TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação da escola neocontista e seus fundamentos

Por:   •  9/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  3.425 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

        Este trabalho foi desenvolvido para ampliar o conhecimento sobre a criação da escola neocontista e seus fundamentos, falaremos de Fabio Besta que foi quem mais se destacou perante estas teorias.

        O neocontismo ou moderna escola francesa foi à terceira escola de pensadores que veio com intuito de inovar e esclarecer o estudo da análise patrimonial, ela foi também a escola que reforçou o objeto da contabilidade evidenciando a riqueza patrimonial.

        A escola Neocontista forneceu bases para o surgimento da quarta escola de Contabilidade, a escola Controlista para qual a Contabilidade volta-se para o controle econômico.

        O neocontismo surgiu em 1914 como um movimento contrário ao personalista, para os neocontistas as contas não deveriam ser abertas a pessoas ou entidades e não representavam direitos e obrigações, mas deveriam demonstrar os valores dos componentes patrimoniais sujeitos as modificações. Foi também a responsável por atribuir á contabilidade o papel de evidenciar o ativo, o passivo e a situação liquida das unidades econômicas.

FABIO BESTA (1845 – 1922)

Em 1868 aos 23 anos graduou-se como contador, aos 28 anos de docência superou seu mestre Francesco Villa em seus ensinamentos, demonstrou o elemento fundamental da conta, o valor, chegando muito perto de definir o patrimônio como objeto da contabilidade.

Em 1991 Besta inicia a era do controle sendo o maior contador moderno, desenvolvendo teoria materíalistica das contas, objetivando estudar a matéria sobre o ângulo do controle da riqueza; desenvolveu conceito de controle antecedente, com comitante e subsequente. Defendeu também a ideia de que o controle econômico é o objetivo de estudo da contabilidade.

 

NEOCONTISMO

Surgiu por volta de 1914 trazendo grande avanço para o estudo da análise patrimonial, pois nesse momento havia possibilidade de descobrir como estava à situação liquida da azienda, entende-se que se a posse dos bens e direitos que estão localizados no patrimônio satisfaz total ou parcialmente as obrigações da azienda, através dessa analise patrimonial identifica se houve a obrigação favorável representando lucro ou se a obrigação for desfavorável representando prejuízo, nesse momento a azienda deverá remodelar sua forma de organização administrativa para repor as perdas adquiridas na evolução comercial.

O Neocontismo surgiu sendo um movimento contrário ao personalista, defendendo o valor das contas. Para eles as contas não deveriam ser abertas a pessoas ou entidades e não representavam direitos e obrigações, mas deveriam demonstrar os valores dos componentes patrimoniais sujeitos as modificações. Foi também a responsável por atribuir á contabilidade responsabilidade de evidenciar o ativo, o passivo e a situação liquida das unidades econômicas.

Através das contas possibilita as aziendas exprimir valores, dando como forma a formação de grupos como bens patrimoniais e o patrimônio líquido, iniciando através deste momento a identificação que o patrimônio de uma azienda é o controle de bens e direitos e o patrimônio líquido se têm através da apuração dos lucros e perdas do período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com