TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição da Cotação de História na Educação Infantil

Por:   •  6/6/2021  •  Monografia  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO

Aluno(a): Ellen Thaís Almeida Batista Da Silva

Ru: 1366569

1. TEMA

Contribuição da Contação de História na Educação Infantil: futuros leitores

2. PROBLEMATIZAÇÃO

       Qual[a] a relevância da leitura no âmbito do ensino infantil e como pode ser [b]inserido na sala de aula despertando interesse nos alunos?

3. JUSTIFICATIVA

O professor já nos anos iniciais dos alunos, é capaz de analisar e selecionar as narrativas adequadas para utilizar como ferramenta para atividades e ser o maior incentivador ao gosto pela leitura. O uso dessa ferramenta incentiva não somente a imaginação, mas também o gosto e o hábito da leitura; a ampliação do vocabulário, da narrativa e de sua cultura; o conjunto de elementos referenciais que proporcionarão o desenvolvimento do consciente e subconsciente infantil, a relação entre o espaço íntimo do indivíduo (mundo interno) com o mundo social (mundo externo), resultando na formação de sua personalidade, seus valores e suas crenças.

4. OBJETIVOS

               Objetivo Geral

• Investigar os motivos que levam à considerar o ato de contar história como um aliado na transformação da educação infantil através de reprodução bibliográficas disponíveis sobre a importância de contar e ouvir histórias.

             Objetivos específicos

  • Refletir e analisar [c]a importância da contação de histórias e sua relação na evolução da criança.
  • Identificar a importância do professor realizar e manter essa prática.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  Para (RODRIGUES, 2005, p. 4)[d] a contação de histórias é atividade própria de incentivo à imaginação e o trânsito entre o fictício e o real. Ao preparar uma história para ser contada, tomamos [e]a experiência do narrador e de cada personagem como nossa e ampliamos nossa experiência vivencial por meio da narrativa do autor. Os fatos, as cenas e os contextos são do plano do imaginário, mas os sentimentos e as emoções transcendem a ficção e se materializam na vida real.

   A história tem um papel significativo na contribuição com a tolerância e o senso de justiça social, podendo criar novos rumos à imaginação, podendo ser eles bons ou ruins com a adequação condizente com a faixa etária. Segundo (ABRAMOVICH), 1997, p. 37)[f] o faz de conta na medida do seu entendimento, de sua capacidade emocional, contendo elementos que os fascinam, desperta o seu interesse, curiosidade e encantamento. Ao contar histórias, o professor estabelece com o aluno um clima de cumplicidade que os remete à época dos antigos contadores que, ao redor do fogo, contavam a uma plateia atenta às histórias, costumes e valores do seu povo. A plateia não se reúne mais em volta do fogo, mas, nas escolas, os contadores de história são os professores, elo entre o aluno e o livro. O ato de contar histórias é próprio do ser humano, e o professor pode apropriar-se dessa característica e transformar a contação em um importantíssimo recurso de formação do leitor. (PENNAC, 1993, p. 124).[g]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com