TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA NA PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS

Por:   •  8/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  1.005 Visualizações

Página 1 de 2

A  Importância Da Controladoria Nas Pequenas e Medias Empresas

  1. Problema da Pesquisa

Mostrar as empresas o que e preciso para uma boa gestão tendo um conhecimento em diversas áreas, onde poderá auxiliar a mesma.

  1. Objetivo Geral

Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar o papel da controladoria dentro das pequenas e medias empresas.

  1. Objetivo Específicos

A) Avaliar os gestores como obter um bom controller:

B) Verificar  o conhecimento nas áreas da contabilidade, economia, administração e entre outros.

  1. Justificativa

As pequenas e medias empresas, geralmente são administrada pelos próprio sócio ou dono da empresa. De modo que, essa gestão seja solida, e necessário que as empresas tenha informação adequada para que obtenha um gerenciamento com conhecimento de alguns conceito, princípios e métodos de controladoria.

  1. Revisão Literatura

Quando falamos de pequenas  e medias empresas sendo fechada por falência ou processo judicial observamos que e por causa da má administração dos gestores ou próprio dono da empresa através do fluxo de caixa.

De acordo com, Catelli (2001,p 344) afirma que:

 "A controladoria enquanto ramos de conhecimento, apoiado ma Teoria de Contabilidade e numa visão multidisciplinar, é responsável pelo estabelecimento das bases teóricas e conceituais necessários para a modelagem, construção e manutenção de sistemas de informação e Modelo de Gestão Econômico, que supram adequadamente as necessidades informativas dos gestores e os induzam durante o processo de gestão, quando requerido, a tomaram decisões ótimas".

A controladoria nada mais e um sistema de informação baseado em um modelo de gestão capaz de mostrar resultados econômicos da empresas e tomada de decisão ao longo tempo. Com isso compreende um conjunto de informação  de Planejamento, Gestão, Orçamento, Custo, Caixa e entre outros departamento dentro da empresa.

Muitas empresas hoje não tem um departamento de controladoria, por achar um custo muito alto e por não esta ao alcance da empresa ou ate mesmo empresas de grande porte necessite dessa implantação.

De acordo com, Lunelli, Reinaldo Luiz ( Portal da Contabilidade);

"O contrller precisa demonstrar a capacidade de prever os problemas que poderão surgir e de coletar as informações necessárias para a tomada de decisões, visando a implantação de ações de melhorias. Precisa fornecer as informações em linguagem clara, simples e direta aos usuários e  principalmente traduzir os fatos, uma vez que os números isolados não auxiliam a administração da empresa".

Com essa implantação na empresa os gestores e donos terão o melhor controller tendo como investigar e diagnosticar as possível tomada de decisões sem que fuja de seus planejamento e consiga alcançar seu objetivo.  

  1. Metodologia

O trabalho consiste na pesquisa bibliográfica, sistema disponíveis pela rede mundial de computadores e artigos científicos de contabilidade e controladoria. Com base nos autores encontrados já elaborados, fornecendo dados para sustentação e argumentação do tema a ser discutido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com