TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO DOCUMENTÁRIO SOBRE PERCY JULIAN – O GÊNIO ESQUECIDO

Por:   •  15/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  4.197 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE TIRADENTES

ENGENHARIA MECATRÔNICA

BRUNO LUIZ TORRES SILVA

RESUMO

RESUMO DO DOCUMENTÁRIO SOBRE PERCY JULIAN – O GÊNIO ESQUECIDO

ARACAJU

2016

   O filme fala sobre a trajetória e dificuldades de um renomado químico chamado Percy Julian. Negro e neto de escravos, Julian desvendou a química secreta das plantas, o que ajudou a tratar uma das doenças mais lesivas.

   Amante da química e das plantas, Julian foi um dos 21 maiores cientistas Afro-Americanos, mas não foi só a beleza das plantas que cativou Julian, mas sua capacidade de produzir uma quantidade interminável de substâncias poderosas.

   Julian enfrentou muita dificuldade para conseguir seu lugar como cientista em um país dividido por raças, nasceu em Montgomery – Alabama em 1899. Ele teve sua ida para  universidade negada, um fato importante da época é que as escolas públicas para negros não passavam da 8° série. Julian estudou 2 anos em uma escola local de treinamento para professores negros.

   Em 1916, ele conseguiu entrar em uma universidade, na qual passou muita dificuldade, pois não era bem vindo por ser negro. Entretanto, ele foi encorajado pelo seu professor de química, William Pelletier, cujo qual vez Percy despertar seu interesse pela química.

   Em 1920, Julian partiu em uma jornada que durou 10 anos para conseguir seu phd, ele conseguiu seu mestrado em Harvard, 1923.

   Em 1929, conseguiu uma bolsa para estudar em uma universidade de Vienna – Áustria, no qual o deu uma oportunidade de conseguir seu phd.

Julian recebeu uma missão de isolar um ingrediente ativo e identificar sua estrutura química, para merecer seu phd.

   No seu Segundo ano de estudo, ele conseguiu separar o material ativo, conquista que serviria de ajuda em sua carreira. Voltou para a América em 1931 com o seu doutorado que lutou mais de uma década para conseguir.

   Julian foi o primeiro químico negro a publicar algo como principal autor. Ele teve alguns problemas quando outro químico liberou algumas cartas escritas por Julian para a imprensa, pela pressão que ele estava sofrendo, em 1932 ele renunciou.

   O mentor de Julian, Willian trouxe-o de volta como supervisor. Assim, Julian teve novamente um laboratório para trabalhar. Porém, ele foi forçado a para de lecionar devido às críticas feitas a ele nos jornais. Mas para sua carreira se reerguer ele assumiu um projeto de alto risco sobre o feijão de Calabar, no qual tentou sua síntese.

   Ele teve uma ‘’corrida’’, contra outro químico para ver quem seriam os primeiros a sintetizar. Julian conseguiu, fez uma síntese completa da fisostigmina com a ajuda de seu assistente, Josef Pikl em 1935.

   Em 1936, voltou-se a indústria por falta de oportunidade em uma carreira acadêmica. Conseguiu um emprego como diretor de pesquisas na empresa O’Brien. Foi a Chicago e começou a pesquisar sobre a Soja. Recebeu a missão de separar a proteína do grão da soja. Depois de muito trabalho, os químicos de Julian conseguiram os requisitos necessários para separar a proteína da soja. A proteína foi chamada de Proteína Alfa, a primeira produzida em quantidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com