TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência, Tecnologia e Sociedade

Por:   •  20/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA

CUSRO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

TUTOR: JACQUELINE MAIA DE MIRANDA

ALUNA: CAMILLA ARNALDO DE FARIAS

MATRÍCULA: 20191109310

AVA2: Ética, meio ambiente e atuação profissional

(CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE)

RIO DE JANEIRO

2022.1


O contador – ou contabilista – é o profissional diplomado em Ciências Contábeis, com curso superior. Com essa formação, está habilitado a exercer funções ou serviços nas áreas financeiras, atuariais, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Ele pode trabalhar com gestão de empresas, mercado de seguros, controladoria, perícias e auditorias e precisa ser credenciado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade). Na hora de abrir uma empresa, por exemplo, é o profissional indicado para auxiliar nos trâmites, recomendando o regime tributário mais adequado e apurar os impostos.

Sustentabilidade

Conceito: “Capacidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente sem que isso afete as gerações futuras, normalmente se relaciona com ações econômicas, sociais, culturais e ambientais.”

Ser sustentável deve ser uma obrigação de todos, inclusive das empresas — que são responsáveis por explorar diversos recursos naturais. Nesse sentido, a sustentabilidade empresarial tem o objetivo de reduzir o impacto ambiental da organização e incentivar o desenvolvimento da sociedade por meio de um conjunto de ações que favorecem o meio ambiente.

Praticar a sustentabilidade dentro das empresas é fundamental para que o negócio crie uma imagem positiva diante de seu público e, com isso, ganhe uma vantagem competitiva. Afinal, os consumidores, hoje, priorizam a sustentabilidade na hora de comprar um determinado produto ou serviço.

Como que a sustentabilidade pode se relacionar com a Contabilidade

A Contabilidade do futuro será digital (fato que já gera reflexos positivos ao meio ambiente). As toneladas de papéis, pastas e documentos que fazem parte da rotina do contador não deverá mais existir devido à grande redução de uso desses recursos promovida pela tecnologia. As soluções tecnológicas surgiram como um ponto a favor da diminuição do uso do papel, sendo uma estratégia interessante para as organizações. Além disso, o uso de sistemas especializados e eficientes tornam a rotina mais produtiva.

Cabe destacar que, muitas vezes, o desperdício é gerado pela falta de costume em lidar com novas práticas na rotina de trabalho. Investir em sistemas de automação e armazenamento em nuvem já são formas de reduzir a necessidade de papel e não prejudicar o meio ambiente. O primeiro passo pode começar com os arquivos em nuvens e digitalização dos documentos.

Além disso, a contabilidade é um segmento que tem acesso a informações sobre os lucros, os custos e os gastos de uma empresa. Olhar para esses números visando diminuir os que envolvem papéis, descartáveis, pastas e armários para armazenamento também é importante.

Temos abaixo algumas maneiras de tornar o escritório de contabilidade mais sustentável:

  • Criar uma cultura de responsabilidade sustentável: o primeiro passo é ter esse posicionamento na cultura da empresa. Isso porque essa responsabilidade não é apenas do gestor, é de todos que fazem parte da organização. A partir do momento em que todos compreenderem a importância da sustentabilidade na rotina da empresa, cria-se uma equipe onde uma pessoa ajuda a outra neste processo. Por meio de palestras e treinamentos, pode-se mostrar aos colaboradores a razão da empresa dar este passo e como eles podem ajudar.
  • Investir no armazenamento em nuvem: tecnologia muito usada pela praticidade e segurança que este método proporciona. Além disto, mantém os arquivos salvos em uma rede segura, dispensa a necessidade do uso de papéis e documentos impressos, bem como arquivos físicos dentro do escritório.
  • Apostar em informatização de processos: usar a tecnologia para otimizar os processos e obter resultados mais satisfatórios, também impacta positivamente o meio ambiente.
  • Implementação de robotização no escritório: a robotização é uma obrigatoriedade para os escritórios que querem manter a competitividade, adquirir diferenciais e ainda ser sustentável. No sentido sustentável, essa tecnologia realiza análises em tempo real sem que o uso de papéis para a geração de relatórios seja necessário.

Ética

Conceito: “Reunião das normas de juízo de valor ou de valor moral presentes em uma pessoa, sociedade ou grupo social: a ética parlamentar o impediu de transgredir suas convicções.”

Adotar uma conduta ética na Contabilidade é um dos principais atributos dos grandes profissionais, pois, como a área é responsável por registrar as atividades sobre direitos, obrigações e patrimônio das empresas, quase sempre existe a chance de seguir um caminho incorreto.

No dia a dia, o contador é exposto a possibilidades de fraudar documentos, criar mecanismos para burlar orçamentos, fornecer informações sigilosas para terceiros, emitir pareceres irreais etc. Essas ações, embora tenham um benefício imediato, no decorrer do tempo conduzem à degradação da credibilidade e da imagem do perito.

A ética na Contabilidade diz respeito aos elementos que orientam a conduta dos profissionais e instituições da área, com o objetivo de atender às expectativas de comportamento correto. Isso passa não só pelo respeito às normas legais, mas, principalmente, pela adoção de um conteúdo moral mínimo, como boa-fé, lealdade, honestidade e transparência.

A principal regulamentação sobre o tema é o Código de Ética Profissional do Contador (CEPC). O documento traz os compromissos fundamentais de quem atua na profissão, bem como os instrumentos jurídicos para punir as faltas cometidas.

Seguem abaixo os princípios éticos da contabilidade:

  • Dever de sigilo: O contador é obrigado a guardar sigilo das informações obtidas pelo exercício da profissão, desde que a atividade seja lícita. Sendo assim a construção as bases de uma relação de confiança com os contratantes, a ponto de eles disponibilizarem dados essenciais sobre suas finanças pessoais ou empresariais. Trata-se de uma responsabilidade protegida pelo Código de Processo Civil:

Art. 388.  A parte não é obrigada a depor sobre fatos:

(…) II – a cujo respeito, por estado ou profissão, deva guardar sigilo;

  • Dever de honestidade: O trabalho não pode ser desempenhado com o intuito de obter vantagens indevidas, como facilitar o cometimento de fraudes, omitir informações que deveriam constar dos documentos, burlar procedimentos legais etc. Além disso, a atividade precisa se orientar pela verdade. O contador deve transmitir mesmo as notícias mais desagradáveis sobre a situação patrimonial do cliente, bem como zelar para que essas reflitam a realidade.
  • Dever de transparência: O dever de honestidade conduz à necessidade de transparência na relação entre contador e cliente. Com efeito, o profissional tem de prestar contas sobre suas atividades ao contratante e esclarecer os documentos elaborados. Nesse sentido, vale ressaltar duas proibições previstas no art.3º do CEPC:

XI – recusar-se a prestar contas de quantias que lhe forem, comprovadamente, confiadas;

XII – reter abusivamente livros, papéis ou documentos, comprovadamente confiados à sua guarda;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com