TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - “A Experiência da Diretriz de Ambiência da Política Nacional de Humanização- PNH”

Por:   •  27/3/2022  •  Resenha  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Rafaela Tenório Salvador Montenegro

RA: 202112109

(3º Período - Matutino)

Projeto de Arquitetura: Estabelecimentos de saúde

Resenha - “A Experiência da Diretriz de Ambiência da Política Nacional de Humanização- PNH”

Itatiba/SP

2022

O texto elaborado por Ana Paula Silva da Costa, Cathana de Oliveira e Mirela Pilon Pessatti aborda a Ambiência na saúde, questionando o tratamento que se é dado aos espaços físicos enquanto espaços, também, sociais. As elaboradoras apontam a produção de projetos com Ambiência, o qual leva em consideração os espaços físicos e sociais, mencionados anteriormente, além dos espaços profissional e de relações interpessoais.

Ao longo do texto, é falado como a Ambiência se faz importante nos projetos, podendo contribuir com melhorias de forma geral ao ambiente em que for aplicada, pois visa o método de inclusão como uma ferramenta potencializadora para o aprimoramento de um ambiente que está em constante transformação, o que faz com que todo o processo do projeto seja mais humanizado, não só seguindo normas, em que alguns casos podem ter um uso equivocado, mas também, pensando em como os usuários do local podem se sentir em relação ao ambientes, já que este último deve promover bem-estar na convivência dos indivíduos.

Outro fato, além da constante fala da relevância da Ambiência e suas eficientes consequências, há relatos que constatam a aplicabilidade desta ferramenta. Uma enfermaria ortopédica foi reformulada para que seus pacientes, carentes de maior atenção, contassem com a presença de seus acompanhantes, antes não permitido e que possuíssem um pouco mais de privacidade, promovendo um ambiente acolhedor e menos estressantes para aqueles que ali ficavam e otimização do trabalho dos enfermeiros.

Logo, os estabelecimentos de saúde e outros, devem ser feitos em conjunto à Ambiência, propondo o diagnóstico e a diretriz para que aquele ambiente possa ser mais humanizado e que considere a assistência daqueles que utilizarão o local, para que assim o espaço forneça segurança, conforto, acolhimento e todos os outros fatores que um ambiente que possui como um dos princípios a relação interpessoal deve ter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com