TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA INFORMACAO NA CONTABILIDADE

Por:   •  24/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 11

A EVOLUÇÃO DA INFORMACAO NA CONTABILIDADE

Trabalho  Acadêmico  apresentado  como  requisito

parcial  para  a   aprovação  na  disciplina  Metodologia

do  Trabalho  Científico  ministrado  pelo  professor  Dr.

Mateus  Vieira  Orio  no  Programa  de  Ensino  e

Aprendizagem  em  Rede   da  Universidade  Estadual

de Goiás.

JARAGUA

2021

Sumário

 1.INTRODUÇÃO4

    1.1 Problema6

    1.2 Hipótese------------------------------------------------------------------------------------------9

    2. OBJETIVOS9

 3. JUSTIFICATIBA10

    4. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS12

1 INTRODUÇÃO

Este projeto nos mostra  que o acesso a informacao cresce a cada dia  e nos Escritórios de Contabilidade a tecnologia chegou ,na forma de computadores, internet, e- mail, sites de diversos órgãos Federais, Estaduais e Municipais que prestam serviços através da internet, a comunicação tornou as distancias curtas ,  facilitando e ajudando nas rotinas contabeiss através da utilização de sistemas de informas (TI) , revolucionando a comunicacao  entre os escritorios com empresas,e tambem com orgaos publicos, facilitando assim a vida do contador tanto nos envios de informacoes quanto na obtencao delas, fazendo com que os escritorios de contabilidade vao em buscas de conhecimentos, para melhor atender seus clientes com seguranca e rapidez . Tem como objetivo geral identificar as mudanças ocorridas nos ambientes tecnológicos que afetaram a metodologia na forma de registrar os atos e fatos pela contabilidade brasileira.

A evolução tecnológica hoje dá ao contador o acesso fácil e rápido direto do seu escritório as páginas do órgão para onde precisa enviar os arquivos e baixa o programa que precisa a qualquer hora do dia ou da noite. E assim o trabalho do profissional contábil e executado com mais agilidade e confiança.

Partindo do princípio que a contabilidade tem como base a acumulação de informações que são utilizadas na tomada de decisões e que a tecnologia da informação fornece recursos para a otimização do processo de informar, pode- se dizer que a contabilidade não terá êxito em seus objetivos sem os recursos tecnológicos. (STRASSBURG, 2004).

Meira Neto; Abdon (2003), destaca que o profissional contábil está passando por um momento em que exige muita reflexão, pois com o avanço da tecnologia da informação aliada ao grande desenvolvimento das telecomunicações, muita coisa está mudando dentro das organizações, que lançam mão cada vez mais da tecnologia para auxiliar seus gestores nas tomadas de decisões e na elaboração de planos estratégicos. Dentro das organizações vem ocorrendo também na área contábil, onde alguns anos atrás as grandes empresas tinham enormes departamentos de contabilidade, para classificar, conciliar, datilografar ou digitar lançamentos, etc. e que hoje em dia já não se vê mais isto, pois todo este trabalho está “informatizado”.

Guerreiro (1989) destaca que é importante observar que nas ultimas décadas o mundo, e particularmente o Brasil viveu uma verdadeira revolução tecnológica da informática. Esta revolução criou condições técnicas e econômicas para a implementação das mais avançadas soluções em nível de processamento de dados. Entendemos que a contabilidade, tanto a nível teórico como pratico, tem se utilizado de uma forma muito pobre dos recursos disponíveis da informática para a concepção e implementação os seus sistemas de informação.

Segundo Gil (2000), nossa sociedade mundial, cada vez mais depende da tecnologia, necessita da qualidade do trabalho do ser humano, considerado por seu talento intelectual, para continuidade da caminhada com foco na melhoria dos negócios. É importante observar que estas mudanças trazidas pelo avanço tecnológico imprimem uma constante necessidade de atualização dos profissionais ligados à gestão das empresas, e muito especialmente os profissionais contábeis.

Os avanços tecnológicos têm alterado a forma de estudar, trabalhar e se comunicar, exercendo influência no dia- a-dia das pessoas. Há alguns anos, não havia a disponibilidade de tantas ferramentas tecnológicas que as pessoas pudessem fazer simplesmente utilizando um computador com acesso à Internet. A estrutura de sistemas de informações computadorizados na área administrativo-contábil-financeira e a abordagem consoante o nível a que se destina a informação e o ciclo administrativo são exploradas com intensidade (DIAS, 2002).

Com a evolução da tecnologia crescendo, o uso da internet e intranet tornam-se cada vez mais imprescindível para todas profissões e na contabilidade não seria diferente, essa nova tecnologia vem trazendo para área contábil um impacto positivo. Devido ao grande avanço tecnológico ocorrido nas grandes empresas a uma necessidade muito grande de informações úteis e tempestivas aos gestores, a Contabilidade vem se adaptando a esse novo ambiente, de forma a cumprir sua função como gestora de informações usada na tomada de decisões dentro das entidades. Com isso, tanto empresas e contadores buscam tornar-se as informações cada vez mais eficazes, dinâmicas, com transmissões e recebimentos de informações através de sistemas informatizados, internet , e mails,watsap....

A Tecnologia de informação teve um crescimento indispensável para a área Contábil, fazendo com que as informações cheguem a seus usuários de forma rápida e precisa, além de tempo que o profissional pode ganhar podendo estar mais próximo e acompanhar o desenvolvimento das empresas em que prestam serviços. ( STRASSBURG

  1. Problema

As mudanças que a contabilidade vem sofrendo são amplas e de âmbito geral, tendo o profissional contábil que estar preparado e em constante aprendizado para assim acompanhar e desenvolver de maneira simples e profissional essas etapas, podendo assim, auxiliar seus clientes e colaboradores para este grande desafio, que são desde mudanças da área, como exemplo as leis que mudam com grande frequência, como também as tecnológicas que foram impostas para a melhoria da comunicação entre empresa e governo, que usa a tecnologia da informação para ter acesso rápido e preciso das informações fornecidas pelas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com