TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Controladoria Dentro da Empresa

Por:   •  16/4/2017  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Balanço orçamentário é dado como o passo inicial na contabilidade publica, compreendem as receitas/ despesas, orçadas/realizadas.  Onde poderá resultar em um déficit ou superávit baseado nessas informações. Superávit será quando a arrecadação será maior que as despesas do período e déficit será o oposto, os gastos serão maiores que a arrecadação, resultando num excesso de gastos que as receitas são será capazes de suprir.  O ano de apuração será fixado do primeiro dia do ano até o ultimo.

As despesas orçamentarias podem ser aquelas pré-fixadas  ou através de créditos especiais, que são aqueles que podem ser adicionados no ultimo quadrimestre .  Destes podem ser divididos em suplementares, especiais ou extraordinários.  Todos os requisitos da Lei de Orçamento deve ser seguido.

Dessa demonstração poderá ser contraídos índices como: quociente da execução da receita (receita executada dividida pela receita prevista), quociente do equilíbrio orçamentário (despesa fixada dividido pela receita prevista), quociente de cobertura dos créditos adicionais (excesso de arrecadação  dividido pelos créditos adicionais abertos), quociente da execução da despesa (despesa executada pela fixada) entre muitos outros.  

Balanço financeiro

São registrados todos os entradas e gastos, a arrecadação da receita e o pagamento da despesa orçamentária e extra orçamentária. As receitas podem ser de cunho orçamentário ou extra orçamentário de encontro com as despesas orçadas e as extras orçamentarias. No balanço financeiro demonstrará as origens e as aplicações das receitas. Sejam elas atendendo os requisitos fixados ou não.  Para o balanço financeiro é utilizado o regime de caixa e regime de competência. Essa demonstração tem como um dos seus objetivos mostrar a aptidão de pagamento dos pagamentos devidos a todos aqueles que têm obrigação.

A vários índices que podem ser aplicados ao balanço financeiro do Estado, tais como: quociente de execução orçamentaria, quociente financeiro real da execução orçamentaria, quociente da execução orçamentaria corrente, quociente da execução orçamentaria de capital, quociente execução extra orçamentaria, quociente da execução financeira, dos saldos financeiros, liquidez orçamentaria, quociente da participação do passivo financeiro a descoberto nas receitas orçamentárias, participação do passivo financeiro a descoberto na margem de poupança, situação financeira .

Balanço Patrimonial

Será evidenciado os bens, direitos e obrigações devidas para aquela unidade publica. No Sistema Patrimonial os lançamentos que correspondem a incorporação ou desincorporação de ativos e passivos. Deve seguir modelo do Anexo no 14, da Lei  4.320/64.

apresenta o resultado patrimonial do exercício, mediante os saldos das contas que representam os valores residuais dos ativos da entidade, depois de deduzidos todos os seus passivos, demonstradas na parte do Patrimônio Líquido, ou seja, onde é apresentado o saldo patrimonial.

Os índices que podem ser aplicados no balanço patrimonial são: Quociente da situação permanente, Quociente do limite de endividamento, Quociente do dispêndio da dívida, Quociente da participação dos encargos da dívida fundada nas receitas correntes, Quociente do resultado patrimonial, Quociente dos ativos imobilizados, Quociente do comprometimento de ativos, Quociente dos ativos disponíveis, Quociente do acúmulo histórico de capital próprio e Quociente da utilização de capital de terceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com