TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Engenharia de Segurança

Por:   •  2/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

Hayssa Mayrlla Maia Mendonça

Trabalho da disciplina Administração Aplicada à Engenharia de Segurança

                                                                     Tutor: Prof. Carlos Roberto Martins

Belém/PA

2020

QUASE O PIOR CENÁRIO: O INCÊNDIO NO TÚNEL DE BALTIMORE EM 2001 (A)

Referência: ARIZA, Oscar Javier Celis. Quase o pior cenário: o incêndio no túnel de Baltimore em 2001 (A). Univesidade Estácio de Sá, maio de 2020.

Nos Estados Unidos está localizado o maior sistema ferroviário do mundo. O número de milhas ferroviárias supera 140000 e tal sistema é atuante em quase todos os setores da economia norte-americana. O sistema ferroviário em questão, transporta os mais diversos produtos, dentre eles: carvão, roupas, produtos provenientes da indústria de celulose, equipamentos de construção e é responsável por um valor bem expressivo dentro da economia dos Estados Unidos além de empregar mais de 220 mil pessoas.

Um dos principais túneis pertencente a esta malha ferroviária é o túnel Howard Street Tunnel que atravessa o centro de Baltimore e é um caminho crítico para o transporte de cargas para a parte nordeste Norte-Americana. Tal túnel foi construído em 1895 e pertence à CSX Transportation e é o único caminho de carga no corredor nordeste dos Estados do Sul, passando por Washington, Baltimore, Nova York, entre outros estados.

O evento relatado no artigo aconteceu no dia 18 de julho de 2001, o trem CSX L41216 parou de forma abrupta no Túnel relatado acima, a cerca de 1850 pés do portal norte do túnel. O trem, que possuía 60 vagões, estava a caminho de Hamlet, Carolina do Norte, para Oak Island, Nova Jersey, quando Carl Cadden, engenheiro do trem e um dos dois membros da tripulação a bordo, sentiu algo estranho no trem, o mesmo estava tremendo e logo após parou de forma inesperada. Algo havia ativado os freios a ar de emergência automaticamente, de acordo com o painel de controle.

Este incidente acabou causando um acidente nas ruas de Baltimore. O trem relatado aqui estava carregado de produtos químicos tóxicos e descarrilou e por fim pegou fogo dentro do túnel, lembrando que este era localizado no centro da cidade. Tal incêndio foi o local de trabalho de bombeiros durante cinco longos dias.

O acidente do túnel não só bloqueou a principal rota de trem norte-sul para o lado leste norte-americano, como também acabou lançando nuvens de vapores possivelmente tóxicos em decorrência do material que carregava. O primeiro acidente foi seguido por um segundo acidente, um rompimento em uma grande tubulação de água, exatamente no mesmo local. O acidente paralisou a cidade, interrompeu o sistema de abastecimento de água, falta de energia e rompeu a transmissão de internet em todo o país. Vários trabalhadores de emergência ficaram doentes depois de sofrerem dores no peito ou serem superados pelo calor. Estimaram um incêndio de 1500 graus mais ou menos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com