TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NAS ESCOLAS

Por:   •  20/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

ROBERTO CARLOS GARCIA JUNIOR

JEFERSON LUIZ CORREA SILVA

IGOR MARRA

MAURO CÉSAR DA SILVA

 A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NAS ESCOLAS

Campo Grande - MS

ABRIL 2020

ROBERTO CARLOS GARCIA JUNIOR

JEFERSON LUIZ CORREA SILVA

IGOR MARRA

MAURO CÉSAR DA SILVA

A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NAS ESCOLAS

Projeto de pesquisa apresentado para a disciplina Seminário temático VI – atividade I, do curso de administração pública da Universidade Federal do Mato Grosso de Sul, sob a orientação do(a) Prof. Luciane Cristina Carvalho.

Campo Grande - MS

ABRIL 2020

1. TEMA

De maneira geral, as diversas escolas trazem uma impressão de um empreendimento autônomo, desligados de todas as demais, pois cada estabelecimento tem uma sede determinada com uma clientela específica de elementos docentes próprios. Seja o estabelecimento público ou particular, grande ou pequeno, cada uma terá de atender a objetivos gerais e comuns a todas as escolas, que são os de oferecer oportunidades para o desenvolvimento individual dos alunos. Essa função é o que aproxima uma escola de outras, imprimindo-lhes o trabalho solidariedade geral.

 Cada sociedade é de uma forma, e assim serão suas escolas, unificadas a vida social, e também aos serviços do ensino.  É necessário que as escolas públicas trabalhem de forma institucionalizada e ampla, diferentemente de uma escola particular pequena, não ter regras apenas estabelecidas pelos costumes locais e de seus públicos-alvo, mas sim por leis e regulamentos.  Deve haver um programa que nivele cada aluno com seu devido conhecimento, um regime disciplinar comum, um calendário com horário que possam agradar a todos. Além disso, os professores devem estar devidamente preparados para que tenham capacidade de atuar nas diversas funções em que lhes dizem respeito. Portanto justifica-se a necessidade do perfeito conhecimento dos elementos que administram para que tenham a melhor atuação possível.

2.PROBLEMA

 Liderar um sistema de administração escolar de qualidade e eficiente requer uma série de medidas que, combinadas, resultam em excelência no ensino. Mas engana-se quem pensa que a administração escolar deve focar seus esforços apenas nas atividades relativas à direção. Uma boa administração deve buscar, como objetivo central, realizar os fins educativos. O administrador fazer uma utilização racional dos recursos que dispõe para a realização de todos os fins.

 A escola é um estabelecimento em que o diretor ou administrador é o personagem principal na gestão escolar. Mas, sempre envolvendo professores, coordenadores, alunos e pais. E extraindo suas ideias para encontrar um denominador comum e colocá-las em prática. Então como conciliar tantos interesses em uma administração escolar?

Analisando essa citação acima observa-se que a gestão nos dias de hoje não se resume ao controle do trabalho dos outros. Pelo contrário, ao se falar gestor/administrador escolar deve-se ter em mente tudo o que acontece dentro da escola: desde as atividades das merendeiras até as do diretor. A atividade de gestor escolar exige conhecimentos básicos de gerenciamento em recursos humanos, financeiros, matérias, além dos aspectos que envolvem o pedagógico da escola.

3. JUSTIFICATIVA

 A discussão acerca da administração escolar ganhou força depois da Constituição Federal de 1988, e posteriormente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. N° 9394/96, que preconiza a gestão democrática da escola. O processo educacional veio a sofrer inevitáveis alterações. Os problemas de Organização e Administração Escolar terão de ser nessa forma compreendidos, analisados e resolvidos, e, pois, com maior sentido de previsão. Terão eles de ser propostos no conhecimento das realidades sociais em mudança, e reinterpretados à luz de uma nova política da educação, que não caberá somente aos administradores escolares por si mesmos elaborar, mas sim traduzir em realidades práticas de forma satisfatória e com eficiência. Para isso, haverá necessidade de conhecer o processo administrativo, em seu desenvolvimento cíclico, ou seja, compreender a estruturação e gestão dos serviços escolares para que só assim os administradores saibam onde, quando, quando e como devam esses serviços ser estabelecidos e articulados com maior proveito.

4.  OBJETIVO(S)

 Objetivo geral:

- Expor e enfatizar a importância na administração pública na escola.

Objetivos específicos:

- Identificar e traçar as mudanças na administração pública ao longo dos anos e as consequências destas mudanças para a escola, no que diz respeito a gestão e qualidade.

- Descrever e   o papel da administração pública nas escolas, demostrando sua importância.

-  Demostrar a importância da administração pública nas escolas aos administradores para que possam atuar da melhor forma possível de forma embasada e atualizada, e assim, poder gerar mudanças na qualidade de ensino do meio em que está inserido, bem como na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com