TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASA BUTANTÃ - RESIDÊNCIA PAULO MENDES DA ROCHA

Por:   •  23/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

ARQUITETO

Paulo Mendes da Rocha (Vitória, ES, 1928) obteve o título de arquiteto urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, São Paulo, cidade na qual tem desenvolvido sua carreira. No início da década de 60, é invitado por João Batista Vilanova Artigas para ser seu assistente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), ambos apontavam seus pontos de vistas sociais e humanistas, influenciando gerações e gerações de arquitetos e artistas.

Entre os prêmios mais recentes que recebeu cabe destacar: Prêmio pela Trajetória Profissional na I Bienal Ibero-Americana de Arquitetura (Madri,1998), Prêmio do Ministério da Cultura Brasileiro (1998), I Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana por seu Museu Brasileiro da Escultura de São Paulo (1999) e o II Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana pela Pinacoteca do Estado de São Paulo (2000). Em 2006 recebeu o Prêmio Pritzker, de Hyatt Foundation.

RESIDÊNCIA PAULO MENDES DA ROCHA

Voltada para a praça Monteiro Lobato, a casa saudada como “a nova planta do habitat moderno” projetada pelo arquiteto para a sua própria residência sofre com a ausência do antagonismo de um cliente, apresentando assim uma formulação intransigente a sua obra.

Estruturada em um lote de esquina com 760m2, a residência é uma caixa de concreto sobre quatro pilotis, criando uma área livre com 250m2, com utilidade para abrigos de carro, dependências de empregada e a escada que liga-se ao andar principal. Todo o programa da casa se desenvolve no pavimento superior, com suas funções colocadas na faixa central, como a cozinha e os dormitórios dotados de banheiros sem janelas, mas com iluminação zenital, e o espaçamento ao redor dessas aplicabilidades é dotado de duas varandas com seu mobiliário em concreto, tal acomodação elimina corredores que separam as funções íntimas, sociais e de serviço.

Tanto sua fachada quanto a parte posterior são dotadas de duas faixas contínuas envidraçadas e protegidas por largos beirais e suas laterais compostas por duas grandes empenas cegas foram sobrepostas ao volume inferior e apoiadas lajes de cobertura.

REFERÊNCIAS

https://paulomendesdarocha.wordpress.com/perfil/ (ACESSO 17/10/2016)

http://estilo.uol.com.br/casa-e-decoracao/projetos/projetada-por-mendes-da-rocha-casa-dos-anos-60-foi-laboratorio-modernista.htm (ACESSO 17/10/2016)

PISANI, Daniele. Paulo Mendes da Rocha – Obra Completa. São Paulo: São Paulo, 2013.

ACAYABA, Marlene Milan – Residências em São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com