TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTROLADORIA NAS EMPRESAS

Por:   •  10/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 10

CONTROLADORIA NAS EMPRESAS

Vanessa Monteiro de Lima 

Prof. Marcello de Souza Marin [1]*[2]*

RESUMO

O propósito desse trabalho é ressaltar a importância da Controladoria na gestão das empresas, sua utilização como ferramenta de gestão e o seu uso como um auxiliar no controle e planejamento quanto a tomada de decisões. A Controladoria é considerada uma ferramenta de gestão essencial, já que através dela podemos elaborar relatórios gerenciais importantíssimos e através deles nos direcionar quanto a elaboração e execução de projetos. Também ressalto o papel do Controller como responsável por todo planejamento, coordenação e direção no desenvolvimento das atividades executadas no ambiente empresarial. Vemos a importância de termos um profissional amplamente habilitado e competente na sua função, mantendo-se sempre atualizado para acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças impostas pelo mercado e pela economia em constante mudança.

Palavras-chave: Controladoria. Gestão. Controller

ABSTRACT

The purpose of this work is to emphasize the importance of Controllership in the management of companies, their use as a management tool and their use as an aid in controlling and planning in decision making. The Controllership is considered an essential management tool, since through it we can elaborate very important managerial reports and through them to guide us in the elaboration and execution of projects. I also emphasize the role of the Controller as responsible for all planning, coordination and direction in the development of the activities carried out in the business environment. We see the importance of having a professionally qualified and competent person in their role, always keeping abreast of the changes imposed by the market and the ever-changing economy.

Keywords: Controllership. Management. Controller

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho científico será dividido em três partes, apresentando o conceito, a função e o papel da Controladoria, após a definição de Controller e suas atribuições e por último a importância da Controladoria dentro das organizações.

Podemos ver a Controladoria como uma ferramenta de suma importância para as empresas, uma vez que demonstra a qualidade das funções operacionais e garante a continuidade da organização. Ela busca dados que facilitem a tomada de decisões de forma eficaz e ampla, já que levanta dados e informações de diversos setores da empresa, facilitando assim a tomada de decisão da entidade.

Para tanto, é necessário que seja desenvolvida por profissionais altamente capacitados, que possam mostrar a qualificação e desenvoltura em relação ao planejamento, execução e controle da organização, finalizando na excelência dos resultados obtidos.

Com o aumento da responsabilidade da Controladoria nos dias atuais, aumentou-se também a quantidade de dados e operações levantados com a finalidade de mudar o conceito de controle organizacional.

O responsável pala área de Controladoria para prestar as informações organizacionais, sejam elas econômicas, financeiras e gerenciais de cada organização é conhecido como Controller. É necessário que ele tenha completo domínio nestas áreas e também é de suma importância que ele esteja atento as modificações externas que a organização possa sofrer, antecipando prováveis riscos e mudanças de mercado no qual a organização está inserida.

A sua função pode diversificar-se de acordo com cada sistema organizacional estabelecido da organização, mas geralmente há um grande controle nas áreas produtivas e administrativas da empresa.

O objetivo dos gestores é aumentar o aspecto de suas transações para que a empresa possa sobreviver no mercado competitivo e caso seja necessária uma reorganização devido a crises e flutuações no mercado, a Controladoria proporcionara as análises técnicas para uma melhor tomada de decisão.

2. ASPECTOS CONCEITUAIS E HSTORICOS DA CONTROLADORIA

Surgiu como resposta ao desenvolvimento e expansão das organizações norte americanas, no início do século XX, e tinha o intuito de possibilitar controle rigoroso nas grandes corporações, já que não existia grande controle nas matrizes e filiais.

A Controladoria tem grande responsabilidade na construção e manutenção do sistema de informação gerando as informações corretas para a tomada de decisão, garantindo sempre o princípio da continuidade e sustentabilidade, garantindo assim resultados excepcionais.

Para garantir resultados excepcionais, o Controller necessita possuir bom conhecimento de toda área administrativa e deve estar familiarizado com tudo que envolve o mercado financeiro, atualizando-se sempre para que nenhuma informação seja perdida ou que fique desconforme com os padrões contábeis.

        Souza e Borineli (2009, p.11) a definiram como:

[...] a Controladoria é um conjunto de conhecimentos que se constituem em bases teóricas e conceituais de ordem operacional, econômica, financeira e patrimonial, relativas ao controle de processo de gestão organizacional.

Os autores categorizaram a Controladoria como uma ciência originadas em vários outros setores organizacionais, tendo a sua peculiaridade ao seu clima organizacional, distinguindo a Controladoria como uma área administrativa ou ciência social.

Já Padoveze (2003, p.3), considera que “a Controladoria é a utilização da Ciência Contábil em toda a sua plenitude”. Dessa forma, o autor acredita que a Controladoria é a evolução e o aperfeiçoamento da Contabilidade e sendo uma ciência social é preciso se atualizar sempre que necessário.

Dessa forma, apurando e considerando a opinião de cada um dos autores, podemos constatar que alguns deles se sujeitaram a expressar e estabelecer o conhecimento de forma clara e objetiva, devido à complexidade que o assunto pede, ficando assim difícil de analisa-la por causa da utilização de diversos instrumentos operacionais.

A Controladoria é o instrumento que mostrará informações necessárias para agrupar os controles, evidenciando custos e receitas dos resultados operacionais, conduzindo assim a corporação a sua missão organizacional.

2.1. FUNÇÕES DA CONTROLADORIA

Sua finalidade é fornecer informações adequadas ao processo decisório. Suas principais funções e suas respectivas missões:

  • PLANEJAMENTO: estabelecer um plano com o objetivo de alcançar as metas da organização, a curto, médio e longo prazo, sendo que esse plano deve ser revisto constantemente, informando sempre os envolvidos sobre qualquer alteração.
  • ORGANIZAÇÃO: para que o objetivo seja alcançado, é necessária uma excelente estrutura organizacional.
  • DIREÇÃO: estabelecer a divisão de tarefas de acordo com o estabelecido pela gestão.
  • CONTROLE: assegura que o trabalho executado tem relação com o propósito estabelecido pela organização.

Essas funções são constatadas em toda estrutura organizacional, estando praticamente no cotidiano da controladoria. Todos os controles são excelentes num plano estratégico, no mercado cada vez mais competitivo que as organizações estão inseridas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com