu. Marcar questões de escala e definir eixos de circulação da cidade.[pic 2]

A “pedra no céu”, como anuncia Paulo Mendes, foi colocada de maneira perpendicular, como uma forma de acentuar esses eixos fundamentais das vias de acesso. Recompondo o eixo da Rua Alemanha. Com uma construção extremamente singela, dá a dimensão de escala ao permitir permeabilidade visual com seu grande vão. Recobre duas praças, sendo a de cota inferior uma escadaria como uma arquibancada. Então são três patamares (esplanada nivelada em relação a Rua Europa, cota inferior e a cota de acesso principal pela Rua Alemanha. O monólito ou “pedra no céu”, interage, então, em três escalas com o transeunte. Como o museu está todo enterrado, a problemática da impermeabilização fora resolvida com um piso falso de um metro acima da estrutura. A lógica estrutural organiza-se com três pilares que comportam-se também como muro de arrimo e estão espaçadas em 18 metros. Sofrem contra flechas para o escoamento das forças e das águas.

Esse parque, que destina-se a exposição de esculturas, na parte de iluminação tem um problema muito sério. Embutida na laje do monólito, há diversificados e específicos modelos de iluminação. Além, o jardim, que é uma questão essencial no projeto, fora estudado com a equipe de Burle Marx, que fora conduzido de modo que o jardim não competisse com as esculturas apresentadas.

PARTIDO ESTRUTURAL

Mario Franco, responsável pelo cálculo estrutura, salienta a pejorativa distinção que normalmente adota-se perante arquiteto e engenheiro, um suposto antagonismo. O arquiteto como ser que cria obras elevadas, de grande arrojo, enquanto o engenheiro civil de mentalidade mais estreita, de pensamento linear conecta-se mais a tecnologia cortando as asas do arquiteto que intencionava em alçar voo. Remontando a história das construções essa distinção é recente e só apresentou-se quando as áreas foram subdivididas devido a percepção crescente complexidade executiva e teórica. Hoje são vários profissionais que operam como um corpo para executar um projeto.

Mario diz que quando Paulo chegou com a ideia de colocar uma pedra no céu, remontou à Galileu Galilei, que constatou que se houvesse uma figura humana em forma de gigante, seus ossos deveriam ser escalonados. Isso só seria possível caso sua estrutura fosse mais reforçada e/ou que os materiais fossem mais leves. Portanto, a pedra de Paulo deveria ser executada com muita perícia para que de fato a realidade não viesse a ruir.

Uma sessão transversal celular com paredes delgadas, como as aves: resistentes porém leves. O material deveria ser, também, diferenciado: concreto FCK 350 e o aço CP 190, capazes de uma resistência muito mais elevadas em relação aos materiais comumente utilizados em obras em concreto armado. Portanto, estrutura alveolar e materiais mais resistentes associados a técnica da protensão, que evitaria a flecha e o consequente rompimento da estrutura. Como ao longo dos anos a tendência natural da estrutura é deformar-se, executou-se uma contra flecha de 15cm. [pic 3]

Com diversas etapas de dimensionamento, o projeto é constantemente revisado, sempre buscando a leveza e resistência da estrutura. Por fim, chegou-se a viga caixão em concreto armado protendido. Sustentado por dois pilares, o ponto mais curto (cota da Rua Europa), apresenta quatro pontos fixos, enquanto o outro apresenta quatro pontos móveis. Como haveria também a problemática da, além da vertical, deformação horizontal, fora deixado um vão de 20cm para que macacos erguessem a grande viga para que a manutenção e substituição do neoprene. A impermeabilização teve de ser executada de tal modo que haja uma proteção principalmente das ferragens da estrutura, que por sempre exercer esforços, não pode ser danificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (70.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com