TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo Mendes da Rocha

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.226 Palavras (13 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Diêgo Silva               Bruno Lima               Fernando Moraes              Kalrwillian Antunes            Fernando Ávila            Pablo Alves

         

Paulo Mendes da Rocha

Pesquisa solicitada como requisito de avaliação do 3° Semestre/N1, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP/ANHANGUERA, Com o intuito de Avaliar o Conteúdo Ministrado. Sob Orientação do Professor Alex Maymone da Silva.

“Eu acho que a questão fundamental da arquitetura é resolver problemas.

 Portanto, se você quiser dizer assim, que qualidade a arquitetura deve ter, imprescindível, se tivesse que dizer uma só qualidade, eu acho que ela deve ser “oportuna”.

[pic 2] Estamos em cima desse planetinha, girando perdidos no universo. Agora, ninguém discute mais isso”.

Resumo

Na pesada e conturbada malha da cidade de São Paulo, a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha constitui contraponto de confiança no projeto arquitetônico para a construção e Reorganização do espaço urbano. Tendo surgido a partir do final dos anos 50, adota uma postura. Concisa e crítica face às questões problematizadas no início do movimento moderno no país. Solidarizando-se com a vertente que seguiu Vilanova Antigas, resume as questões de ordens. Sociais, tecnológicas e econômicas, através de uma ideologia que vincula politicamente, arquitetura e cidade. O objetivo deste trabalho é uma análise da obra de Paulo Mendes da Rocha, baseada na premissa de que introduz, com habilidade, notória originalidade formal a tais questões utilitárias. Uma produção precisa e constante, que abre mais um caminho de interpretação da arquitetura Brasileira.

                           

 Introdução

[pic 3]A tônica na obra de Mendes da Rocha é sua capacidade de enxergar no espaço urbano que a graça de uma cidade está justamente no fato de ela existir antes de ser construída. “Ela nasce do desejo dos homens de estarem juntos”, diz o arquiteto.

 Seu traço define o artista que ele e suas estruturas mostram seu valor, essa posição a característica humanista, sua obra modifica a paisagem e o espaço, procurando atender tanto às necessidades sociais quanto estéticas do homem. Um grande senso de responsabilidade para com os usuários de seus projetos e com a sociedade em geral baliza suas realizações nas mais variadas frentes, da residência individual ao edifício de apartamento, da capela a estádios esportivos, parques infantis, museus de arte e praças públicas. Produz trabalhos reveladores de uma permanente busca de harmonia entre a arquitetura e a natureza enquanto forças congruentes.

Paulo Archias Mendes da Rocha, nascido em Vitória (ES) a 25 de outubro de 1928, costuma dizer que foi criado vendo a engenhosidade do mundo. Ouvia em casa que poderia fazer um porto e até um navio. O avô, Francisco Mendes da Rocha, dirigiu o serviço de navegação do Rio São Francisco, conhecido como. O pai, grande engenheiro, tornou-se um respeitado professor de Naval e Recursos Hídricos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Em suas próprias palavras, “a primeira e primordial arquitetura é a geografia”. Paulo Mendes da Rocha é especial. Arquiteto-cidadão brilhante, ele luta por um mundo melhor. Sua obra é reconhecida internacionalmente e não é de hoje que lhe são conferidos prêmios importantes, como o Grande Prêmio ‘residência da República na VI Bienal de São Paulo’ em 1961, e o prêmio Mies Van der Rohe de Arquitetura, em Barcelona no ano 2000. Mendes da Rocha enche o País de orgulho, assim como todos os arquitetos brasileiros, que se sentem representados por ele.

Resistência ao desastre


Durante parte da ditadura militar brasileira (1964-1985), Mendes da Rocha foi impedido com Artigas de fazer e ensinar arquitetura. Era professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Seria depois reintegrado. Mas só no início na década seguinte, a sua presença foi celebrada. Numa famosa entrevista, publicada na revista
Caramelo, criada pelos estudantes da FAU em 1990, caracterizou assim o novo Brasil, que entrava num processo de democratização: “Trata-se de ter consciência do momento em que vivemos. É um momento de transformações na vida do homem, e a expressão que ele dará a isso deve ser serena e belíssima. É o momento de compreender que uma pirâmide não é uma forma piramidal, simplesmente, mas um desejo daquela época de colocar uma pedra a 30 metros de altura naqueles horizontes, e que a inteligência do homem foi capaz de realizar. Que raciocínio você quer fazer, que discurso você deve querer atribuir a isso que aí está, e o que devemos fazer agora?”

Tinha começado, em plenos anos de 1980, a ser sistematicamente divulgado nos meios internacionais. Obras suas da década de 1950, lado a lado com edifícios mais contemporâneos, seriam nesse período dissecadas pela mesma crítica que, de fora do Brasil, apontara o dedo à arquitetura brasileira desde a construção de Brasília. O Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo, que desenhou no final da década de 1980, impunha-se como imagem maior da vitalidade da arquitetura do Brasil, surgindo como contraponto a um pós-modernismo que, no plano internacional, se encontrava já esgotado.

A dimensão artística do homem


O homem é, portanto o centro do discurso de Mendes da Rocha. Mas não é um homem fruidor ou consumidor do espaço arquitetônico; trata-se antes de um homem que o constrói através da inteligência como atual no mundo e é nesse sentido que existe convicção no exercício do arquiteto, como esclarece também em 2006: “A arquitetura (…) é justamente a dimensão artística do homem e uma totalidade, uma forma específica de conhecimento capaz de mobilizar tudo (antropologia, linguística, sociologia, ciências exatas…) para dizer: 'Façamos assim'.” A importância da obra de Mendes da Rocha na arquitetura contemporânea brasileira mede-se igualmente pelo reflexo que tem no ambiente profissional de São Paulo, de onde são atualmente originários os mais dinâmicos escritórios do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (811 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com