TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade e Seu Contexto Histórico

Por:   •  5/6/2016  •  Monografia  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

1.  INTRODUÇÃO

        A contabilidade surgiu na pré-história e desde então passou por um longo processo evolutivo, atendendo a várias necessidades de cada época. Com o desenvolvimento e crescimento da sociedade, também evoluíram a economia como um todo, surgindo necessidades de controles cada dia mais complexos, tanto físicos quanto monetários.

        Dessa forma, a contabilidade sempre com vistas a atender a essas novas demandas, tem procurado criar novos mecanismos de forma a suprir seus vários usuários internos e externos.

        Para tanto, com a finalidade de melhor atender a esses usuários, precisou criar padrões de apresentação e regras (princípios) com o objetivo de nortear o desempenho de suas tarefas.

        Sendo assim, o presente trabalho apresentará cada um dos princípios contábeis geralmente aceitos, conforme segue.


2  REVISÃO LITERÁRIA

De acordo com Padoveze Luiz Clovis (2012) os princípios contábeis significam, então as regras em que a assenta toda estrutura teórica para escrituração e analise contábil, e que sustenta toda contabilidade.

De acordo com Zanluca Cesar Júlio (2007) os princípios são aplicáveis a contabilidade no seu sentido mais amplo da ciência social, cujo o objeto é o patrimônio da entidade.

De acordo com Carlos José (2011) os princípios contábeis são as verdadeiras normas delimitadoras da aplicação da ciência contábil,se não houvesse, cada entidade teria uma forma própria de registrar os fatos contábeis não podendo mensurar  de maneira correta  a riqueza patrimonial, o principio deve ter três características ser úteis, objetivas e praticáveis.

De acordo com  Consultores Empresarias LTDA (2013) os princípios fundamentais de contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias  relativas a ciência da contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos  contínuos de nosso país.

De acordo com De Paula Contadores(2009) a contabilidade é governada por um conjunto de leis de formação, é chamadas princípios contábeis que servem para orientar  a prática profissional de acordo com os princípios fundamentais que são:princípio da entidade,da continuidade, da oportunidade, registro pelo valor original ,da competência e prudência.

De acordo com Palácios Antonios(2010) os princípio contábil representam doutrinas,a ciência da contabilidade o princípio da entidade, reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade é afirma autonomia patrimonial.O patrimônio pertence a entidade,mais a recíproca não é verdadeira, a soma de agregação contábil de patrimônios autônomos não resultam em uma nova entidade mas,numa entidade de natureza econômica contábil.

De acordo com Ferreira J. Ricardo(2012) por ser uma ciência social,portanto não exata a contabilidade necessita de princípios por meios dos quais sejam convencionados critérios uniformes de adoção obrigatória na sua execução.Se uma empresa adotasse o regime de competência e outra regime de caixa,seriam impossível a comparação dos resultados nos períodos esperados,assim os princípios funcionam como um padrão para serem seguidos,pois facilitam os técnicos contábeis ,pois as informações contábeis devem ser  divulgadas uniformes,confiáveis  e úteis para os usuário externos(público).  

De acordo com Lopes Tavares Charone André (2012) os  princípios contábeis serve de base, então nada mais são do que as normas a serem atentadas pelos profissionais durante o exercício da profissão. A  edição dessas normas de postura profissional e órgão contábil, exemplo IASB, própria legislação norte americana, no Brasil é o Conselho Federal de Contabilidade, o CFC emitiu a resolução 530-81 que abordava os princípios contábeis e  foram substituídas pela 750-93, com o objetivo de acompanhar a evolução da contabilidade, em um aspecto peculiar dessa resolução que se resume todos os conceitos em um único grupo.

De acordo com Fernandes L. Guirão (2011) a contabilidade repousa sobre um pequeno conjunto de pressupostos princípios fundamentais dos quais são chamados princípios contábeis. É importante estar atento pois a contabilidade se torna mais compreensível, os princípios contábeis permeiam quase tudo relacionado a uma empresa ou escritório de contabilidade, por isso é importante o profissional se manter informado sobre os princípios para cumprir com eficiência e qualidade.

De acordo com Carneiro Domingues Juarez (2010) considerando que por conta do processo de convergência as normas internacionais de contabilidade, o CFC emitiu aplicabilidade dos princípios contábeis que serve como um alicerce para julgamento profissional na aplicação nas normas brasileiras de contabilidade que os princípios contábeis fazem ter harmonização dos documentos vigentes que serve para entendimento dos usuários das demonstrações contábeis.

3  METODOLOGIA

No inicio a contabilidade tinha a finalidade de controlar o patrimônio.

Porém como a economia pré-histórica era primitiva,a demanda de informações era muito pequena.

Com a evolução da sociedade e crescimento populacional houve a expansão econômica aumentando por conseguinte a necessidade de padrões de controle devido ao aumento da quantidade de dados a serem processados.

Houveram vários fatos marcantes tais como:

Surgimento do método das partidas dobradas no século XV em 1492.

Revolução Industrial, e a evolução da contabilidade de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com