TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISONADO

Por:   •  27/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS[pic 3]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

PORTFÓLIO ACADÊMICO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISONADO

LUIZ GUSTAVO COSTA ARAÚJO

  1. LAVRAS-MG

2017[pic 4][pic 5]

LUIZ GUSTAVO COSTA ARAÚJO

RELATÓRIO FINAL DE ESTAGIO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO

Portfólio Acadêmico apresentado ao Centro Universitário de Lavras, como parte das exigências da disciplina Estagio Supervisionado, curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

PROFESSORA

Profª. Me Marisa Aparecida Pereira

LAVRAS-MG

2017[pic 6]

[pic 7][pic 8]

  1. SUMÁRIO

Introdução3

Capítulo I – Fundamentação teórica 5

1.1 Levantamento Arquitetônico 5

1.2 Reformas6

Capítulo II – Atividades desenvolvidas 8

Conclusão9

Referências Bibliográficas11        

[pic 9]

[pic 10]

INTRODUÇÃO

 

Dando conclusão à primeira etapa do Estágio Supervisionado do curso de Arquitetura e Urbanismo, tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde aplicou-se grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo dos períodos anteriores com os princípios teóricos estudados, agora trabalhando, neste momento, aliou-se a teoria à prática, demonstrando, assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente.

Este texto relata o desenvolvimento do estágio supervisionado na área de arquitetura e Urbanismo no escritório TEMPUS EMPREENDIMENTOS LTDA, em Campo Belo MG.

O trabalho se faz no relato da rotina como estagiário do arquiteto Silvio Henrique de Melo Costa, durante 200 horas, do dia 28 de agosto ao dia 08 de novembro, como requisito parcial de avaliação para aprovação do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Lavras.

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

O principal objetivo do estágio é proporcionar para os alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, mediante ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula. Através do estágio o aluno se prepara para assumir um papel importante na sociedade, como protagonista e profissional qualificado.

As atividades realizadas no estágio consistem em concepção de projetos arquitetônicos e design, levantamento arquitetônico, quantificação de materiais e desenvolvimento de 3D e render.

[pic 11]

CAPÍTULO I – Fundamentação Teórica

  1. Levantamento arquitetônico

Segundo, Antônio Cova os levantamentos arquitetônicos têm como principal objetivo identificar a configuração de uma construção existente, projetando-a em peças desenhadas (plantas, cortes e alçados) A utilização de métodos de medição a laser e foto-restituição, permite uma precisão de desenho com pormenor à escala real.

O levantamento arquitetônico é um serviço da construção civil que é feito para se obter as medidas de todos os elementos que sejam do interesse do projetista, depois essas informações são transmitidas para o papel ou para programas de computador de desenho arquitetônico. Um bom levantamento capta a quantidade necessária de dados para que os demais projetos baseados neles como elétrico, hidráulico, incêndio, entre outros possam ser desenvolvidos com eficácia.

O resultado do Levantamento Arquitetônico são os desenhos técnicos, em planta e elevação, marcando pisos, portas, janelas, pilares, escadas, pé direito, entre outros, além de um levantamento fotográfico do imóvel levantado.

Segundo Devox (2017), o Levantamento Arquitetônico se trata do trabalho de medição da obra em suas características existente sem o levantamento dos aspectos estruturais, pontos de hidráulica e elétrica, tubulações e outros sistemas não aparentes.
O resultado do Levantamento Arquitetônico é o projetos técnicos da edificação ou lote existente, em planta e elevação, marcando todas as informações necessárias para andamento das próximas etapas, além de um levantamento fotográfico do imóvel levantado.
Estudo de Viabilidade é uma análise técnica da viabilidade de um empreendimento. É avaliado, a área do terreno, localização considerando o zoneamento da cidade e parâmetros urbanísticos como: Coeficientes de Aproveitamento, Potencial Construtivo, Área Permeável, Afastamentos, Limitações de Gabarito, entre outros. definidos pela Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS).

O levantamento arquitetônico é aplicado em edificações antigas, por exemplo, podem não possuir projeto arquitetônico, uma vez que esta cobrança por parte dos órgãos fiscalizadores é recente, e é aí que o levantamento arquitetônico entra. Geralmente ele é utilizado para regularizar imóveis ou colher dados para projetos auxiliares, como de incêndio, de instalações prediais e detalhamento de esquadrias. Além disso, em ambientes internos e externos ele permite a concepção de novos projetos em cima de uma certa área existente, como reformas e ampliações da edificação. (CIVIL JÚNIOR CONSULTORIA)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (217.2 Kb)   docx (63 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com