TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLHA DA CARREIRA E O SUCESSO PROFISSIONAL

Por:   •  15/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANTÔNIO – INESA

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa

Professor: Vilde Luzia Dalmônico

Acadêmico: Rogel Vieira

A ESCOLHA DA CARREIRA E O SUCESSO PROFISSIONAL

Uma situação comum que a maioria dos jovens se deparam quando estão concluindo o ensino médio é “Que curso escolher?”. Muitos seguem as carreiras que os pais ou familiares exercem, outros fazem testes vocacionais, dentre outros métodos seguidos para a escolha do curso e profissão almejada. Após a escolha feita, vem o vestibular ou ENEM, dependendo de cada instituição, e para alguns a aprovação é alcançada. E assim se inicia uma carreira acadêmica com o objetivo de se tornar um profissional de sucesso.

1 COMO ESCOLHER O CURSO CERTO

Após a conclusão do ensino médio, chega a hora de escolher qual profissão seguir e nesta hora surge a dúvida de qual curso escolher. Com várias opções e influências de pessoas que nos rodeiam, o lado financeiro e olhando também é claro quais áreas estão ou estarão em alta no mercado de trabalho o estudante acaba ficando perdido. Não existe uma formula secreta para a escolha porem fazer uma autoanálise pessoal ou se autoconhecer é um dos princípios básicos para a escolha se tornar mais fácil e adequada. E conforme dito pelo o filósofo Confúcio,  “Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida”. A escolha por ciências contábeis não foi fácil, pois meu foco sempre foi na área tecnológica, mas a necessidade de Itapoá em ter um escritório contábil qualificado para atender as demandas empresariais e a ajuda da familia me fez optar pelo curso de bacharel em ciências contábeis.

1.1 O CURSO        

Destina-se à formação de profissionais aptos a atuar em diversos contextos organizacionais. O contador é parte da estrutura básica de qualquer empresa ou organização, sejam elas públicas ou privadas. Sua principal missão é fazer registros contábeis, análise de custos e investimentos, orçamentos e orientar os demais gestores na tomada de decisão. Ele pode controlar os gastos de uma organização, ser responsável pela análise e cálculo de impostos ou então ajudar na declaração do imposto de renda da galera. Os profissionais de Ciências Contábeis também são fundamentais na hora de dar base para uma tomada de decisão que envolva o dinheiro da empresa. O curso tem duração de 4 anos e segundo o MEC os assuntos que se encontram no curso de Bacharel em Ciências Contábeis são: Administração, Economia, Direito, Análises Matemáticas, Finanças, Tecnologia da Informação, Teorias da Contabilidade, Atividades Atuariais (seguros), Informações Financeiras e Patrimoniais, Auditoria e Perícia e Arbitragem e Controladoria. Após formado o contador pode atuar em várias áreas do setor contábil, tanto em empresas privadas como governamentais, são elas: Análise tributária, Perícia contábil, Auditoria contábil, Fiscalização, Atuarial (seguros), Consultoria, Ensino e Pesquisa.

1.1.2 A vida acadêmica

Quando iniciamos a vida acadêmica percebemos diferenças constantes entre a universidade e o ensino médio,  um exemplo fácil de se perceber é a chegada e saída da sala de aula, no ensino médio não podemos se ausentar da sala sem o consentimento do professor presente, já na faculdade o mesmo não é tratado com tanto rigor, outro exemplo é a diferença social econômica de cargos e profissionais bem distintos, onde vemos supervisores, estagiários e empresários estudando na mesma sala de aula.

O que acontecerá com o acadêmico que não organiza seu tempo, que não se prepara para provas e trabalhos só porque o professor não estabeleceu regras para desempenha-las? Quem entra para a faculdade percebe que muita coisa mudou e que ele também precisa mudar e se adaptar a este novo mundo universitário, os textos apresentados não serão somente memorizados, a leitura não serão somente opção, o aprendizado de novas palavras e o uso do dicionário serão mais corriqueiros, o trabalho em grupo se torna crucial, pois toda ajuda será bem-vinda, Pois,  como bem afirma e complementa CHIAVENATO (1997, p. 23)

“O ser humano é eminentemente social e interativo. Não vive isoladamente, mas em constante convívio e relacionamento com seus semelhantes.  Devido a suas limitações individuais, os seres humanos são obrigados a cooperarem uns com os outros, formando organizações para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria alcançar”.

E o tempo? O tempo se não for bem planejado e organizado pode tornar a vida acadêmica um terror.

1.1.2 Como administrar o tempo        

Com a correria do dia onde as pessoas tendem a se divisão entre as vida social, trabalho e estudos, a vida acadêmica acaba sendo a mais prejudicada, ainda, mas com pessoas que tem uma família construída com filhos. O bom planejamento do seu tempo para conciliar todas as tarefas do dia a dia, é essencial para manter um bom convívio familiar, financeiro e acadêmico. E como organizar-se para que consigamos conciliar todos estes afazeres diários? Simplesmente anotarmos em uma agenda ou planilha tudo o que fazemos durante o dia, começando desde o acordar de manhã até a hora de dormir. Segue abaixo um exemplo de planilha de planejamento.

Tarefas

Início

Término

Duração

Levantar

04:15

04:15

Higiene Pessoal

04:15

04:25

10 minutos

Café da Manhã

04:25

04:35

10 minutos

Saída para tratamento medico

04:45

07:00

2 horas e 15 minutos

Início do tratamento

08:00

10:00

2 horas

Almoço

12:00

12:45

45 minutos

Retorno para casa

13:00

15:15

2 horas e 15 minutos

Higiene Pessoal

15:15

15:45

30 minutos

Saída para faculdade

16:00

18:30

2 horas e 30 minutos

Faculdade

19:30

22:30

3 horas e 30 minutos

Retorno para casa

22:45

01:00

2 horas e 15 minutos

Descanso

01:00

Quadro 1. Descrição das tarefas realizadas durante a semana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com