TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE INDUSTRIAL

Por:   •  21/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.139 Palavras (9 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO DE CUSTO 4

2.2 CUSTO INDUSTRIAL X CUSTO COMERCIAL 5

2.3 METODOS DE CUSTEIO 5

2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 5

2.5 CUSTEIO ABC 6

2.6 CUSTEIO VARIÁVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO 6

2.7 PREÇO DE VENDA E GERAÇÃO DE LUCRO 7

2.8 PONTO DE EQUILIBRIO 8

2.8.1 Ponto de equilíbrio Contábil 8

2.8.2 Ponto de Equilíbrio Econômico 9

2.8.3 Ponto de Equilíbrio Financeiro 9

2.9 A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA 9

2.10 APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL 10

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A Revolução industrial trouxe consigo a necessidade da excelência na administração dos custos, e uma gestão estratégica eficiente, atualmente é preciso atribuir valores aos estoques e determinar o custo dos produtos produzidos.

Essa busca pela excelência na gestão dos custos de produção de empresa, fez da contabilidade de custos um instrumento indispensável para os gestores.

Atualmente o controle dos custos é o diferencial para o êxito da organização, em consequência disto foram desenvolvidas diversas técnicas que tem por objetivo alocar os custos de forma eficiente a fim fornecer informações que embasem a tomada de decisões.

A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que produz e registra informações para os diversos níveis gerencias da organização, ela tem por objetivo mensurar e registar informações relativas aos custos dos produtos, neste processo o sistema de informação gerencial é indispensável para empresa, pois ele processa os dados transformando os em informação que dão suporte aos gestores na tomada de decisão, na era da informação, a informação é o propulsor que impulsiona a empresa rumo ao sucesso, e excelência no trato da informações são fundamentais para o sucesso nos gestores na tomada de decisão.

2 DESENVOLVIMENTO

Os avanços tecnológicos juntamente com a abertura dos mercados acirrou a concorrência e fez com que a empresas sentissem a necessidade obter informações de apoio a tomada de decisão, informações que possibilitassem a medição do desempenho, capacidade produtiva, dos custos, ferramentas e técnicas para comparação de dados reais e projetados, identificação de gargalos, tal conhecimento se tornou fundamental pra sobrevivência das organizações na busca de objetivo de maximizar sua riqueza, minimizar os riscos, desperdícios e perdas do processo e fornecer informação que embasem a tomada de decisão.

Fazendo uso de s ferramentas e técnicas de registro, mensuração, analise e controle na busca de atingir seu objetivo.

2.1 CONCEITO DE CUSTO

Custo é um gasto econômico relacionado à fabricação de um produto ou prestação de serviço em ou serviço empregado na produção de outros Bens ou serviços, os custos se dividem em diretos indiretos e fixos e variáveis.

O custo de um produto é determinado pela soma dos valores da matéria-prima, mão-de-obra utilizada diretamente na sua produção, mão-de-obra indireta e custo de amortização de maquinas e instalações.

Custo é o gasto, ou seja, o sacrifício financeiro que a entidade arca no momento da utilização dos fatores de produção para a realização de um bem ou serviço. Os custos podem ser entendidos conforme o segmento da entidade. No comércio, a aquisição de mercadorias é o custo, já na indústria, ele é entendido como a aquisição de matérias-primas, insumos e mão-de-obra na produção de um bem.

2.2 CUSTO INDUSTRIAL X CUSTO COMERCIAL

O custo industrial considera todos os valores utilizados na fabricação dos produtos da linha de produção da indústria, ele engloba todos os recursos utilizados na vai desde a aquisição da matéria prima, processo de produção, estoque, venda e administração da empresa.

O custo comercial é formado pelo valor da mercadoria adquirida, acrescida dos impostos, frete e seguro.

2.3 METODOS DE CUSTEIO

Todo produto produzido e composto por matéria prima, mão-de-obra, custos diretos e indiretos de fabricação. O custo unitário de fabricação varia em detrimento ao método de custeio utilizado, seja ele variável, absorção, ABC, RKW ou Target Costing.

Os métodos de custeio possuem particularidades relacionadas a classificação dos custos diretos, indiretos, fixos e variáveis, isso influencia diretamente na apuração do custo unitário de produção e no resultado da empresa.

2.4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

Unidades equivalentes de produção é um método utilizado para calcular o custo médio por unidade quando ao final do período ainda existem unidades em produção, esse calculo visa determinar o custo unitário das unidades inacabadas em relação às unidades prontas, o numero de unidades iniciadas que não estão acabadas.

O volume das unidades equivalentes é obtido ao se através da multiplicação do numero de unidades parcialmente concluídas pelo percentual de conclusão que elas se encontram.

Exemplo:

A indústria chega ao final do período com 5.000 unidades parcialmente acabadas com um percentual de 60% abaixo vamos efetuar o calculo para se obter a quantidade de unidades equivalentes.

Unidades equivalentes = 5000 x 60% = 3.000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com