TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redução das Perdas na Construção Civil

Por:   •  8/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Luterana do Brasil

[pic 1]

Acadêmicos:

Jaine Gelocha – Gustavo Henrique

Tecnologia da Construção I

Fundações e suas Aplicações

Profº Eudes Vinicius dos Santos

Santa Maria

2017

FUNDAÇÕES

  1. Introdução

Fundação ou alicerce é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas responsáveis por transmitir as cargas das construções ao solo. Em geral, são utilizadas várias fundações pelas construtoras, seguidas para esse fim. Existem diversos tipos de fundação e são projetadas levando em consideração a carga que recebem e o tipo de solo onde vão ser construídas.

  1. Escolha do tipo da fundação

A escolha do tipo de fundação a ser utilizado em uma edificação será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo. Com base nessas duas informações, escolhe-se a opção que for mais barata, que tenha um prazo de execução menor e que atenda todas as normas de segurança.

Para isso existem dois grupos de diferentes tipos de fundação: Fundações superficiais (rasas ou diretas) e fundações profundas.

  1. Tipos de fundações

  1. Fundações superficiais (rasas ou diretas)

Conforme a NBR 6122/1996, as fundações superficiais são elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação.

As fundações superficiais são tipicamente projetadas com pequenas escavações no solo não sendo necessários grandes equipamentos para execução, sendo feitas à mão pelos pedreiros da obra. Comumente utilizada em obras residenciais onde o solo não exija fundações mais profundas.

São tipos de fundações superficiais as sapatas (sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas), os blocos, os radiers.

Sapata 

É um elemento da fundação superficial dimensionado e com base em planta geralmente quadrada, retangular ou trapezoidal, de modo que as tensões de tração resultantes resistam através de uma armadura disposta com essa finalidade, sendo produzido com concreto armado.

[pic 2]

Sapata isolada

Blocos de fundação

Os blocos são elementos de fundação com base geralmente em planta quadrada ou retangular e em elevação assumem a forma de bloco escalonado ou pedestal ou de um tronco de cone. Se caracterizam por trabalharem à compressão já que não é necessário o emprego de armadura pois os blocos de fundação são dimensionados para que as tensões de trações atuantes sejam resistidas pelo concreto. Os blocos e sapatas são indicados para cargas de valor significativo.

[pic 3]

Baldrames

Trata-se de fundação corrida em concreto simples ou pedra argamassada indicada para pequenas cargas, distribuídas linearmente sobre terreno superficial.

[pic 4]

Radiers

É uma sapata associada, tipo laje armada, onde descarregam todos os pilares ou outras cargas. Recorre-se a esse tipo de fundação quando o terreno é de baixa resistência e a espessura da camada do solo é relativamente profunda.

[pic 5]

  1. Fundações profundas

Neste caso, o comprimento é preponderante à seção. As fundações profundas podem ser estacas ou tubulões. E têm a função de transmitir as cargas da fundação para as camadas mais profundas do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (188.3 Kb)   docx (612.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com