TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DE QUE MODO À EDUCAÇÃO MUSICAL CONTRIBUI NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  6/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.890 Palavras (20 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 20

MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: “DE QUE MODO À MÚSICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO CONTRIBUI NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

Pissarra, Josiléia Vicente[1]

Rodrigues, Graziele Wotkovsky Roncete[2]∗∗

Faculdade São Geraldo[3]∗∗∗

RESUMO

Este artigo trás a música como ferramenta pedagógica na educação infantil. Teve como problema entender de que modo a música como instrumento pedagógico contribui no desenvolvimento da criança na educação infantil. Tendo como objetivo analisar as contribuições da educação musical no desenvolvimento da criança nessa etapa da educação. Para tal realizamos pesquisa de campo, sendo utilizado como metodologia à observação, entrevistas e questionários, representando concepções e exemplos práticos das professoras e dos alunos dessa área de ensino, na pesquisa bibliográfica é relatado um breve histórico da música na educação, no contexto geral, no Brasil e enfim na Educação Infantil, A pesquisa foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI do município de Vitória/ES. Este tema foi escolhido após algumas experiências decorrentes de estágios vividos na Educação Infantil.

Palavras – chaves: Criança, Educação Infantil, Música.

 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem a intenção de destacar a relevância de se trabalhar com a música no cotidiano da educação infantil, a mesma terá como foco principal defender a música como instrumento didático/pedagógico, ampliando os horizontes sobre a temática musicalização na Educação Infantil. Tem como problema entender de que modo a música como instrumento pedagógico contribui no desenvolvimento da criança na educação infantil. Tendo como objetivos analisar as contribuições dá educação musical no desenvolvimento da criança na educação infantil. Com base em material já elaborado, constituído principalmente de artigos científicos. Será utilizada também a pesquisa de campo, essa pesquisa consiste em observações, questionários e entrevistas onde estaremos adentrando na realidade especifica do tema escolhido, que é a Musicalização na Educação Infantil. Os sujeitos analisados são alunos e professores de educação infantil, da rede municipal de ensino do município de Vitória/ES.  A analise de dados se deu através de descrição da observação. O local escolhido para pesquisa de campo é um Centro Municipal de Educação Infantil do município de Vitória, seus sujeitos são alunos da Educação Infantil dos grupos 3 a 6 com alunos que variam de 2 a 5 anos de idade. Os nomes da escola, alunos e professores utilizados nesse artigo serão fictícios para resguardar a identidade dos envolvidos.

Assim, o texto esta organizado em momentos buscando apresentar as possibilidades da música como ferramenta pedagógica e para isso, o primeiro momento trata da música no mundo e no Brasil de uma forma bem resumida, apresentando sua trajetória histórica até os dias de hoje e como ela chega à educação infantil. No segundo momento, fica como foco de trabalho a importância da relação entre o ensino e a aprendizagem da música, a importância desta no desenvolvimento das crianças e a compreensão dos educadores sobre o significado da música em suas aulas. O terceiro momento apresenta como os professores trabalham a música na prática nas salas de educação infantil, e como pode ser usada enquanto a prática pedagógica que ajudam no desenvolvimento das crianças, as dificuldades que encontram neste aspecto e alguns exemplos e possibilidades de como usar a música em sala de aula.

Nas considerações finais estão condensados todos os procedimentos que foram usados na construção deste trabalho e as conclusões levantadas durante todo o processo de sua feitura.

Entender mais sobre a importância da música e seus benefícios na Educação Infantil é uma das intenções deste artigo, pois o desejo de realizar uma pesquisa em torno desse tema surge a partir das experiências que tivemos dentro do ambiente escolar, onde presenciamos situações em que o uso da música era utilizado de forma a educar e outras tantas apenas de forma mecânica, sem sentido para a criança, onde o professor fala: “faça assim, faça desse jeito, assim esta errado”. Entendemos que a música precisa ser algo empolgante, que fuja da teorização, da exposição, dando chances a criança de criar, explorar, fazer, construir. 

A música é de extrema importância na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, dentro de casa através de seus pais, das quais muitas vezes cantadas na hora de dormir.  A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, é importante aproveitá-la como um instrumento importante dentro da sala de aula. Ela ajuda na socialização, equilíbrio e estimula os sentidos. A musicalização desempenha importante papel na vida de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética. A música também cria um ambiente favorável para a imaginação. A educação pela música proporciona uma educação completa (ONGARO, SILVA, RICCI, 2006).

  1. MÚSICA E EDUCAÇÃO

A música é uma linguagem universal. O homem e a música andam juntos desde os primórdios. A música está presente em todas as culturas, ela está presente em diversas situações da vida humana, em cerimônias religiosas e fúnebres, em momentos de glórias e em momentos de dor. A música é uma forma de expressão poderosa de um povo e sua cultura, é utilizada como fator determinante nos desenvolvimentos motor, linguístico e afetivo de todos os indivíduos. A música traz efeitos muito significativos no campo da maturação social da criança. O repertório musical é um dos meios pelo qual nos iniciamos como membros de determinado grupo social (SILVEIRA, ANDRADE, 2012).

Segundo algumas pesquisas feitas na área da educação, a linguagem musical tem sido indicada como uma das áreas de conhecimentos mais importantes a serem trabalhadas na Educação Infantil, ao lado das matérias básicas. Em alguns países a música recebe um bom realce nos currículos, como é o caso do Japão e dos países nórdicos. Nesses países, o educador tem, na sua graduação profissional, um lugar dedicado à sua formação musical, inclusive com a prática de um instrumento, além do aprendizado de um grande número de canções. Este é, por sinal, um grande entrave para nós: o espaço destinado à música em grande parte dos currículos de formação de professores é ainda principiante, isso quando existe (NOGUEIRA, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (390.3 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com