TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: OS MUNICÍPIOS E A POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Por:   •  3/2/2018  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3]

ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO URBANA | PROFESSOR(A): DANIELE

ALUNO(A): WALQUIRIA LEMOS DE ALMEIDA

RESENHA

OS MUNICÍPIOS E A POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

QUIXADÁ – 2018

Poluição do Ar e 10 formas de poluir menos o planeta Terra

        Entre os elementos que são indispensáveis na vida, o ar é um dos mais importantes, mesmo sabendo disso o mesmo é um dos mais afetados pelo impacto drástico da ação antrópica. Dentre vários fatores os principais poluidores surgiram junto a revolução industrial, “A poluição atmosférica encontra-se presente nos mais diferentes cenários ao longo dos últimos 250 anos, desde que a Revolução Industrial acelerou o processo de emissão de poluentes que, até então, estava limitado ao uso doméstico de combustíveis vegetais e minerais e às emissões vulcânicas intermitentes”. (ARBEX, SANTOS, et al., 2012) E a superlotação urbana e os grande desenvolvimentos ocorridos pelas industrias nesse momento da história ainda nos acompanha  diariamente, causando doenças respiratórias, poluição atmosférica entre outros danos que podem ser irreversíveis.  

Alguns fenômenos naturais como efeito estufa, elevações dos níveis do oceano vem nos alertando a necessidade de ações mais conscientes sobre o combate a poluição do ar e a preservação do mesmo. Existem no Brasil alguns programas de preservação do ar que buscam ao máximo soluções para essas questões, segundo a S.O.S Ambiente (2003);

- PROCONVE – (Resolução 018/86 do Conama, de 06.05.1986) - Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, objetivando a redução de emissões.

- PRONAR – (Resolução 005/89 do Conama, de 15.07.1989) - Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar, cujo objetivo é contribuir para a gestão ambiental e o desenvolvimento socioeconômico do país, estabelecendo padrões de qualidade do ar, e padrões de emissão.

Além dos programas criados são necessárias outras medidas devem ser tomadas para que cada dia o nosso ar seja mais limpo e saudável tais elas:

  1. Preservação de florestas naturais.
  2. Controlar as queimadas (lavouras, pastagens e florestas).
  3. Monitoramento periódico das fontes poluidoras.
  4. Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes.
  5. Uso de equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, além de outros.
  6. Monitorar constantemente lugares onde são depositados resíduos sólidos, para que não haja incêndios.
  7. Controle diário da qualidade do ar.
  8. Promover o reflorestamento de áreas degradadas.
  9. Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade.
  10.  Critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases.

Referências

ARBEX, M. A. et al. A poluição do ar e o sistema respiratório. Jornal Brasileiro de Pneumologia, São Paulo, v. 38, n. 5, p. 20, 05 Outubro 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com