TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de levantamento de vegetações

Por:   •  19/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 9

                                        Movimentos Rurais

Envolve os trabalhadores rurais, sua bandeira é a reforma agrária e uma melhor condição de trabalho e que se acabe com  o processo de substituição do homem pela maquina.

Existiram as Liga  Camponesas , nas décadas de 40 e 60, surgiu após o final da ditadura militar e conseguiram uma integração em 1950, e em 1964 as ligas foram extintas, e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra ) em 1984 os trabalhadores se organizaram e fundaram o MST, lutam pela reforma agrária, pela terra e a transformação  social, também foi abordado pelo grupo as situações ilegais que acontecem, por pessoas que se dizem integrantes do movimento, apenas para tirar proveito em nome daqueles que realmente buscam os ideais do movimento.          

                                        Movimento Feminista        

  Surgiu na Europa no século XIX, devido aos ideais propostos pela Revolução Francesa, e tinha como lema a Igualdade, Liberdade e a Fraternidade, eram mulheres que desejavam está inserida nas diversas mudanças sociais que traziam as revoluções, e para se sentirem ainda mais cidadãs em um meio de uma sociedade regida pelo patriarquismo. O Feminismo é um movimento político e social que luta e defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens, existe o feminismo emancipatório que foi no século XIX, em um contexto diferente, surgiu n Inglaterra e a luta era favor de relações jurídicas como o direito ao voto, exercer profissão  e trabalhar, e o feminismo contemporâneo que surgiu nos Estados Unidos em 1900 e se espalhou nos diversos países, e a luta é pela libertação da mulher.        

Foi abordado também sobre a exploração da mulher, onde seu trabalho era desvalorizado e o controle sobre elas tantos nas relações familiares tanto nas relações publicas, e foi abordado também a questão da violência contra a mulher.                        

                                    Movimento Estudantil

O grupo mostra que entre os movimentos da historia houve sempre a participação de jovens estudantes, e no Brasil também foi dessa forma os estudantes estavam sempre nas lutas em busca de melhorias sociais, entre esses movimentos que os estudantes estavam presentes foi destacado pelo grupo o Primórdio do Movimento Estudantil em 1710, Inconfidência Mineira em 1789, Conjuração Baiana em 1796, Canudos em 1897, Caras Pintadas em 1992 e o Passe livre em 2013.                                                        

O Movimento Estudantil é formado pelos próprios estudantes, e lutam pela educação e pela transformação da universidade.

                          Movimento Indígena  

                                        

O grupo inicia falando sobre a história do movimento indígena, o qual teve seu marco no ano de 1940, na cidade do México, onde foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Americano, e buscava criar e discutir assuntos políticos que pudessem cuidar dos Índios na América.        

No Brasil essa manifestação ocorreu de maneira mais organizada   e só na década de 70, com objetivo de proteger as terras, e em 1983 o primeiro deputado índio foi eleito, reforçando a idéia de que para a luta dos índios evoluísse seria necessário um representante que conhecesse e vivenciasse essa luta.                                                                        

Também foi apresentado sobre a (SPI) O Serviço de Proteção aos Índios, foi criado em 1910 e funcionou em diversos formatos ate 1967, quando foi substituído pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI) que vigora ate o dias de hoje, que tem a missão de proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil. Baseados em dados do IBGE -2010, a população indígena representa 0,47% da população brasileira tem 305 etnias, e a terras indígenas são 505 correspondendo a 12,5% do território brasileiro. A luta desse movimento é  conservação e delimitação das áreas indígenas, buscar educação, saúde, respeito e reconhecimento a sua cultura, projetos socioeconômicos voltados para os diversos povos, manter sua cultura viva e seu modo de vida também. Foi falado também sobre o Parque Indígena do Xingu, tem cerca de 2 milhões e 800 mil hectares, criado por Janio Quadros em 1961, seus idealizadores são Darcy Ribeiro e os Irmãos Nillos.        

                                  MOVIMENTO LGBT                                                                                                          

Foi apresentado que o Movimento LGBT teve inicio na Europa defende os direitos dos homossexuais nos anos 70 no Brasil, sob visão burguesa e em meio a repressão política, o movimento teve um potencial de unho revolucionário e nesse mesmo ano foi criado o primeiro vinculo de comunicação da comunidade homossexual que foi o Jornal Lampião e depois veio o Grupo Somos de Afirmação Homossexual em São Paulo.                

Já nos anos 80, há um retrocesso devido a epidemia da AIDS que a sociedade associou a homossexualidade, surgido então a HOMOFOBIA, nos anos 90 o Estado traz uma nova linguagem ao combate a AIDS, dando força para grupos ativistas, como os de lésbicas e travestis, e nos anos 20 a luta do movimento homossexual, tiveram varias conquistas no Brasil e no mundo.                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com