TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Organizacional

Por:   •  24/9/2015  •  Dissertação  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

CULTURA ORGANIZACIONAL

Toda empresa, socialmente constituída, faz parte e está inserida em um ambiente. Existe o ambiente externo e seu ambiente interno. Assim como todo cotidiano empresarial, tais empresas enfrentam problemas em seu dia-a-dia, passam o tempo todo com constantes tarefas a serem resolvidas, solucionadas.

A forma como cada empresa lida com seus ambientes, o caminho que ela percorre para solucionar seus problemas é denominada de cultura organizacional. A cultura organizacional é a cartilha de aprendizado da empresa para transmitir aos outros as formas de resolver suas problemáticas.

A cultura organizacional apresenta três níveis de apresentação: Artefatos, Valores compartilhados e Pressuposições básicas

GESTÃO PARTICIPATIVA

A gestão participativa é um novo modelo de administração que grandes empresas têm a apontado como uma das grandes responsáveis por alavancar seu sucesso no mercado.

Neste modelo de gestão os líderes fazem com que sua equipe de subordinados participe diretamente de decisões ligadas a empresa, trazem seus colaboradores para junto de si no processo administrativo da instituição. Assim, colaboradores são motivados a compartilhar suas opiniões tendo a oportunidade de vê-las aproveitadas na construção de uma empresa melhor.

Para isso as pessoas precisam ser motivadas a participar de tal processo, precisam ter envolvimento mental e emocional com a empresa e também precisam aceitar assumir responsabilidades.

EMPOWERMENT

“Empowerment” em seu literal, traduzindo para o português, significa “Empoderamento.

Em seu conceito administrativo significa uma descentralização de poderes, assim como na gestão participativa sugere uma maior participação dos colaboradores no processo decisório das empresas lhes prestando maior autonomia de decisão, mas atrelado a isso uma maior parcela de responsabilidade.

Este chamado empoderamento das pessoas deve passar por cinco passos fundamentais:

  1. Participação direta das pessoas nas decisões da equipe.
  2. Atribuição de responsabilidades as pessoas pelo alcance de metas e resultados
  3. Liberdade de escolha para os colaboradores
  4. Trabalho em equipe
  5. Autoavaliação

Mas para que este processo seja implantado com sucesso a transformação também precisa acontecer com os lideres, eles precisam deixar para trás o modelo de liderança autoritário, burocrático e coercitivoe passar a utilizar a liderança renovadora onde o principal fator é o apoio e motivação as pessoas que são parte de sua equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com