TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES BILATERAIS COMERCIAIS ENTRE BRASIL E ARGENTINA NO MERCOSUL

Por:   •  1/5/2018  •  Artigo  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

GABRIEL LOPES RAMOS

RELAÇÕES BILATERAIS COMERCIAIS ENTRE BRASIL E ARGENTINA NO MERCOSUL.

SÃO PAULO – SP

2017

GABRIEL LOPES RAMOS

RELAÇÕES BILATERAIS COMERCIAIS ENTRE BRASIL E ARGENTINA NO MERCOSUL.

Artigo acadêmico apresentado ao curso de Relações Internacionais a Universidade Paulista – UNIP, Instituto de Ciências Sociais e Comunicação para o Projeto Integrado (PIRI) referente ao 2º semestre.

Orientação: Profº Cassia Costa

SÃO PAULO – SP

2017

Resumo

As relações de comércio entre o Brasil e a Argentina no contexto MERCOSUL, analisa os obstáculos comerciais e impedimentos encontrados não só pelos dois países, mas também nos outros países membros, para realizar com sucesso  o que foi proposto no Tratado de Assunção.  A integração do MERCOSUL apesar da fluidez do comércio entre os países ter ampliado consideravelmente com o inicio do bloco econômico, possui uma disposição de retorno do superávit do comercio do Brasil com a Argentina e do crescimento de investimentos brasileiros. A Argentina é um dos principais aliados do Brasil tanto politicamente como economicamente. As relações bilaterais são planejadas para a implantação do Brasil não só nesses territórios mas também em todo o mundo. A relação de comercio entre os dois países ainda é estudada, e serão mostrados os jeitos de diminuir os custos financeiros nas transações comerciais fazer com que o comércio nos países que também fazem parte do MERCOSUL vá para frente, através de uma tarifa externa comum (TEC).

O crescimento de uma relação política de convicção e contribuição com a Argentina ajuda a composição de um espaço de paz e de ajuda para ambos os lados. O suporte das relações com a Argentina são cruciais para fortalecer a economia e politica da América do Sul, tendo em vista estabelecer o local como um dos polos de um sistema mundial multipolar.

Palavras-chave: Brasil, Argentina, MERCOSUL, comércio, relação bilateral.

Abstract

Trade relations between Brazil and Argentina in the MERCOSUL context, analyzes the trade barriers and impediments encountered not only by the two countries, but also in other member countries, to successfully carry out what was proposed in the Tratado de Assunção. The integration of MERCOSUL, despite the fact that trade flows between countries have expanded considerably with the beginning of the economic bloc, has a willingness to return Brazil's trade surplus with Argentina and the growth of Brazilian investments. Argentina is one of the main allies of Brazil both politically and economically. Bilateral relations are planned for the deployment of Brazil not only in these territories but also throughout the world. The trade relationship between the two countries is still being studied, and it will be shown how to reduce the financial costs in trade by making trade in MERCOSUR countries go ahead through a common external tariff (TEC ).

The growth of a political relationship of conviction and contribution with Argentina helps to create a space of peace and help for both sides. Support for relations with Argentina is crucial to strengthening South America's economy and policy, with a view to establishing the site as one of the poles of a multipolar world system.

Keywords: Brazil, Argentina, MERCOSUL, trade, bilateral relationship.

Sumário

  1. Introdução..............................................................................................6
  2. O processo de aproximação..................................................................7
  3. O surgimento do MERCOSUL...............................................................8
  4. Desenvolvimento do MERCOSUL.........................................................9
  5. Desenvolvimento do comércio entre Brasil e Argentina.......................10
  6. Conclusão.............................................................................................14
  7. Referências Bibliográficas....................................................................16



Introdução

Na América Latina, os primeiros experimentos de integração ocorreram no século XVIII, ainda no meio a fase de guerras pela independência política dos novos países do “Novo Mundo”.

O primeiro acordo de integração que teve o maior numero de países participantes, aconteceu em 1960, com a assinatura ao Tratado de Montevidéu, que aconteceu nos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, México, Paraguai, Peru e Uruguai, e criou assim a Associação Latino Americana para o Livre Comércio (ALALC) e depois a Associação Latino Americana de Integração (ALADI).

O MERCOSUL foi a terceira criação de um acordo para integração, e não seria  apenas uma zona comercial livre, mas sim um Mercado Comum, que teria uma tarifa externa e a integração seria livre em os países membros, também não pagariam imposto de importação, mas ainda assim houve muitas dificuldades encontradas, sendo elas, politicas, jurídicas, econômicas, e tributárias. Tudo isso tinha como função de fazer acontecer negociações e integrações econômicas entre os blocos.

Os dois maiores países membros do MERCOSUL, Brasil e Argentina, são os mais importantes, pois são os criadores, os que mais estimularam o desenvolvimento do bloco econômico, até mesmo por fazer com que o bloco sobreviva. São os países com mais população, a economia é mais expandida, e possuem maiores influências nos debates econômicos no nível mundial.

  1. O processo de aproximação

No contexto histórico, a relação entre Brasil e Argentina é lembrado por momentos em que ficaram em próximos e também em momentos que se distanciaram, tanto no assunto politico, quanto nos comerciais e econômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (403.6 Kb)   docx (513.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com