TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento, gestão e gerenciamento dos recursos hídricos

Por:   •  7/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

Canais e correntes

Ciclo hidrológico

Bacia hidrográfica, conceitos fisiográficos fundamentais

Infiltração percolação e drenagem

História das paisagens

Geossistemas hídricos.

Planejamento, gestão e gerenciamento dos recursos hídricos

1- Introdução;/ metodologia/referencias/resultados/considerações finais. Nos resultados deve haver: 1- gerar gráfico de médias decadais (1996-2006);2-média geral (2 décadas),3- desvio padrão e coeficiente de variação,4- gráfico de variabilidade anual da precipitação da bacia de queimadas;5- médias anuais da bacia

Sequência metodológica

1º Revisão de literatura e levantamento cartográfico

2º Trabalho de campo

3º Aquisição dos dados pluviométricos, organização interpretação-realiza procedimento estatístico e depois analisar.

4ºArticular as informações com os dados do referencial teórico para estabelecer analogias e encontrar os resultados principais. Fazer um fluxograma sintetizando tudo isso.

Introdução.

Deve trazer um contexto geral e o semiárido, alterações climáticas, escassez e o momento atual, seca, estresse hídrico, bacia hidrográfica localizada no polígono das secas. Além de conter também um mapa de localização. Metodologia Referencial

Resultados e discussões

1º análise: primeiro fazer a caracterização.

Climático: primeiro regional, depois local e fazer um balanço hídrico regional e local

Trazer um indicie de aridez regional e local.

2º Geologia regional, Geologia local (litologia, tipos de rochas) 3º Solos (Nerma, Embrapa) (ver a fragilidade dos solos)

4º Geomorfologia regional e local (buscar os compartimentos, as formas e as forças que atuam sobre ela; morfologia atual)

5º Vegetação Prognose

  • Como resolvo
  • Buscar questões prioritárias
  • Como avaliar ao longo do tempo (monitoramento trazer a questão legal) Considerações finais.

Objetivos: Comparar regimes pluviométricos da região. Prestar atenção a questão da distribuição das chuvas. OBS: considerar que as informações de campos são subjetivas (Chovei muito, pouco).

Comparar anos e períodos de locais distintos (Séries temporais pluviométricas referentes aos períodos considerados). Por exemplo, comparar o regime pluviométrico de um dado ano com o regime médio do local, o período de comparação pode envolver todos os meses do ano (março a junho; abril a setembro) ou período e anos consecutivos. (outubro a março; agosto a fevereiro, etc.). Atenção a escolha de um período é função da finalidade que se pretende dar a informação. Se for um agricultor de um município ou um estado, que deseja conhecer como foi o regime de chuvas do período de outubro a março do ano agrícola (2014/2015 ex.)

1° etapa

Para se fazer a comparação deve-se selecionar índices de chuvas médios do local. Esses índices devem ser calculados com os dados pluviométricos obtidos de um posto meteorológico próximo à área ou local. (Calcular os totais pluviométricos mensais no período total avaliado). Com a posse dos dados já é possível analisar o comportamento do regime hídrico do período considerado.

2° etapa

Método de cálculo: Deve-se construir uma tabela onde seja possível expressar o desvio de precipitação, expresso em altura de chuvas, que é calculado pela expressão (Dh=Pa-Pr) () Onde Dh= desvio da precipitação/ Pa=precipitação a ser analisada(observada) e Pr= precipitação de referência (Média) INSERIR A TABELA Desvio da precipitação calculado em percentagem é dado a partir da expressão: Dp=Pa-Pr/Pr*100 OBS: Nas comparações, normalmente usa a precipitação de referência como a precipitação média, porém é possível também utilizar como valor de referência, o valor de um ano qualquer ou a média de alguns anos, seguidos ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com