TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Por:   •  25/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.586 Palavras (11 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

4 REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Em função das necessidades atuais a informação tornou-se essencial para os setores públicos e privados , visando atender um novo publico, teve que incorporar novas tecnologias. Cada vez mais as organizações utilizam sistemas de informação para auxiliar na tomada de decisões e no alcance dos objetivos propostos.

Em vista, avaliaremos alguns sistemas utilizados nas organizações para serem feitas comparações entre os exercícios, e demonstrando o crescimento, ou não delas e como influenciam suas ações sociais e ambientais.  Não se esquecendo da importância dos métodos quantitativos para o tão competitivo mercado.


  1. DESENVOLVIMENTO

A         Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) é uma empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que tem como finalidade promover, estimular, coordenar e executar atividades de pesquisa, com o objetivo de produzir conhecimentos e tecnologia para o desenvolvimento agrícola do País além de dar apoio técnico e administrativo a órgãos do Poder Executivo, com atribuições de formulação, orientação e coordenação das políticas de ciência e tecnologia no setor agrícola.

Sendo assim, percebe-se que no decorrer do ano de 2010 para 2011 houve um decréscimo no valor pago para os itens de gestão da política Agropecuária, Pesquisa e Desenvolvimento tanto para a Competitividade e Sustentabilidade do agronegócio como para Os itens que se referem a Agropecuário         e Agroindustrial para a Inserção Social, assim também como uma redução de 2010 para 2011 nos valores pagos para Desenvolvimento de Agroenergia e Conservação e Manejo e uso sustentável de Agrobiodiversidade.

Ao longo dos anos de 2010 a 2013 nota-se um decréscimo considerável no item de os especiais - Cumprimento de setores judiciais, porém todos alcançaram entre 81% e 90% a meta estabelecida de para seu respectivo ano. No ano de 2014 observou-se um crescimento razoável nos valores pagos dessa conta, alcançando assim a meta de 87,92% com relação ao valor previsto para aquele ano.

Na conta de operações especiais – Serviço de Dívida Externa obteve-se um relevante crescimento ao longo doas anos de 2010 a 2012, destacando os anos de 2011 2 2012 onde foram alcançados 100% dos valores previstos com o orçamento do seu respectivo ano.

No que se refere à inovação para a agropecuária, anos percebe-se uma instabilidade ao longo doa anos. No ano de 2014 foi atingida com mais de 50% a meta estabelecida com relação ao valor orçado. No ano de 2012 E 2013 não foi alcançado nem 50% do valor para o respectivo ano.

No entanto, as contas de Programa de gestão e Manutenção do Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento obtiveram um crescimento significativo durante 2012 a 2014. Destaca-se que em todos esses anos foram alcançados 100% do valor em orçamento.

Segundo o balanço apresentado pela Embrapa nos anos de 2010 a 2014, percebeu-se um decréscimo nos itens de pesquisa e desenvolvimento tanto para a sustentabilidade do agronegócio como para a o item de pesquisa e desenvolvimento agropecuário e agroindústria para a inserção social. Com a queda nos valores pagos notou-se também que foi atingido em até 50% da meta com relação ao valor estabelecido no orçamento do seu respectivo ano, dessa forma a empresa poderia ter investido mais nesse ponto.

Outro ponto relevante para se destacar e o desenvolvimento de agroenergia, onde o Brasil é referencia, percebeu-se uma queda relevante de um ano apara outro. A meta estabelecida no ano também não foi alcançada, sendo que em 2010 foi de 64% aproximadamente e 2011 apenas de 24,57% com relação ao valor orçado. A empresa poderia ter investido mais nesse ponto visto que programas com etanol e biodiesel atraem a atenção do mundo, pois oferta alternativa ecológica e econômica já que substitui a dos combustíveis fosseis.

Os sistemas de informação podem ser entendidos como o conjunto de partes que interagem entre si integrando-se para armazenar dados e gerar informações para contribuir nas decisões. Quando utilizam a tecnologia da informação, é o conjunto de software, hardware, recursos humanos e respectivos procedimentos que antecedem e sucedem o software. (ALTER, 1996; STAIR, 1998; REZENDE, 1999).

Atualmente os Sistemas de Informação Operacionais (SIO) comtemplam o processamento de operações e transações rotineiras quotidianas, incluindo seus respectivos procedimentos. Controlam os dados detalhados das operações das funções organizacionais imprescindíveis ao funcionamento harmônico das cidades, prefeituras e organizações (privadas ou públicas), auxiliando a tomada de decisão do corpo técnico ou operacional das unidades departamentais. Como exemplos: planejamento e controle de produção, faturamento, estoque, código de material, folha de pagamento, contabilidade fiscal etc.

Os sistemas de informação podem ser entendidos como o conjunto de partes que interagem entre si integrando-se para armazenar dados e gerar informações para contribuir nas decisões. Quando utilizam a tecnologia da informação, é o conjunto de software, hardware, recursos humanos e respectivos procedimentos que antecedem e sucedem o software. (ALTER, 1996; STAIR, 1998; REZENDE, 1999).

Atualmente os Sistemas de Informação Operacionais(SIO) comtemplam o processamento de operações e transações rotineiras quotidianas, incluindo seus respectivos procedimentos. Controlam os dados detalhados das operações das funções organizacionais imprescindíveis ao funcionamento harmônico das cidades, prefeituras e organizações (privadas ou públicas), auxiliando a tomada de decisão do corpo técnico ou operacional das unidades departamentais. Como exemplos: planejamento e controle de produção, faturamento, estoque, código de material, folha de pagamento, contabilidade fiscal etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com