TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise das Demonstrações

Por:   •  16/8/2019  •  Monografia  •  4.640 Palavras (19 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 19

Através da competitividade do mercado atual, as empresas têm se preocupado em buscar um diferencial, sejam nos serviços prestados ou nos produtos vendidos. Para tal feito é necessário estar atento à saúde financeira da empresa através das demonstrações contábeis e financeiras, podendo negociar com clientes e fornecedores um melhor prazo para realização das finanças da empresa.

Para que uma empresa sobreviva no mercado atual é de fundamental importância ter uma gestão financeira eficaz. Para tal feito às informações geradas através dos registros contábeis podem ser uma ferramenta no auxílio do controle financeiro, tendo em vista que as demonstrações fornecidas pela contabilidade apontam a real situação econômico-financeira, auxiliando na tomada de decisões importantes para o sucesso da organização.

Apresenta-se um estudo sobre as demonstrações contábeis empresariais, mostrando a necessidade de acompanhar permanentemente as contas financeiras que movimentam a empresa, ou seja, valores que a empresa necessita para obedecer aos prazos e vencimentos estabelecidos. São diversos recursos que disponibilizados proporcionam financiamento aos clientes, aos fornecedores, nos serviços prestados e/ou na aquisição de serviços, na manutenção de maquinário, enfim, várias despesas operacionais. Além dos conceitos sobre análises das demonstrações contábeis, utilizam-se os dados de uma empresa do entorno sul do Distrito Federal, cujo ramo de atividade é a prestação de serviços de terraplenagem, com a tributação através do Lucro Presumido.

Analisam-se as demonstrações contábeis com ênfase aos índices financeiros de liquidez, estrutura e rentabilidade da empresa, no intuito de obter uma visão mais ampla dos atuais e futuros problemas que a mesma pode ou poderá sofrer. O acompanhamento permanente dessas demonstrações contábeis é fundamental para o desempenho econômico-financeiro. Tendo, assim, uma visão maior das disponibilidades financeiras para arcar com as dividas com terceiros, uma vez que a falta de controle pode gerar grandes problemas para a empresa, podendo gerar endividamento da mesma e assim ocasionar prejuízos. No entanto, quando essas informações são controladas e de fácil interpretação, assim, os empresários podem trabalhar de maneira a diminuir os riscos e problemas da entidade.

Este trabalho justifica-se, pois auxilia no entendimento de todo o processo, bem como no propósito de atingir um melhor resultado. Para isso, utiliza-se uma pesquisa quantitativa através dos dados financeiros fornecidos pela empresa em questão, tais como: Balanço Patrimonial, as Demonstrações de Resultado dos Exercícios, bem como os Índices Financeiros, no período de 2010 a 2012.

PROBLEMA

A empresa está em uma situação econômico-financeira favorável para novos investimentos?

HIPÓTESE

Através das análises das demonstrações contábeis e a aplicação dos índices financeiros, a situação econômico-financeira da empresa, evidência o melhor momento para investimentos.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Identificar os recursos financeiros utilizados e sua aplicação, para auxiliar à tomada de decisões na empresa de terraplenagem do entorno Sul do Distrito Federal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar a evolução da rentabilidade da empresa no decorrer dos 03 (três) últimos exercícios.

Evidenciar através dos índices de liquidez a capacidade da organização no cumprimento das obrigações com terceiros.

Identificar a avaliação do desempenho empresarial através da riqueza das informações geradas.

2 – ASPECTOS RELEVANTES DA CONTABILIDADE

2.1- Um breve relato da evolução na contabilidade

No início da formação do mundo, os indivíduos não possuíam patrimônio, pois para satisfazer suas necessidades primárias de alimentação, habitação e vestuário, apanhavam frutos silvestres, matavam animais selvagens e habitavam cavernas naturais. O homem recorria ao mundo exterior no momento em que dele necessitava. Com a evolução de seu raciocínio, entretanto, começou a guardar os frutos naturais para comê-los no dia seguinte, assim como acumulava várias peles de animais para usá-las quando delas necessitasse.

Aos poucos, o homem primitivo começou também a compreender que poderia acumular bens para trocá-los por outros que ele não possuía. Segundo Lopes de Sá (2004) as contas já haviam nascido como primeiras manifestações inteligentes do homem como instrumentos de registros, mesmo antes de conhecer a escrita ou mesmo que soubesse calcular.

Esse conjunto de bens que ele guardava constituiu seu patrimônio, que foi aumentando com o decorrer dos anos, principalmente depois que criou os primeiros utensílios para caça, pesca e trabalho da terra. De acordo com Franco (1996) a Contabilidade tem sido considerada como arte desde seu o aparecimento, com objeto e finalidades definidas, em um conjunto ordenado de conhecimentos, seguindo as orientações dos doutrinadores ao enquadrá-la no elenco das espécies do saber humano,

Atualmente, o patrimônio já não apresenta esse caráter primitivo de conjunto de bens de uso e consumo, mas uma grandeza complexa, formada por bens, direitos e obrigações, ou seja, por um conjunto de bens econômicos com finalidade definida.

O ativo é formado por bens e direitos, e o passivo, por obrigações. O excesso do ativo sobre o passivo representa o capital, também chamado, patrimônio líquido, parcela esta que aparece no passivo, para completar a igualdade entre o total do ativo e o do passivo. A essa igualdade denomina-se equação patrimonial. Conforme Padoveze (2009) aponta que o patrimônio é um conjunto de riquezas de uma empresa ou pessoa, compreendida entre os itens que a civilização achou por bem chamar de riquezas, por sua raridade e utilidade.

Para que a entidade conheça a própria capacidade financeira é importante que seja feito diariamente um controle das contas patrimoniais para que as aplicações de recursos sejam devidamente utilizadas. É de extrema importância lembrar que as obrigações são as origens dos recursos e que se não forem devidamente controladas, podem comprometer o resultado financeiro.

Para Lopes de Sá (2007) a contabilidade como ciência social, estuda o comportamento das riquezas que integram o patrimônio. Para que haja uma valorização dessa riqueza e garantir a saúde financeira da entidade, é importante que as contas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com